Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Turistas  / Ciclofaixa opera no terceiro domingo, sem incidentes

Turistas

ver todas
Ciclofaixa opera no terceiro domingo, sem incidentes

Distância, calor de mais de 30 graus e sol escaldante, deixar a balada do sábado para acordar cedo e pedalar, deixar a preguiça de lado e se movimentar – nenhuma dessas barreiras impediu o público de lotar, pelo terceiro domingo consecutivo, a Ciclofaixa Campinas – Cidadania em Movimento. Também nesta terceira edição, um clima de tranqüilidade, alegria e sem nenhum incidente marcou toda a operação.

E, por incrível que pareça, mesmo depois de três domingos em operação, a ciclofaixa continua sendo uma boa novidade para muita gente, que vem descobrindo o novo trajeto.

Desde o início da manhã, gente de todos os cantos da cidade: Vila União, Aurélia, Jardim Garcia, Sousas, Cambuí e do próprio Centro, tomavam a Avenida Francisco Glicério e, principalmente, o trecho da Avenida José de Souza Campos, mais conhecida como Norte-Sul.
Um dos grupos mais animados chegou da Vila União, por volta das 8h. Eram cerca de dez jovens. Entre eles, os amigos Wesley Vieira da Silva, Guilherme Galhardo e Paulo Ricardo Mazzante.

Wesley Silva faria o percurso pela primeira vez. “Sempre pedalamos juntos no bairro e quando soubemos da ciclofaixa decidimos nos reunir”.
Galhardo já tinha testado a ciclofaixa na inauguração, no dia 23 de janeiro, gostou e voltou. Já Mazzante conta que chegou ao marco zero da ciclofaixa cansado. “Foi um longo caminho até o Centro – mais de 10 km, mas estou bastante animado”.

Andrey Santos, outro colega que juntou-se ao grupo, também disse que para ele a ciclofaixa era uma novidade. “Fiquei sabendo pelo jornal; e, é a primeira vez que vim pedalar aqui”.

Espaço democrático

Além de muitos amigos, a Ciclofaixa tem reunindo famílias. Maria Ismênia Thomaz, 52, testou o trajeto no domingo anterior e, neste domingo, dia 6, decidiu levar a filha Vitória Thomaz Dell Pozzo, 14. “Moramos no Centro e antes só tínhamos como opções o Taquaral e a Unicamp, mas era preciso ir de carro. Agora, saímos pedalando de casa e já estamos na ciclofaixa”, conta a mãe. Já a filha complementa: “também encontramos muitos amigos e fazemos novos colegas neste espaço”.

Os irmãos Kaike Vianna , 16, e Rodrigo Viana, 13, moradores do Cambuí, foram conhecer a ciclofaixa neste domingo. “Acordamos cedo e já estamos voltando do Taquaral. Pedalamos mais de 50 minutos”, contaram.

A designer gráfica, Rhelga J. W. Carvalho, trocou a balada pela ciclofaixa. “Sempre tenho preguiça de acordar cedo, mas hoje decidi fazer minha estreia. Não fui à balada para curtir esse espaço. Fiquei sabendo do projeto pelos amigos da EMDEC”, contou.

Na Norte Sul, sob o Viaduto Laurão, o posto de informações da EMDEC virou espaço de descanso para quem se preparava para subir a Avenida Dr. Moraes Salles.

Arthur Longhin, 14, morador de Sousas; e um grupo de cinco amigos, aproveitou o espaço para retomar o fôlego. “Estou fazendo o trajeto pela primeira vez e fui trazido pelos meus amigos. Já andava de bike para ir à escola e agora vou usar essa ciclofaixa. Até gostaria que esticassem o trajeto”, reivindicou.

Operação assistida continua
Ao longo de todo o trajeto, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) manteve, neste domingo, 68 agentes de trânsito para orientações e monitoramento. Já o trabalho educativo, foi realizado em duas tendas no cruzamento da Av. Francisco Glicério x Av. Dr. Moraes Salles e na Av. José de Souza Campos, embaixo do Viaduto Laurão.

Um dos destaques deste domingo, dia 6, foi a redução dos furtos de cones.
No primeiro dia de operação da Ciclofaixa foram furtados 115 cones; e neste domingo, esse número caiu para 24 unidades. Já o número de cones danificados subiu para 69, neste domingo; contra 45 no primeiro dia da ciclofaixa.

Segundo a EMDEC, entre os danificados, cerca de 50% podem ser recuperados.
 

EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia