Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Turistas  / Aluguel de bikes será testado em seis áreas

Notícias para Turistas

ver todas
Aluguel de bikes será testado em seis áreas

A população de Campinas vai contar com um sistema de aluguel de bicicletas como opção de transporte sustentável e Mobilidade Urbana. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) abriu o credenciamento de empresas interessadas em custear toda a operação e fornecer as bicicletas. O edital foi publicado em Diário Oficial na quarta-feira, dia 15 de agosto.

O secretário de Transportes e presidente da Emdec, André Aranha Ribeiro, disse que o uso da bicicleta como meio de transporte integra o plano de Mobilidade Urbana, que prevê também a criação de vias cicláveis. “A intenção é permitir que as pessoas deixem com maior freqüência os veículos nas garagens e adotem a bicicleta como meio de transporte”, afirmou.

O sistema de locação deverá funcionar de forma experimental, por seis meses, a partir de 22 de setembro. “O aluguel de bicicletas é um projeto inédito na cidade e, por isso, há necessidade deste período experimental para testar a viabilidade econômica antes da Administração fazer a concessão do serviço”, afirmou. Segundo o secretário, é preciso ter parâmetros para, posteriormente, poder implantar em definitivo.

A proposta é de inaugurar o sistema em seis áreas: Barão Geraldo, Amarais, Sousas, Taquaral, Terminal Central e Aparecidinha. Estas áreas foram selecionadas em função de já existir deslocamentos significativos de ciclistas.

Ribeiro lembrou que os deslocamentos de bikes deverão ser feitos por vias locais, sem ciclovias, porém com indicações de rota. Futuramente, as ciclovias e as ciclofaixas a serem implantadas no Plano Cicloviário deverão contar com este tipo de serviço de aluguel de bikes.

A empresa interessada deverá instalar, no mínimo, três estações de aluguel para cada área escolhida com pelo menos dez bicicletas em cada estação. Estima-se que o sistema ofereça aproximadamente 180 bikes.

O plano prevê a liberação das bikes de forma eletrônica no momento da locação. A pessoa que pretende fazer a locação deverá utilizar um aplicativo a ser instalado no telefone celular do usuário, ou pela internet.
O tempo mínimo de empréstimo, sem cobrança adicional, não poderá ser inferior a 30 minutos. O valor que os usuários pagarão para alugar a bicicleta não foi ainda definido. O secretário, entretanto, explicou que o valor acessível à população para a locação será um dos critérios de escolha da empresa prestadora do serviço.

Em São Paulo, onde o sistema começa a ser testado, o usuário deve preencher um cadastro no site do sistema e fazer um depósito de R$ 10,00. Para destravar a bicicleta na estação, a pessoa que fez a locação precisará ligar do telefone celular para a Central ou solicitar pelo aplicativo de smartphones.

No sistema de São Paulo, a bike poderá ser usada por 30 minutos ininterruptos. Após este tempo, o ciclista deverá estacionar o equipamento por 15 minutos em qualquer estação. Se a pessoa for utilizar a bicicleta sem a pausa, serão cobrados R$ 5,00 por cada 30 minutos subsequentes.

O aluguel de bicicletas é utilizado em municípios da Europa, como Barcelona e Londres, e já está sendo aplicado em cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Indaiatuba, Sorocaba, Florianópolis, Porto Alegre e João Pessoa.

INSCRIÇÕES
As inscrições e os documentos para o credenciamento serão recebidos na Gerência de Licitações e Contratos da EMDEC, situada na Rua Dr. Salles Oliveira, 1028, Vila Industrial, no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30  de 15 a 24 de agosto. O prazo máximo para entrega da documentação se encerrará às 10h do dia 24 de agosto, quando se dará a abertura dos envelopes para análise da documentação.

GILSON REI



EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia