Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Turistas  / Praça é espaço para festas e lazer na cidade

Notícias para Turistas

ver todas
Praça é espaço para festas e lazer na cidade

Segundo o Dicionário Michaelis, arauto pode ser definido como: 1. Correio, mensageiro, portador. 2. O que, nas cortes modernas, anunciava os casamentos e a aclamação dos reis. 3. O encarregado de anunciar, com pormenores, nas vilas e povoados, a realização de uma carreira de cavalos.

É com esse significado que a denominação da Praça Arautos da Paz foi escolhida. Inicialmente construída para o 14° Congresso Eucarístico Nacional, evento da Igreja Católica, o espaço se constitui, hoje, em uma das maiores áreas para o lazer da população campineira.

Com 65 mil m², a Arautos dispõe de uma grande área gramada, um palco coberto, uma passarela de acesso ao placo, dois conjuntos de sanitários públicos, cabine para comando de luz e som, uma pequena área comercial e uma rampa de skate.

Assim, além de dar um novo traçado urbanístico à região, a praça passou a ser uma boa opção para a realização de espetáculos, circos e festas da cidade, principalmente pela sua localização e pelo espaço disponível para a presença de grandes públicos.

Com capacidade para 80 mil pessoas, a Arautos da Paz já recebeu eventos como as tradicionais festas juninas (Festa do Nhô Tonico), as comemorações natalinas da prefeitura (Festa Magia do Natal), missas e shows - um exemplo recente foi a apresentação da dupla Chitãozinho e Xororó, com público estimado em 30 mil pessoas.

O projeto arquitetônico
Localizada ao lado da Lagoa do Taquaral, a Praça foi construída, em 2001, em um grande terreno, até então, não urbanizado do bairro.

Para isso, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em 1999, organizou um concurso entre os professores da instituição com o objetivo de criar o projeto arquitetônico do local.

Após a análise dos trabalhos recebidos, os professores, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Joaquim Caetano de Lima Filho, Izaak Vaidengorn e José Roberto Merlin foram os vencedores.

Assim como o projeto arquitetônico, o paisagismo da área também foi trabalhado de maneira simples e de fácil manutenção, basicamente com grama e árvores.

Ao seu redor, foram plantadas cerca de 700 espécies nativas da região como o jacarandá, ypê, córdia, jatobá e cabreúva e a área central, por sua vez, ficou livre para os eventos.

Oficialmente, a Praça Arautos da Paz foi inaugurada pela Prefeitura Municipal de Campinas, em 2004, com um Ato Ecumênico pela Paz

A região e o trânsito
Com a construção da Praça Arautos da Paz, o sistema viário da região passou por melhorias e intervenções, que incluíam obras viárias, de drenagem, de pavimentação, de iluminação, de paisagismo etc.

Entre as obras viárias, foi realizada a interdição definitiva da Avenida Alfredo Maia Bonato, que fazia a ligação da Avenida Heitor Penteado e da Rua Joana de Gusmão e as vias que contornam a Praça (Vital Brasil, Arlindo Carpino e Joana de Gusmão), ganharam pista adicional.

A colocação de postes diferenciados permitiu, ainda, uma iluminação específica para cada espaço da praça.

Os postes mais baixos ajudam na iluminação dos caminhos internos, com luzes suficientes para iluminar a área permitindo a circulação dos usuários.

Já os mais altos, com grande quantidade de luz, são direcionados para o palco, sendo utilizados em eventos. Há também a iluminação cênica, que prepara o ambiente para um cenário, uma luz básica para um show simples.

A Praça e a EMDEC
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) também soube aproveitar o espaço que a Praça Arautos da Paz oferece.

Em 2006, por exemplo, a EMDEC realizou a maior entrega de ônibus da cidade. Após a assinatura dos novos contratos com as concessionárias vencedoras da licitação, a Prefeitura entregou 118 veículos zero quilômetro à população. Um fato interessante é que, durante o evento, todos os ônibus ficaram estacionados no entorno da Praça.

Depois da cerimônia, três grandes carreatas percorreram algumas das principais ruas de Campinas para a apresentação dos veículos à população.


Fontes:
http://www.campinas.sp.gov.br
http://lagoataquaral.blogspot.com/
http://michaelis.uol.com.br/



EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia