Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Usuários Transporte Público  / Aplicativo que prevê chegada do ônibus no ponto já foi baixado 55 mil vezes

Notícias para Usuários Transporte Público

ver todas
Aplicativo que prevê chegada do ônibus no ponto já foi baixado 55 mil vezes

O aplicativo CittaMobi, utilizado para consultar o tempo estimado de chegada dos ônibus nos pontos de parada, já foi instalado 55.338 vezes por usuários localizados em Campinas nos primeiros 30 dias a partir do lançamento, entre 11 de agosto e 9 de setembro. Neste período, houve 384.828 acessos ao serviço pela população.

Denominado Busão na Hora pela Administração municipal, o CittaMobi lista todas as linhas que atendem no ponto onde o passageiro se encontra e daqui a quanto tempo elas passarão por lá. Clicando em cada ponto, aparecem as previsões de chegada dos ônibus. Ele localiza automaticamente as paradas mais próximas – pode-se até fazer um tour pelo Google Street View para ver sua localização exata. O aplicativo está disponível para download na Google Play (para smartphones e tablets com sistema operacional Android) e App Store (sistema operacional iOS).

Também é possível acompanhar as previsões de chegada no computador, antes de deixar a residência ou o trabalho, pelo endereço eletrônico www.cittamobi.com.br.

O Sistema Intercamp registra uma média de 634 mil passageiros (passagens pela catraca) por dia útil e 15,6 milhões de passageiros por mês. Transporta, diariamente, cerca de 232 mil usuários (indivíduos). Segundo o secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, “esses cidadãos conquistaram a possibilidade de programar melhor suas vidas” desde o lançamento do Busão na Hora.

Além de Campinas, o CittaMobi proporciona uma inovadora experiência de transporte em Salvador, Recife, Maceió, Santo André e Ribeirão Preto, entre outras cidades.

Como funciona
O CittaMobi acessa o banco de dados do Núcleo de Monitoramento de Transporte (NUMT), implantado na Emdec, que atualiza as posições dos ônibus da frota do Sistema InterCamp a cada 30 segundos. O objetivo dessa central é gerenciar o transporte coletivo municipal em tempo real, identificando problemas e passando orientações aos prestadores do serviço.

O núcleo recebe informações através do sistema AVL (Automatic Vehicle Location, Localização Automática de Veículos) instalado nos ônibus. O AVL engloba GPS (Sistema de Posicionamento Global), GPRS (comunicação via internet), o programa e a memória. Esses dados são acessados pelo CittaMobi para fornecer as previsões. “O índice de precisão das estimativas é de no mínimo 92%. Só não atinge 100% porque há áreas de sombra na comunicação via satélite, uma restrição do próprio sistema de telefonia”, explica Barreiro.

No NUMT, seis operadores e um supervisor visualizam o andamento do transporte. Ônibus que circulam normalmente são representados na cor verde; se estão chegando adiantados, ficam azuis; os atrasados ganham a cor vermelha. Quando a comunicação falha, tornam-se cinzas. Há, ainda, os laranjas, parados por acidente ou falha mecânica, por exemplo.

Diante de intercorrências, a Emdec aciona as seis empresas (Sistema Convencional) e três cooperativas (Sistema Alternativo) do Sistema InterCamp em suas respectivas centrais operacionais, para imediatas providências.

CittaMobi Acessibilidade
Na terça-feira, 8 de setembro, a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida lançou em Campinas o CittaMobi Acessibilidade, versão do aplicativo desenvolvida para usuários com deficiência visual. O usuário fica sabendo por onde está passando e é avisado sobre a chegada do ponto desejado. Esta versão foi denominada Busão na Hora Acessível.

As duas versões estão disponíveis na Google Play e App Store, buscando por “CittaMobi”. O usuário pode instalar o “CittaMobi” ou o “Acessibilidade - CittaMobi”.

O CittaMobi foi desenvolvido pela Cittati Tecnologia em Desenvolvimento de Soluções, de São Paulo. Já o responsável pelo desenvolvimento da versão acessível é Luiz Eduardo Porto Mariz, consultor da empresa.



EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia