22 de Outubro de 2018 - Campinas/SP
Página Principal  / Notícias para Usuários Transporte Público  / Prefeitura instala equipamentos de distribuição de camisinhas em terminais

Notícias para Usuários Transporte Público

ver todas
Prefeitura instala equipamentos de distribuição de camisinhas em terminais

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), colocou em funcionamento na tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro, nos principais terminais de ônibus da cidade, dispensers para fornecimento gratuito de camisinhas.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Faz parte da programação do “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, oficialmente realizado em 1º de dezembro. Como este ano a data caiu no domingo, o Programa de DST/Aids realizou o evento na última sexta-feira (29/11).

O secretário de Saúde, Carmino de Souza, e coordenadora do Programa DST/Aids, Cláudia Barros, autorizaram oficialmente a operação dos equipamentos instalados no Terminal Central. “A prevenção ainda é a melhor medida para evitar a contaminação pelo vírus HIV e o uso de camisinha é a melhor maneira de se fazer isso”, destacou o secretário.

Segundo Carmino, apesar do avanço no diagnóstico e tratamento, a Aids é uma doença fatal que mata aproximadamente 12 mil pessoas por ano no Brasil, a maioria jovens. “Um total de 750 mil pessoas no país fizeram o exame e sabem que estão contaminadas pelo vírus. Estima-se que cerca de 300 mil indivíduos têm o HIV e não sabem por não ter feito o teste”, observou o secretário.

A coordenadora do programa, Cláudia Barros, disse que a ampliação nas ações preventivas é fundamental para evitar que os casos de Aids aumentem em Campinas. Existe na cidade um total de 6.768 casos notificados de pessoas contaminadas com o HIV.

Terminais
Além do Central, foram instalados dispensers, nos banheiros masculino e feminino, dos Terminais de Ônibus do Distrito de Barão Geraldo, Ouro Verde, Campo Grande e da Vila Padre Anchieta.

Os equipamentos, de plástico transparente, foram colocados em locais reservados nos banheiros para que as pessoas não se sintam constrangidas na hora de retirar o preservativo.

 



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia