Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Usuários Transporte Público  / EMDEC define operação especial de trânsito e transporte para os dias de folia

Notícias para Usuários Transporte Público

ver todas
EMDEC define operação especial de trânsito e transporte para os dias de folia

Visando ampliar o acesso, comodidade e segurança dos foliões que irão aproveitar as duas noites da programação do "Carnaval Novo Tempo - Campinas 2013" (segunda-feira, dia 11 de fevereiro, e terça, 12), na Avenida Ruy de Almeida Barbosa, na Vila Industrial, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) preparou uma grande operação de trânsito e transporte. As ações visam garantir orientações e informações aos munícipes sobre pontos de interdições, monitoramento viário e locais para embarque e desembarque no sistema de transporte público coletivo.

A operação irá envolver, diretamente, cerca de 100 colaboradores da EMDEC, entre agentes da Mobilidade Urbana, técnicos semafóricos e operadores da Central de Controle Operacional (CCO), por noite de folia.

Os dois sentidos (Centro x bairro; e bairro x Centro) da Avenida Ruy de Almeida Barbosa, no trecho entre o Complexo Viário Joá Penteado e a Rua General Lauro Sodré, terão bloqueios parciais e totais para a realização dos desfiles. Nos dois dias de folia na avenida, os desfiles serão realizados entre 19h e 3h. Mas os bloqueios começam a partir das 17h.

Para o público que vai aproveitar as noites de Carnaval na avenida, o acesso poderá ser feito por quatro portais:

- Portal 1: Complexo Viário Joá Penteado x Avenida Andrade Neves, para quem chega da Região Central.

- Portal 2: Avenida Prefeito Faria Lima x Avenida Ruy de Almeida Barbosa, para vem da Região da Avenida das Amoreiras.

- Portal 3: Rua General Lauro Sodré x Avenida Ruy de Almeida Barbosa, para que vem da Vila Teixeira.

- Portal 4: Avenida Nestor Castanheira x Avenida Ruy de Almeida Barbosa, para quem vem da região da Avenida João Jorge.



Bolsões de estacionamento
Na área de realização do Carnaval 2013 foram definidos três bolsões de estacionamento, que deverão atender a demanda do público de todas as regiões da cidade. O estacionamento será a 45º e todas as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) devem ser observadas.

Ao longo da Avenida Magalhães Teixeira, num trecho de cerca de dois quilômetros, foram delimitados espaços, com capacidade para receber cerca de 700 veículos.

As motos terão espaço reservado em bolsão de estacionamento criado na Avenida Prefeito Faria Lima, na aproximação com a Avenida Prefeito Magalhães Teixeira.

O estacionamento dos veículos de pessoas credenciadas ou com crachás do evento será no Departamento de Transportes Internos (DETI), com entrada somente pela Avenida Prefeito Faria Lima.

Vagas especiais
Também foram criadas vagas especiais de estacionamento para deficientes e idosos. As pessoas com deficiência terão espaço reservado em trecho da Avenida Nestor Castanheira, na aproximação do cruzamento com a Rua Prudente de Moraes.

Já os idosos poderão utilizar a área na Avenida Prefeito Faria Lima, na aproximação do cruzamento com a Avenida das Amoreiras.

Estacionamento irregular
Os motoristas devem ficar atentos para o respeito às regras de trânsito, em todo o entorno do sambódromo. A EMDEC orienta que não ocorra parada em frente às garagens, sobre as calçadas, em locais com guia rebaixada ou que tenham sinalização proibindo o estacionamento.

Estacionar em local proibido é considerado infração média, com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e aplicação de multa de R$ 85,13.

Nos espaços públicos não haverá a cobrança e nem a guarda do veículo, que será de responsabilidade do proprietário.

Serviço de Táxi
Durante o Carnaval, a EMDEC manterá um ponto de táxi nas proximidades do desfile, ao lado do DETI, na Avenida Prefeito Faria Lima. Haverá cerca de 10 vagas disponíveis para a operação dos táxis durante a madrugada.

Ônibus urbanos
Os ônibus urbanos, utilizados para o transporte público coletivo, ficarão estacionados na Rua Francisco Teodoro, no trecho entre a Avenida João Jorge e a Rua Antônio Manuel.

Carros alegóricos
Os carros alegóricos das escolas de samba terão acesso ao desfile pela Rua Nestor Castanheira. Já a área de dispersão das escolas será na Rua Pedro Salomão José Kassab.

Ônibus das escolas
Os ônibus com integrantes das escolas de samba deverão estacionar na alça de acesso da Avenida Magalhães Teixeira, para a Avenida Prefeito Faria Lima. Agentes da EMDEC estarão monitorando a chegada e a saída dos ônibus.

Desvios
Para aqueles que não forem aproveitar o Carnaval, a EMDEC divulga as opções de desvio, com o fechamento do Túnel Joá Penteado.

- Sentido Centro x bairro
Quem vem pela Avenida Lix da Cunha deverá seguir pela Rua Lidgerwood, Avenida dos Expedicionários, Viaduto Miguel Vicente Cury e Avenida João Jorge.

Já os motoristas que quiserem desviar da folia e estiverem subindo a Avenida Benjamin Constant ou a Avenida Senador Saraiva, a indicação é seguir pela Senador Saraiva, acessar o Viaduto Miguel Vicente Cury e seguir para o bairro de destino.

Outra opção de desvio será a Avenida Andrade Neves, Rua Dr. Mascarenhas, Pereira Lima e Dr. Salles Oliveira, para quem quer chegar à Avenida João Jorge e seguir ao bairro desejado.

- Sentido bairro x Centro
Para quem normalmente utiliza o Complexo Joá Penteado no sentido bairro x Centro, são quatro as alternativas de desvio:

Quem vem pela Avenida das Amoreiras, o trajeto a ser utilizado será a Avenida Prefeito Faria Lima, a Rua Monsenhor João Batista Martins Ladeira e Avenida Waldemar Paschoal, acessando o Centro.

Para quem está na Avenida Prestes Maia, deverá seguir pela Avenida João Jorge, Viaduto Miguel Vicente Cury, chegando ao Centro.

Para os motoristas com origem na Região do Parque Prado, a partir da Rua Celso Silveira Resende, a opção será a Avenida Prestes Maia; e, na sequência, Avenida João Jorge e Centro.

O motorista que estiver na Vila Industrial, com destino ao Centro, poderá usar a Rua Dr. Salles Oliveira e Avenida João Jorge; ou, ainda, a Rua Pereira Lima, no sentido da Rodoviária.

Transporte público
Procurando garantir o acesso aos desfiles de Carnaval na Avenida Ruy de Almeida Barbosa e a volta dos foliões para casa, o transporte público coletivo terá operação especial, nos dias 11 e 12 de fevereiro (segunda e terça-feira) e na madrugada de quarta-feira de Cinzas.

Além das oito linhas do serviço Corujão (1.79, 1.99, 2.89, 2.99, 3.09, 3.39, 3.99 e 4.89) também haverá operação de outras 14 linhas especiais (1.17, 1.33, 1.53, 1.63, 2.13, 2.29, 2.52, 2.61, 2.73, 3.17, 3.49, 3.62, 3.67 e 4.34).

As oito linhas do Corujão (1.79, 1.99, 2.89, 2.99, 3.09, 3.39, 3.99 e 4.89) terão saída do Terminal Central. Outro ponto de embarque próximo à região do desfile é no Hospital Mário Gatti.

Já as linhas 2.52, 2.61, 2.73, 3.49, 3.62 e 3.67 terão embarque no Terminal dos Expedicionários.

A linha 2.29, que atende ao eixo da Avenida John Boyd Dunlop, terá ponto de embarque na Rua Dr. Salles Oliveira.

As linhas 1.17 e 4.34, que atendem ao eixo da Rodovia Santos Dumont, terão embarque na Avenida Prestes Maia.

Já as linhas 1.33, 1.53, 1.63, 2.13 e 3.17, que atendem ao eixo da Avenida das Amoreiras, terão ponto de embarque na Avenida das Amoreiras, na altura do Hospital Mário Gatti.


 



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia