Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Usuários Transporte Público  / Greve de ônibus entra no segundo dia com menos de 6% da frota em circulação

Notícias para Usuários Transporte Público

ver todas
Greve de ônibus entra no segundo dia com menos de 6% da frota em circulação

A greve de motoristas e cobradores que atuam nas empresas do Sistema InterCamp (VB, Itajaí, Campibus, Padova e Onicamp) entra nesta quinta-feira, dia 17 de maio, no segundo dia. Apenas 55 veículos, de um total de 928, saíram das garagens. Isto representa 5,93% da frota. Determinação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT – Campinas) estipulou que 70% da frota deveria estar nas ruas em horários de pico; e 50% nos horários de entrepico. A multa pelo descumprimento da determinação é de R$ 20 mil.

Já o sistema complementar de transporte urbano (veículos das cooperativas) continua funcionando com efetivo completo. Todos os 241 miniônibus e midiônibus, com capacidade para transportar entre 38 e 48 pessoas, estão nas ruas.

Novamente, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) colocou em operação o Plano de Ação Especial em Situação de Emergência (PAESE). A EMDEC remanejou 40 veículos das cooperativas para atender as principais linhas afetadas pela paralisação das concessionárias. Além disso, dois veículos do Corujão, que circulam na madrugada, continuam operando nesta manhã.

A EMDEC também liberou o tráfego de veículos particulares nos corredores de ônibus, como forma de garantir maior fluidez no trânsito.

Outro serviço que está com 100% da frota nas ruas é o Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI-Serviço), que atende deficientes e pessoas com restrição de mobilidade severa; e é composto por 25 vans e dois ônibus.

Vandalismo
Durante a madrugada, três ônibus da empresa Onicamp, que atende a Área 4 (Azul Escuro) do município foram apedrejados. Dois veículos são da linha 4.13 – Jardim São José (inclusivo); e uma da linha 4.22 – Jardim Nova América (inclusivo).

As ocorrências foram nas regiões do SESI da Rodovia Santos Dumont, São José e San Diego.

Terminais urbanos
Nesta manhã, cinco dos 11 terminais urbanos de Campinas estão em operação. São eles: Central, Itajaí, Mercado, Shopping Dom Pedro e Shopping Iguatemi.

Audiência de conciliação
No fim da tarde de quarta-feira, dia 16 de maio, o desembargador e vice-presidente judicial do TRT da 15ª Região, Lorival Ferreira dos Santos, recebeu para uma reunião o vice-prefeito de Campinas, Francisco Soares de Souza; o secretário de Transportes, André Aranha Ribeiro; e uma comissão da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Francisco Sellin (PMDB), Leonice da Paz (PDT), Zé Carlos (PMDB) e Paulo Oya (PSC).

No encontro, o desembargador comunicou que o TRT antecipou para sexta-feira, dia 18 de maio, às 16h, a audiência de conciliação entre trabalhadores e representantes das empresas operadoras do sistema de transporte da cidade. A audiência inicialmente estava prevista para segunda-feira, dia 21 de maio.

A audiência será realizada no 1º andar do prédio do TRT; e aberta para todos.

Ônibus em operação nesta quinta-feira (atualizado às 9h):
- VB1 (Área 1 - Azul Claro)  –  0 ônibus / 0% da Área 1.
- Itajaí / Campibus (Área 2 - Vermelha)  –  40 ônibus / 15,94% da Área 2 - 40% da frota da empresa Itajaí.
- Pádova / VB3 (Área 3 - Verde)  – 05 ônibus / 1,63% da Área 3 – 20,83% da frota da empresa Padova.
- Onicamp (Área 4 - Azul Escuro) – 10 ônibus / 13,16% - 13,16% da frota da empresa Onicamp.

* Total em operação: 55 veículos – 5,93% da frota operacional das empresas.

* Dados da frota operacional das empresas concessionárias:
- VB1 – 294 veículos
- Itajaí – 100 veículos
- Campibus – 151
- VB3 – 283 veículos
- Padova – 24 veículos
- Onicamp – 76 veículos

* Total: 928 veículos

* Dados da frota operacional das cooperativas:
- Altercamp – 96 veículos
- Cooperatas – 54 veículos
- Cotalcamp – 91 veículos

* Total: 241 veículos

* Frota operacional do Sistema InterCamp:
- Frota operacional das empresas concessionárias – 928 veículos
- Frota operacional das cooperativas – 241 veículos

* Total da frota operacional do Sistema InterCamp: 1.169 veículos

* Frota operacional do PAI – Serviço:
- 25 vans
- 02 ônibus

Dados do Sistema InterCamp
O Sistema interCamp é divido em quatro áreas de atuação. A Área 1 (Azul Claro) atende as regiões do Ouro Verde, Vila União e Corredor Amoreiras. A Área 2 (Vermelha), as regiões do Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop. A Área 3 ( Verde) atende Amarais, Barão Geraldo, Sousas, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e o Corredor Abolição. E a Área 4 (Azul Escuro) as regiões do Aeroporto de Viracopos, Nova Europa e Santos Dumont.

Campinas possui 11 terminais urbanos: Central, Ouro Verde, Barão Geraldo, Vila União, Mercado, Padre Anchieta, Campo Grande, Itajaí, Iguatemi, Dom Pedro e Vida Nova.

São 24 estações de transferência: Taquaral, Carlos Lourenço, Padre Anchieta, PUCC 2, Parque Prado, Campos Salles, DIC I, Parque Itajaí, Parque dos Eucaliptos, Campina Grande / São Luiz, João Jorge, Parque Industrial, Vila Georgina, Parque Vista Alegre, Adhemar de Barros, Sousas, Icaraí, Senador Saraiva, Moraes Salles, Dona Libânia, Irmã Serafina, Anchieta, Amarais e Expedicionários.

 



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia