Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Permissionários  / Jonas Donizette implanta o “Passe Lazer”

Notícias para Permissionários

ver todas
Jonas Donizette implanta o “Passe Lazer”

Compromisso assumido, compromisso cumprido. O prefeito Jonas Donizette implanta o Passe Lazer. O benefício consiste na redução no valor da tarifa de ônibus pela metade, inicialmente um domingo por mês. A medida vale a partir do dia 28 de abril.

Com isso, de R$ 3,30, o usuário do transporte irá pagar R$ 1,65 pela viagem, com o cartão do Bilhete Único Comum ou em dinheiro. Nos próximos quatro meses, o Passe Lazer terá validade todo último domingo de cada mês. Após esse período, a ideia é que o benefício seja gradualmente estendido. “É uma ação que favorece o cidadão, possibilitando que, com a utilização do transporte público, ele e a família tenham mais acesso ao lazer e atividades prazerosas, no dia de descanso”, afirma o prefeito.

Estudo realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) aponta que, nos dias úteis, em média, 240 mil pessoas utilizem o transporte público coletivo municipal. Esse volume representa 620 mil passagens pela catraca. Exclusivamente aos domingos, são 87 mil usuários, representando 170 mil passagens. Levantamento da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) indica a média de 28,8 mil usuários do Bilhete Único Comum aos domingos.

“Além de pagar a metade da tarifa, o usuário do Bilhete Único também tem garantida a integração de 2h. É um duplo benefício”, lembra o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Sérgio Benassi.

O Passe Lazer não vale para quem tem o Bilhete Único Escolar, que já possui 60% de desconto no valor da tarifa; e, também, para quem tem o Bilhete Único Vale-Transporte, por ser um benefício antecipado que a empresa empregadora presta ao funcionário, para seu deslocamento ao trabalho. Quem tem o cartão de Bilhete Único Idoso ou Gratuito, não paga a tarifa de ônibus.

Bilhete Único Comum
O Bilhete Único é um cartão individual, intransferível (não pode ser utilizado por outra pessoa) e inteligente, que armazena créditos em dinheiro para o pagamento de passagens de ônibus. Com o cartão, o usuário pode fazer integrações, ou seja, utilizar os veículos do InterCamp pagando somente uma tarifa, no período de 2h, todos os dias da semana.

O conceito adotado pelo Bilhete Único é o da integração temporal, sem restrição de uso no sistema, proporcionando economia. Além disso, o uso do cartão evita o pagamento da tarifa com dinheiro, aumentando a segurança dos usuários e operadores; e proporcionando maior agilidade operacional.

Para fazer o Bilhete Único Comum, a pessoa, munida de um documento com foto, pode ir aos postos administrados pela Transurc. A sede da empresa fica na Rua Onze de Agosto, 757, no Centro. Também há postos no Poupatempo Centro e nos terminais urbanos de Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Mercado, Metropolitano e Ouro Verde. O cartão fica pronto na hora, sem nenhum custo.

Sistema InterCamp
Atualmente, o Sistema InterCamp possui 1.247 ônibus. São 999 veículos de empresas concessionárias e 248 do serviço complementar (alternativo). Desse total de veículos, 582 são acessíveis, sendo 509 das empresas e 73 do complementar. Os veículos acessíveis representam 46,7% da frota.

A idade média do InterCamp é de 4,7 anos. O Sistema InterCamp registra, na catraca, a média de 620 mil passageiros por dia, volume que representa aproximadamente 240 mil usuários.

Mais informações
Para obter mais informações sobre o Bilhete Único, o usuário pode acessar o site da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), no endereço eletrônico www.emdec.com.br; e entrar na seção “Transporte”, “Bilhete Único”. Ou ligar no telefone (19) 3772-1517, da EMDEC.

Na Transurc, o atendimento é realizado das 8h às 18h. O site da Transurc é o www.transurc.com.br; e o telefone 0800 014 0204.

 



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia