Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Motoristas  / Região central ganha três estações do Viva Bike

Notícias para Motoristas

ver todas
Região central ganha três estações do Viva Bike

“Com essas três novas estações, já estamos criando uma rede. Agora, o usuário tem a opção de pegar uma bicicleta na Lagoa do Taquaral e seguir até a Avenida Orosimbo Maia ou o Viaduto Laurão, no Centro. Também há a opção de sair do Laurão em direção ao Proença, pela Princesa D’Oeste. Esses são os principais objetivos do projeto: interligar as estações do Viva Bike e fazer com que a bicicleta realmente seja utilizada como uma modalidade de transporte”.

Essa é a avaliação do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), André Aranha Ribeiro, após a entrada em operação de três novas estações do projeto Viva Bike Campinas. Nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, a cidade ganhou novos bicicletários: um no canteiro central do cruzamento entre as avenidas Orosimbo Maia e José de Souza Campos (Norte – Sul); outro no cruzamento das avenidas Moraes Salles com Princesa D’Oeste, bem embaixo do Viaduto São Paulo (Laurão); e o terceiro no canteiro central da Avenida Princesa D’Oeste, na altura do número 625, no Jardim Proença.

Essas três estações se somam às outras quatro, que já operavam no município: duas no entorno da Lagoa do Taquaral, sendo uma no Portão 1 (Bonde) e outra no Portão 7 (Ginásio), implantadas em 22 de setembro; e as outras duas, implantadas em 29 de setembro, no distrito de Barão Geraldo, sendo uma na Praça 31 de Dezembro, na Avenida Albino José de Oliveira, próxima ao Terminal Barão Geraldo, e a outra na Praça Henfil, perto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A assessora Eli de Lima, de 29 anos, passava pelo Viaduto Laurão no momento da implantação do novo bicicletário; e resolveu conhecer o serviço. “As bicicletas são fáceis de manejar e proporcionam um deslocamento saudável. Eu gostei e posso aderir ao projeto”.

Mais pontos
Até o fim de novembro, Campinas irá receber mais 11 estações do Viva Bike. Nos próximos dias, Sousas será contemplada com o projeto. Serão implantados dois bicicletários no distrito: um na Praça do Obelisco, próximo à Estação de Transferência; e o outro na Praça Beira Rio.

Neste primeiro momento, as estações do Viva Bike serão implantadas em seis regiões: Amarais, Aparecidinha, Barão Geraldo, Centro, Sousas e Taquaral. Cada uma das regiões terá três estações, com 10 bicicletas. No total, serão 18 estações e 180 bikes à disposição dos usuários.

Usuários e perfil
Em operação desde o dia 22 de setembro, o sistema de locação de bicicletas já registra três mil usuários cadastrados. Desse total, 54% são homens e 46% mulheres. Na faixa etária entre 55 e 64 anos, os homens representam 71% dos cadastros. As mulheres são maioria na faixa etária entre 16 e 24 anos, com 56% dos cadastros.

O cadastro é realizado, exclusivamente, pelo portal da empresa Brasil e Movimento (www.brasilemovimento.com.br), que é a responsável pela operação do serviço. A aquisição do cartão custa R$ 40,00; além de uma taxa de R$ 10,00, para o seguro contra acidentes.

Projeto
O Viva Bike Campinas inaugurou no país um inédito sistema de locação de bicicletas para serem utilizadas como meio de transporte público. O objetivo é criar uma rede de estações de bikes nos principais pontos da cidade, fazendo com que a bicicleta seja utilizada como modalidade de transporte para pequenos deslocamentos, que pode ser integrada ao transporte público coletivo.

A bike é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos. O uso da bicicleta contribui para a diminuição de veículos nas vias, além de ser uma prática saudável e prazerosa de deslocamento.

 



EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia