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Projeto Viva Bike Campinas chega ao Centro com três mil usuários cadastrados

Campinas está ganhando mais estações do projeto Viva Bike. Nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, três novos bicicletários entram em operação. Dessa vez, as estações estão localizadas na área central do município. Elas foram implantadas no canteiro central do cruzamento entre as avenidas Orosimbo Maia e José de Souza Campos (Norte – Sul); no cruzamento das avenidas Moraes Salles com Princesa D’Oeste, bem embaixo do Viaduto São Paulo (Laurão); e no canteiro central da Avenida Princesa D’Oeste, na altura do número 625, no Jardim Proença.

O município já soma sete estações do Viva Bike e três mil usuários cadastrados. O projeto inaugura no país um inédito sistema de locação de bicicletas para serem utilizadas como meio de transporte público. O objetivo é criar uma rede de estações de bikes nos principais pontos da cidade, fazendo com que a bicicleta seja utilizada como modalidade de transporte para pequenos deslocamentos, que pode ser integrada ao transporte público coletivo.

A bike é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos. O uso da bicicleta contribui para a diminuição de veículos nas vias. Na cidade, neste primeiro momento, serão seis áreas, com até três estações em cada uma.

Retrospectiva
O Viva Bike Campinas começou no dia 22 de setembro, com duas estações implantadas no entorno da Lagoa do Taquaral: uma no Portão 1 (Bonde); e outra no Portão 7 (Ginásio).

No dia 29 de setembro, foram inaugurados mais dois bicicletários, dessa vez no distrito de Barão Geraldo: um na Praça 31 de Dezembro, na Avenida Albino José de Oliveira, próxima ao Terminal Barão Geraldo; e outro na Praça Henfil, perto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Até o fim de novembro serão mais 11 estações. Os bicicletários do Viva Bike são alocados em seis áreas do município: Amarais, Aparecidinha, Barão Geraldo, Centro, Sousas e Taquaral. Cada uma das seis áreas recebe três estações, com 10 bicicletas. No total, serão 18 estações e 180 bikes à disposição dos usuários.

Cadastro
Para utilizar as bicicletas o usuário deve fazer um cadastro no portal da empresa Brasil e Movimento (www.brasilemovimento.com.br), que é a responsável pela operação do serviço. O usuário paga uma taxa de R$ 40,00 para a aquisição do cartão. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Também é cobrado o valor de R$ 10,00, para o seguro contra acidentes.

Os ciclistas devem fornecer as informações pessoais e preencher um termo de responsabilidade, aceitando as regras de locação e as condições do seguro obrigatório contra possíveis acidentes. Após o cadastro e efetivação do pagamento, o usuário receberá na residência, entre dois e dez dias, o cartão Viva Bike Campinas.

É o cartão que permite o aluguel das bikes. Para a retirada da bike, basta passar o cartão no local indicado no painel da estação, liberando a bicicleta para o uso por 30 minutos.

Dados para cadastro
Para o cadastro no site www.brasilemovimento.com.br, a pessoa deve ter RG, CPF e cartão de crédito (ou débito) em mãos.

As pessoas com idade entre 16 e 18 anos devem apresentar RG, CPF e cartão de crédito (ou débito) do pai, mãe ou responsável. Também devem enviar, via Correios, para a Brasil e Movimento, fotocópia da Certidão de Nascimento e autorização do responsável. O modelo da autorização está disponível no site da empresa (www.brasilemovimento.com.br). O endereço da empresa é Rua Hungria, 620, Jardim Europa, São Paulo (SP), CEP 01455-000.

Tempo de uso
A pessoa cadastrada tem o direito de alugar uma bike, quantas vezes precisar por dia, do seguinte modo: 30 minutos de uso; devolução; espera de 15 minutos; novo aluguel. Se o uso da bicicleta exceder os 30 minutos, será cobrada uma taxa adicional.

Todas as informações e dúvidas podem ser esclarecidas no site www.brasilemovimento.com.br; ou pelo telefone 0800 702 4170. Elas também estão disponíveis no site da EMDEC, no endereço eletrônico www.emdec.com.br.

Pedal Seguro
Todos os usuários que aderirem ao sistema de aluguel de bicicletas recebem noções básica de segurança. Chamado de Pedal Seguro, ele dá dicas importantes, como:
- Use sempre equipamentos de segurança: capacete, óculos, luvas, fitas refletivas em roupas claras.
- Ande na mão de direção, pare ao sinal vermelho, respeite a faixa de pedestre e não faça conversões proibidas.
- Não circule sobre as calçadas.
- Indique com os braços as intenções.
- Ande sempre à direita da via, próximo da guia.
- Porte documentos pessoais e telefone de contato.
- Quando estiver em grupo, circule em fila.
- Em caso de acidentes, acione o SAMU pelo 192; e não mova a vítima.
- Use filtro solar; hidrate-se antes, durante e depois da atividade física.

Plano Cicloviário
Atualmente, Campinas possui 24,2 km de ciclovias e ciclofaixas:
- Ciclofaixa de Lazer do Centro, com 9,1 km (a ciclofaixa funciona somente aos domingos e feriados, das 7h às 12h; e tem o espaço totalmente segregado por cones, além de pintura no solo e operação de agentes da Mobilidade Urbana);
- Lagoa do Taquaral, ciclofaixa com 5 km de extensão (a ciclofaixa da Lagoa do Taquaral integra a Ciclofaixa de Lazer do Centro, mas pode ser usada durante todos os dias da semana);
- Arautos da Paz, ciclovia com 1,2 km de extensão (também integra a Ciclofaixa de Lazer do Centro, mas pode ser usada todos os dias);
- Ciclovia do Kartódromo, com 1,3 km (funcionamento somente aos domingos e feriados, dentro do Kartódromo, das 7h às 13h);
- Ciclofaixa de Lazer do Ouro Verde, com 5,5 km (a ciclofaixa funciona somente aos domingos e feriados, das 7h às 12h; e tem o espaço totalmente segregado por cones, além de pintura no solo e operação de agentes da Mobilidade Urbana);
- Barão Geraldo, com 1,2 km de ciclovia e 2,7 km de ciclofaixa;
- Amarais, ciclofaixa com 2,7 km de extensão (ida e volta);
- Parque Linear Dom Pedro, ciclovia com 1,7 km de extensão (ida e volta).

Além disso, a EMDEC já identificou 150 km de rotas cicláveis (caminhos amigos ao uso da bicicleta), em todas as regiões do município. A proposta da EMDEC é criar uma rede de ciclovias e ciclofaixas, que será interligada ao serviço de transporte público coletivo municipal. Os trajetos irão atender equipamentos públicos importantes, como escolas, creches, centros de saúde e áreas de lazer (bosques, praças, teatros, entre outros).

 



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