Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Motoristas  / Mais de mil ciclistas participam da abertura da Semana Municipal de Trânsito de 2012

Notícias para Motoristas

ver todas
Mais de mil ciclistas participam da abertura da Semana Municipal de Trânsito de 2012

Domingo de sol forte, céu claro e aberto, com temperatura na casa dos 30ºC. Ingredientes perfeitos para um bom passeio de bicicleta pelas vias de Campinas, ao lado de familiares ou amigos. O Passeio Ciclístico deste dia 16 de setembro, realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), reuniu um público diversificado: crianças, jovens, adultos, idosos, grupos de bikes e cicloativistas. Todos num mesmo espaço de confraternização e celebrando a bicicleta como um meio de transporte sustentável e saudável.

O evento abriu as comemorações da Semana Municipal de Trânsito de 2012. Cerca de 1,1 mil pessoas prestigiaram o passeio, que teve saída e chegada na  Praça Arautos da Paz, ao lado da Lagoa do Taquaral, num percurso de 8 km.

Logo às 8h, início da concentração, a expectativa dos participantes já era intensa. O empresário Jair Lacerda, 40 anos, estava com a filha Maria Fernanda, 7, que participou pela primeira vez de um passeio ciclístico. Para Lacerda é “importante que eventos como esse ocorram com mais frequência, pois é estimulante, principalmente para as crianças e os jovens”.

André Gonçalves, 10, desde “pequenininho”, como diz, anda de bicicleta. Também é a primeira vez em passeio ciclístico, “É muito legal. Eu já uso minha bicicleta todos os dias. Vou na padaria, na farmácia, com ela. Não uso somente para passear”, declarou.

Para o secretário de Transportes e presidente da EMDEC, André Aranha Ribeiro, esse é “o ponto fundamental: discutir o uso da bicicleta como forma de pequenos deslocamentos”. Ciclista desde os 14 anos, o secretário já disputou competições amadoras de mountain bike. Representando o prefeito Pedro Serafim, ele afirmou que “precisamos pensar as cidades de forma mais humana, mais saudável. Esse passeio ciclístico é uma forma de conscientização, de demonstrar a importância do respeito no compartilhamento do espaço”.

Largada
O passeio começou por volta das 9h15, com o batalhão de ciclistas posicionados atrás do trio elétrico; e dos agentes da Mobilidade Urbana da EMDEC e da Guarda Municipal com bikes. Na retaguarda, equipes do SAMU 192 com motolâncias; carro oficina para pequenos reparos nas bicicletas; caminhão guincho para as bikes com problemas; e van de apoio para os cansados. Mas nenhum ciclista desistiu e precisou usar a van. Grupos organizados de ciclistas deram apoio operacional ao evento, ajudando os “menos experientes”.

Com velocidade média de 10 km/h, o passeio teve 1h15 de duração, passando pela Vital Brasil, Avenida Heitor Penteado, Júlio Prestes, José de Souza Campos (Via Norte-Sul) até a Rua Gustavo Ambrust (Pizza Hut), retornando, pelo mesmo trajeto, para a Arautos da Paz.

O engenheiro Edson Duarte, 41, fez o percurso com a filha Júlia, 10. “É muito legal. Um passeio bom e prazeroso. Passamos por algumas vias, que, normalmente, você não consegue andar de bicicleta, por conta do intenso tráfego de veículos. É bem relaxante, porque com a bike você vê detalhes da cidade que não observa na correria do dia a dia”.

Mais depoimentos
A cabeleireira Marinalva Santos Stefanim, 45, também aprovou. “Excelente oportunidade para ver pessoas diferentes e uma motivação a mais do que andar sozinho”.

O pequeno Josuel Naif, 3, ao lado do pai, também gostou: “foi muito legal”.

A administradora Yara Amaral de Oliveira, 35, foi acompanhada pela família: os filhos Bruno e Lucca, com 4 e 8 anos, respectivamente, e o marido Henrique, 37. “É um excelente incentivo para as crianças”.

O administrador de empresas Fabio Cardoso Fugazzoto, 46, aprovou. “É um evento bem organizado, muito bom”.

Sucesso
O Passeio Ciclístico foi um sucesso, sem qualquer incidente. “Não registramos nenhuma ocorrência. Houve respeito e compartilhamento civilizado de espaço entre motoristas, ciclistas e pedestres”, afirmou o Diretor de Operações da EMDEC, Edson Dias Gonçalves.

O passeio também teve o apoio da Sanasa, SAMU, Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Esportes e Lazer.

Mais atividades
A Semana de Trânsito segue até o dia 22 de setembro, próximo sábado, com diversas atividades. Confira a programação:

Dia 17 de setembro, segunda-feira: Movimento Ciclistas Vaga Viva, na Avenida Francisco Glicério, altura dos números 954, 962 e 964. Na ação, os ciclistas ocuparão, momentaneamente, as vagas de “Zona Azul”, simulando um jardim, com bancos, paraciclo e faixas. A intervenção pretende gerar reflexão sobre o modelo atual de transporte, centralizado no transporte individual. E busca resgatar valores como respeito no convívio e no compartilhamento das vias, humanizando o uso do espaço público.

Dia 18 de setembro, terça-feira: Premiação do Concurso Sedutran e do Festival ArteMOB, no Espaço Edding (Avenida Nossa Senhora de Fátima, 697, no Taquaral), das 8h às 12h.

Dia 19 de setembro, quarta-feira: Atividades voltadas para motociclistas, com check up de veículos, no Largo Rosário, das 10h às 16h.

Dia 20 de setembro, quinta-feira: Seminário Mobilidade Sustentável, no Auditório do SESI Amoreiras (Avenida das Amoreiras, 450, Parque Itália), das 13h às 17h30.

Dia 21 de setembro, sexta-feira: Distribuição de mudas de árvores para colaboradores da EMDEC, na sede da empresa (Rua Dr. Salles de Oliveira, 1028, Vila Industrial), a partir das 9h.

Dia 22 de setembro, sábado: Jornada “Na cidade sem meu carro” e lançamento do serviço de locação de bicicletas, no Portão Principal da Lagoa do Taquaral, às 9h.

Homenagem
A Semutran 2012 homenageia e leva o nome de Maria Gonzalez Alvarez, presidente do Conselho Municipal do Idoso, durante o biênio 2008/2009. Dona Maria, como era conhecida, faleceu durante o exercício do cargo. A denominação Semana Municipal de Trânsito “Maria Gonzalez Alvarez” foi sancionada e promulgada pelo Decreto nº 14.083, no dia 6 de junho de 2011. O Projeto de Lei foi proposto pelos vereadores Josias Lech e Jorge Schneider.

Nascida em São Paulo, em 29 de setembro de 1927, Maria escreveu muitos capítulos de sua história solidária em Campinas, onde chegou na década de 70. Costureira, comerciante, mãe de três filhos, faleceu aos 81 anos no dia 25 de abril de 2009.

Dona Maria foi uma das fundadoras do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Campinas; e integrou outros dois: Conselho Municipal do Orçamento Participativo e Conselho Municipal de Saúde.

 


Fotos



EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia