Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Motoristas  / EMDEC faz nova rodada de discussões com representantes de cargas

Notícias para Motoristas

ver todas
EMDEC faz nova rodada de discussões com representantes de cargas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) dá continuidade ao processo de elaboração de uma nova Resolução para a circulação de veículos pesados no Centro do município e realiza, nesta semana, mais cinco reuniões com segmentos da área de transporte de cargas. Estão previstos encontros com representantes de cegonheiros, distribuidores de gás, caçambeiros, engarrafadores e distribuidores de água, e distribuidores de refrigerantes.

Desde o final de novembro, representantes da EMDEC realizam reuniões com diversas categorias do setor, para a construção de uma proposta conjunta. Até o momento já foram realizados oito encontros, que envolveram representantes de montadoras de veículos pesados; do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (Sindicamp); e de empresas dos setores de combustíveis, mudanças e frigoríficos.

Com a nova Resolução, a EMDEC busca melhorar as condições de fluidez na cidade; minimizar os impactos negativos pela disputa de espaço entre automóveis, caminhões e veículos do transporte coletivo; ampliar a segurança viária; reduzir a quebra de caminhões, que diariamente se envolvem em 15% dos acidentes registrados na cidade; e reduzir a emissão de poluentes.

De acordo com o diretor de Operações da EMDEC, João Carlos Fagundes, “o Poder Público está levando em consideração as características das vias e dos veículos utilizados para a prestação de cada serviço, para definir uma política de circulação no Centro mais coerente, com horários e itinerários definidos. É uma forma de melhorar a fluidez e democratizar a utilização dos espaços”.

Fluxo
De acordo com levantamentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Campinas contava com cerca de 19 mil caminhões licenciados no final de 2009, o equivalente a 2,7% da frota do município.

Segundo estimativas da EMDEC, cerca de 10 mil veículos de cargas circulam, diariamente, pelo centro expandido do município.

A EMDEC definiu como proposta inicial o direcionamento e o estímulo para que caminhões de grande porte (acima de 14 metros) utilizem o anel rodoviário que contorna a cidade; e não trafeguem pelo sistema viário local sem necessidade. Os veículos de carga estarão proibidos de circular nas vias contidas dentro do anel rodoviário no período das 6h às 20h.

Além disso, nas vias contidas dentro do Anel da Integração Engenheiro Rebouças (composto pela Avenida Abelardo Pompeu do Amaral, Rua Barão de Monte Alegre, Rua Joaquim Vilac, Avenida Alberto Sarmento, Avenida Andrade Neves, Avenida Luís Smânio, Avenida Theodureto de Almeida Camargo, Avenida Dr. Heitor Penteado, Avenida Júlio Prestes, Avenida José de Souza Campos, Avenida Princesa D'Oeste, Avenida Ayrton Senna da Silva, Avenida Monte Castelo, Avenida Ângelo Simões e Marginal do Piçarrão) e, consequentemente, nas vias da região central da cidade, será permitida somente a circulação de Veículos Urbanos de Carga (VUC), com até 6,3 metros de comprimento, no período das 6h às 20h.

Esta medida não se aplicará aos veículos que prestam serviços considerados de utilidade pública, como os utilizados pela Sanasa, CPFL e Telefonica, por exemplo. Também estão previstas exceções para veículos frigoríficos, betoneiras e caminhões de mudança, que poderão circular no período das 9h às 16h, desde que possuam autorização emitida pela EMDEC.

A Resolução contendo as mudanças na circulação, carga e descarga de veículos pesados no município deverá ser publicada até o fim de dezembro; e as medidas devem entrar em vigor no primeiro trimestre de 2011.

 



EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia