“Uma ferramenta indutora do planejamento urbano”. Assim foi definido o Bilhete Único pelo secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi, durante a audiência pública que celebrou a implantação do sistema em São Paulo, Campinas e Guarulhos. A sessão foi promovida pela Frente Parlamentar de Implantação do Bilhete Único Metropolitano, nesta terça-feira, 7, na Assembleia Legislativa, em São Paulo, no Auditório Franco Montoro repleto, com aproximadamente 350 pessoas.
O evento foi motivo de comemoração e também de reflexão sobre os caminhos a serem tomados para implantação do Bilhete Único Metropolitano nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, além da necessidade de integração com outros modais de transporte, como trens, metrôs e sistema BRT.
Na realidade de Campinas, segundo Benassi, o Bilhete Único traz mais agilidade, segurança e economia para o usuário. Desde sua implantação, há sete anos, os usuários do Bilhete Único já economizaram quase R$ 500 milhões, que foram utilizados pelas famílias em outras necessidades. “A integração trouxe gente para o transporte público coletivo municipal, vantagens econômicas, de qualidade no serviço e de planejamento do espaço urbano”.
De acordo com o deputado estadual Gerson Bittencourt, organizador do evento, “por causa do Bilhete Único, as cidades passam a pensar em corredores de ônibus e constrói estações de transferências”.
Em Campinas, o Bilhete Único foi fortalecido logo no começo do governo Jonas Donizette, com a ampliação da Integração de 1 hora e meia para duas horas. Uma iniciativa que, por exemplo, beneficiou em média 23% dos 15,9 milhões de passageiros transportados em março deste ano. A Prefeitura também lançou o Passe Lazer, um domingo por mês, quando o usuário do Sistema Intercamp paga metade do valor da tarifa do Bilhete Único, ou seja, R$ 1,65.
Há estudos do governo estadual para a extensão da linha da CPTM de Jundiaí para Campinas e o BRT está em fase de projeto. Saiba mais sobre
Bilhete Único no site da Emdec.
Metropolização
Os secretários de transportes de São Paulo e Guarulhos, Jilmar Tatto e Atílio Pereira, também apresentaram os avanços do Bilhete Único não só na mobilidade urbana, mas também na economia dos usuários em suas cidades. Na Capital, onde os números são sempre astronômicos, nos nove anos de existência do Bilhete Único, Tatto afirma que os usuários já economizaram cerca de R$ 30 bilhões. Em 2012, foram realizadas na Capital 972 milhões de viagens com integração de ônibus a ônibus, fora as integrações com Metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Ambos os secretários se comprometeram no evento a estudar a integração entre as cidades, que foi um esforço da audiência pública.
Para o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense, as cidades esticaram sem planejamento e privilegiaram, equivocadamente, o transporte individual. “Agora é hora de virar este jogo. Hoje o transporte público financia o transporte individual, tendo em vista que 16% do valor da tarifa é consequência dos congestionamentos”, afirma, analisando a realidade de São Paulo.
BRT
Para o secretário de Transportes de Campinas, a conclusão da audiência é que o Bilhete Único é, principalmente, um fator de inclusão social e que a tendência dos governos municipais é privilegiar o transporte de massa. “Campinas está trabalhando intensamente para a implantação do Sistema BRT. Já temos aprovados dois corredores, Campo Grande e Ouro Verde, e devemos iniciar o processo de licitação até outubro deste ano”, destacou.
O Sistema BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus sobre pneus, em corredores exclusivos, que vai diminuir drasticamente o tempo de viagem e aumentar o conforto dos passageiros. Saiba mais:
http://www.emdec.com.br/brt/