Além da garantia de mais conforto, segurança e agilidade para os usuários do transporte coletivo, a entrega da Estação de Transferência Moraes Salles, feita na manhã desta quarta-feira, dia 2, marca mais uma iniciativa da Prefeitura de Campinas para a qualificação do trânsito na região central da cidade.
A lógica é simples: com o início de operação da Estação Moraes Salles, uma das três faixas de rolamento da pista interna da avenida de mesmo nome passa a ser exclusiva, assim como uma das três faixas da pista externa torna-se preferencial aos ônibus e miniônibus.
Desta forma, quatro faixas ficam exclusivas aos automóveis, uma exclusiva ao transporte e outra compartilhada. A expectativa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) é que, com essa medida, que já vale na Rua Irmã Serafina e na Avenida Anchieta, haverá melhor distribuição do fluxo de veículos, com redução significativa dos conflitos pelo mesmo espaço entre automóveis e veículos do transporte coletivo.
Até o final de janeiro de 2010, com o início de operação do Corredor Central, composto pela Avenida Dr. Moraes Salles, Rua Irmã Serafina, Avenida Anchieta, Avenida Orosimbo Maia e Avenida Senador Saraiva, a circulação em todo o sistema Rótula seguirá as mesmas regras estabelecidas para a Moraes Salles, com a priorização do transporte coletivo, que terá uma faixa exclusiva na pista interna e outra preferencial na pista externa das vias. "As estações do Corredor Central vão contribuir para a reorganização do trânsito no Centro da cidade, com clara priorização ao transporte público", disse o secretário municipal de Transportes, Gerson Luis Bittencourt.
À entrega da Estação Moraes Salles, somam-se outras ações da Prefeitura para qualificação do trânsito em Campinas, como a inauguração do Complexo Viário Joá Penteado, no último dia 28, e das estações Anchieta, feita em 13 de novembro, e Senador Saraiva, prevista para a próxima sexta, 4 de dezembro.
Também estão previstos para 2010 a conclusão da pista leste da Marginal do Piçarrão, o alargamento do viaduto da Avenida Prestes Maia e a implantação do Anel da Integração Engenheiro Rebouças.
Stephan Campineiro
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