O prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos; o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Gerson Luis Bittencourt; e representantes da Concessionária VB Transportes e Turismo inauguraram nesta quarta-feira, dia 2, a Estação de Transferência Moraes Salles.
A Moraes Salles beneficia mais de 24 mil usuários/dia de 28 linhas do sistema de transporte coletivo municipal, o InterCamp. O local recebeu investimentos em infraestrutura e projetos de iluminação e paisagístico.
O valor utilizado nas reformas foi de cerca de R$ 1 milhão, custeados pela Concessionária VB Transportes e Turismo - responsável pela Área 1 (azul claro); regiões Ouro Verde, Vila União e Corredor Amoreiras - como previsto no contrato de concessão. "Esta obra só é possível devido à legalização do transporte urbano na cidade (a partir de 2005), que saiu da informalidade.
Ações como esta melhoram e qualificam o transporte; requalificam o Centro; e evitam uma "apagão" no trânsito, nas próximas décadas", afirmou o prefeito Dr. Hélio. A Moraes Salles é a quarta Estação de Transferência inaugurada neste ano - já foram entregues à população as estações Expedicionários, Amarais e Anchieta.
Para a sexta-feira, também está prevista a entrega da Estação Senador Saraiva. E até o final de dezembro, as obras da Icaraí estarão concluídas. "Essas ações promovem a melhoria do transporte público, dotando a cidade de mais espaços de integração, com segurança, conforto, acessibilidade e adequação aos usuários", declarou o secretário Gerson Bittencourt.
Cidade mais bonita
O marceneiro Severino Gonçalves, 74, veio de Recife para Campinas em 1973. Passando pela Avenida Moraes Salles, ficou emocionado com as obras da Estação. "Campinas está ficando uma cidade mais bonita. Dá gosto de andar pelo Centro", revelou. A auxiliar de enfermagem aposentada Rosana de Souza, 60, também aprovou o novo local. "O trânsito está mais organizado e seguro; e fica mais fácil pegar os ônibus".
Estação Moraes Salles
A Avenida Moraes Salles é uma das principais vias do Centro de Campinas. Cortada pela Avenida Francisco Glicério, que concentra o coração financeiro da cidade, dá acesso à região norte do município (distritos de Sousas e Joaquim Egídio), e à Rodovia Dom Pedro I (shoppings Iguatemi, Galleria e Dom Pedro).
A Estação de Transferência Moraes Salles é mais uma obra que integra o complexo do Corredor Central, implementado pela Prefeitura. A Estação está instalada em frente à base da Guarda Municipal, no trecho entre a Rua José Paulino e Avenida Francisco Glicério (cortando a Rua Regente Feijó).
Construída com recursos da concessionária VB Transportes e Turismo, na ordem de R$ 1 milhão, a Estação conta com 12 abrigos com assentos, instalados no canteiro central. Os pontos de parada estão nas duas pistas (pista interna com entrada pela porta direita dos veículos; e pista externa com entrada pela porta esquerda). O pavimento da via foi recapeado e as plataformas elevadas.
Para segurança dos pedestres durante as travessias, foram instalados gradis de proteção ao longo da Estação. Câmeras da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) também monitoram o espaço 24 horas por dia. Nas plataformas foram instalados piso podotátil e rampas de acesso.
A comunicação visual foi reformulada e as sinalizações horizontal e vertical recuperadas e reforçadas, além da implantação de "yellow box". O projeto paisagístico incluiu a instalação de 16 "up light" - iluminação especial de baixo para cima - nos oito coqueiros plantados no canteiro central.
O local também ganhou reforço na iluminação, 13 lixeiras e nova comunicação visual. Também para garantir a segurança dos 24 mil usuários/dia, que acessam 28 linhas nesse espaço, os conjuntos semafóricos foram trocados por equipamentos a LED (Diodo Emissor de Luz, em inglês) - nesse sistema, cada foco é formado por um conjunto de microlâmpadas e, em caso de pane, a informação luminosa do equipamento é preservada. Os equipamentos também contam com temporizadores, que auxiliam os pedestres nas travessias.
Linhas na Moraes Salles Pista Interna
Ponto entre as ruas José Paulino e Regente Feijó (entrada pela porta direita): 2.12; 2.18; 2.29; 2.64; 5.01; e S5.36.
Ponto entre a Rua Regente Feijó e Avenida Francisco Glicério (entrada pela porta direita): 1.17; 1.21; 1.31; 1.35; 1.41; 1.42; 1.54; 1.61; 1.62; 1.90; 1.92; 4.05; 4.10; 4.13; 4.16; S5.15; e S5.40.
Pista Externa Ponto entre a Rua Regente Feijó e Avenida Francisco Glicério (entrada pela porta esquerda): 313.1; 3.16; 3.30; 3.33; e 3.51.
Corredor Central
O Corredor Central tem 8km de extensão: 4km de pista exclusiva para o transporte público (ônibus, miniônibus, táxis e escolares); e 4km de pista de uso compartilhado (transporte público e veículos particulares). Ele é formado pelas avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Rua Irmã Serafina.
O Corredor Central conta com três Estações de Transferência (Anchieta, Senador Saraiva e Moraes Salles) e também com mais seis pontos de parada - um na Rua Irmã Serafina, outro na Avenida Anchieta e quatro pontos na Avenida Orosimbo Maia (dois na pista externa, um na pista interna e um no canteiro central).
Aproximadamente 160 mil usuários do transporte público circulam pelo Corredor diariamente.
Márcio Souza
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|