Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Estação Senador Saraiva é novo marco na revitalização da região central

Notícias

ver todas
Estação Senador Saraiva é novo marco na revitalização da região central

O prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos; o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Gerson Luis Bittencourt; e representantes do Consórcio Concicamp, formado pela Expresso Campibus Ltda. e Itajaí Transporte Coletivo Ltda., inauguraram nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, a Estação de Transferência Senador Saraiva.

A Estação Senador Saraiva beneficia mais de 56 mil usuários/dia de 59 linhas do sistema de transporte coletivo municipal, o InterCamp, e representa uma marco no processo de revitalização da região central da cidade. Afinal, a Prefeitura firmou uma parceria com os comerciantes e permissionários estabelecidos na região e, junto com a Estação, a fachada das lojas foi revitalizada, calçadas foram reformadas e as bancas dos permissionários foram padronizadas, tornando o espaço muito mais bonito e agradável. "Esta estação é mais um instrumento de requalificação e melhoria para a região central.

Por isso, além de trazer beleza à região, conforto e segurança ao usuário do transporte coletivo, a Estação Senador Saraiva representa o respeito do Poder Público a todos que moram na região e utilizam o Centro comercial de Campinas para realizar suas compras", disse o prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos. "Esta é a maior e mais cara estação de transferência implantada até aqui e tem uma característica especial: a parceria entre a Prefeitura e o comércio, que teve papel preponderante em mais uma ação que contribui para este processo de melhoria do serviço de transporte, organização do trânsito e revitalização do Centro", completou o secretário municipal de Transportes, Gerson Luis Bittencourt.

A Senador Saraiva é a quinta estação de transferência construída em 2009 e a obra encerra os trabalhos para a implantação do Corredor Central - formado pelas estações Anchieta, Senador Saraiva e Moraes Salles; e também com mais seis pontos de parada (um na Rua Irmã Serafina, outro na Avenida Anchieta e quatro pontos na Avenida Orosimbo Maia). O local recebeu investimentos em infraestrutura e projetos de iluminação e paisagístico. O valor utilizado nas reformas foi de cerca de R$ 1,4 milhão, custeados pelo Consórcio Concicamp, como prevê o contrato de concessão.

Estação Senador Saraiva

A Estação de Transferência Senador Saraiva fica num ponto privilegiado de Campinas. Está muito próxima do tradicional Mercado Municipal; e da histórica Estação Cultura. É cortada pelo principal espaço de compras do centro da cidade, a Rua 13 de Maio. A via dá acesso à região sudoeste, a mais populosa do município (Ouro Verde, Campo Grande, Icaraí e Viracopos).

A Estação se estende ao longo do canteiro central da Avenida Senador Saraiva, num trecho de cerca de 500 metros, entre a Rua Barreto Leme e o Terminal Central (Rua Ferreira Penteado), cortando a Avenida Benjamin Constant, ruas Bernardino de Campos e General Osório, Avenida Campos Salles e ruas 13 de Maio e Costa Aguiar. O espaço tem pontos de parada nas duas pistas.

Melhorias

No local, foram implantados 16 abrigos duplos com assentos. O pavimento da via foi substituído por concreto armado (mais resistente e que não deforma com o tempo) e as plataformas foram elevadas para embarque e desembarque em nível.

Nas plataformas foram instalados piso podotátil e rampas de acesso. A comunicação visual foi reformulada e as sinalizações horizontais e verticais recuperadas e reforçadas, além da implantação de "yellow box".

O projeto paisagístico incluiu a instalação de 40 "up light" - iluminação especial de baixo para cima - nas 20 árvores que estão no canteiro central.

O entorno da Estação passou por um processo de revitalização, com a padronização das fachadas dos comércios e das bancas dos ambulantes que atuam na região.

O local também ganhou reforço na iluminação e novas lixeiras. Para segurança dos pedestres durante as travessias, foram instalados gradis de proteção ao longo da Estação e uma lombofaixa no cruzamento com a 13 de Maio.

Os conjuntos semafóricos foram trocados por equipamentos a LED (Diodo Emissor de Luz, em inglês) - nesse sistema, cada foco é formado por um conjunto de microlâmpadas e, em caso de pane de uma delas, a informação luminosa do equipamento é preservada. Os equipamentos também contam com temporizadores, que auxiliam os pedestres nas travessias.

Câmeras da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) também monitoram o espaço 24 horas, todos os dias. A Estação Senador foi construída com recursos do Consórcio Concicamp, formado pelas concessionárias Expresso Campibus Ltda. e Itajaí Transportes Coletivos Ltda. - área 2 (vermelha) responsável pelas regiões do Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop.

Linhas na Senador Pista Interna - embarque e desembarque pela porta direita

Ponto entre a Rua Barreto Leme e a Avenida Benjamin Constant: 1.17; 1.31; 1.35; 1.42; 1.61; 1.90; 1.92; 2.64; 4.10; 4.13; 5.01; S5.10; S5.15; S5.16; S5.19; S5.36; e S5.40. Ponto entre as ruas Bernardino de Campos e General Osório: 3.52; 3.53; 3.54; 3.56; 3.68; 3.69; 3.74; 3.75; 3.76; 3.80; 3.90; 3.91; 3.92.1; 3.95; e 3.97. Ponto 1 entre Avenida Campos Salles e a Rua 13 de Maio: 1.17; 1.35; 1.71; 1.73; 1.90; 1.92; 1.93; 2.49; 3.82; 4.05; 4.10; 4.12; 4.13; 4.16; 4.35; S5.19; S5.36; e S5.40. Ponto 2 entre Avenida Campos Salles e Rua 13 de Maio: 1.31; 1.40; 1.42; 1.61; 2.64; 3.71; 3.77; 5.01; S5.10; S5.15; e S5.16.

Pista Externa - embarque e desembarque pela porta esquerda

Ponto entre a Rua Barreto Leme e a Avenida Benjamin Constant: 1.21; 1.41; 1.54; 1.62; 2.11; 2.29; 3.13.1; 3.16; e 3.51. Ponto entre as ruas Bernardino de Campos e General Osório: 3.30; e 3.33. Ponto1 entre a Avenida Campos Salles e a Rua 13 de Maio: 2.11; 2.13; 2.29; 3.13.1; 3.16; e 3.51. Ponto 2 entre Avenida Campos Salles e a Rua 13 de Maio: 1.21; 1.32; 1.41; 1.54; 1.62; 3.17; e 3.48.

Corredor Central

O Corredor Central tem 8km de extensão: 4km de pista exclusiva para o transporte público (ônibus, miniônibus, táxis e escolares); e 4km de pista de uso compartilhado (transporte público e veículos particulares). Ele é formado pelas avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Rua Irmã Serafina.

O Corredor Central conta com três Estações de Transferência (Anchieta, Senador Saraiva e Moraes Salles) e também com mais seis pontos de parada - um na Rua Irmã Serafina, outro na Avenida Anchieta e quatro pontos na Avenida Orosimbo Maia (dois na pista externa, um na pista interna e um no canteiro central).

Em todo o Corredor, foram instalados 64 novos abrigos e também implantadas cerca de 150 rampas, que facilitarão o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, ampliando a acessibilidade.

Nos pontos de parada, as sinalizações horizontais e verticais foram reforçadas, garantindo a segurança dos pedestres durante as travessias. As câmeras de segurança da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) monitoram esses pontos. Toda a comunicação visual também foi reformulada.

Passageiros no Corredor Central

Pelo Corredor Central circulam, diariamente, cerca de 160 mil usuários do transporte coletivo - 56 mil na Estação Senador Saraiva; 24 mil na Estação Moraes Salles; 16 mil no ponto da Irmã Serafina; 24 mil na Estação Anchieta; e 40 mil distribuídos em mais 5 pontos do corredor (um na Avenida Anchieta e quatro na Avenida Orosimbo Maia; sendo 8 mil em cada ponto).

Márcio Souza e Stephan Campineiro

 

Última alteração em 10 de Fevereiro de 2010 às 12:06



Veja mais

 500 ciclistas pedalam pela paz no trânsito

 Emdec realiza operação especial de trânsito para partida entre Guarani e América (MG)

 Segunda edição da Corrida Lixo Zero acontece no entorno do Taquaral no domingo (19/5)

 Avenida Norte-Sul recebe blitz educativa para motociclistas na segunda (20/05)

 Emdec bloqueia rua Armando Sales Oliveira, no Taquaral, para festa de N.S. de Fátima

 Espetáculo infantil ensina sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito

 Campinas atualiza requisitos para a frota de veículos do serviço de táxi

 Avenida Orosimbo Maia terá bloqueio parcial por período de 15 dias, a partir de segunda (20/05)

 Rua Onze de Agosto terá trecho bloqueado no domingo, 19 de maio

 Campinas ganha laços e iluminação especial pelo Maio Amarelo

 Anote na agenda: domingo (19) tem Passeio Ciclístico do Maio Amarelo em Barão Geraldo

 Seis terminais urbanos coletam doações para o Rio Grande do Sul

 Emdec faz bloqueio entre Carlos Stevenson e Jesuíno Marcondes para a festa de Santa Rita

 Operações no RS: tecnologia da Prefeitura de Campinas vira referência

 Campinas ganha a Rota Cicloviária Florence II - Pirelli

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Santos

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua Herculano Couto

 Avenida Orosimbo Maia terá blitz educativa para motociclistas nesta quarta (15/05)

 Treinamento sobre condução responsável reúne cerca de 100 pessoas na Mackenzie

 Campinas retoma Ciclofaixa de Lazer Taquaral/Norte-Sul

 Lição diferente: alunos do 1º ano de Medicina da Unicamp aprendem atitudes seguras no trânsito

 Agentes da Emdec e GM passam por treinamento com experiência internacional

 Trecho da avenida Orosimbo Maia terá bloqueio parcial por período de 15 dias

 Distrito de Barão Geraldo recebe Passeio Ciclístico no Maio Amarelo 2024

 Concurso Emdec: prazo para inscrição termina nesta segunda, 13 de maio

 Inspeção ambiental itinerante retorna à Praça da Concórdia na segunda (13/05)

 Campinas envia equipe de operação de drones para o Rio Grande do Sul

 Viagem Segura: operação coíbe transporte clandestino na região do Aeroporto de Viracopos

 Rua D. Maria Umbelina Couto, entre ruas Castro Alves e Amélia Bueno, tem bloqueio segunda, 13

 Emdec realiza operação especial de trânsito para partida entre Guarani e Botafogo (SP)

 Bloqueio em trecho da rua Eldorado será retomado no domingo (12/05)

 Emdec ajusta operação das linhas 257, 401 e 402

 Série de vídeos com o piloto César Urnhani é lançada pela Emdec

 Emdec bloqueia avenida Couto de Barros, em Sousas, após rua Avelino Silveira Franco

 Estudantes do 1º ano de Medicina da Unicamp participam do programa P.A.R.T.Y. da Emdec

 Emdec presta apoio operacional à Corrida Women’s Night Run 5k

 Live promovida pela Emdec discutirá mobilidade e segurança viária

 Capacitação voltada aos CFC’s discutirá fatores de risco no trânsito

 Secretaria de Transportes edita nova Resolução para o PAI-Serviço

 No Maio Amarelo, workshop prioriza proteção aos pedestres em entornos escolares

 Avenida Ruy Rodriguez recebe blitz educativa para motociclistas

 Toda sexta: Botafogo terá Feira das Mulheres Empreendedoras

 Parceria sensibilizará condutores sobre cuidados com pessoas autistas

 Emdec bloqueia pista da rua Cel. Alfredo do Nascimento com Maneco Rosa em Sousas

 Mobilização pela paz lembra 159 vidas perdidas no trânsito em 2023

 Caminhada pela paz no trânsito abre Maio Amarelo 2024

 Emdec integra evento sobre segurança viária, em Foz do Iguaçu

 Trajeto da linha 416 muda na região central, a partir de quarta (08/05)

 Trecho da rua Eldorado terá novo bloqueio na quarta-feira (08 de maio)

 Movimento Maio Amarelo 2024 será lançado com caminhada nesta terça (07/05)



Página 1 de 207

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia