Lado a lado com a recém-revitalizada avenida Campos Sales e a Estação Cultura, que integra o cenário de transformações previstas para o Pátio Ferroviário, a Estação Expedicionários será a próxima estrutura da região Central a ter a requalificação conhecida pela população. A partir deste sábado, dia 29 de junho, o espaço já poderá ser usado para embarque e desembarque de 19 linhas do transporte público municipal.
Antes, a Estação Expedicionários era atendida por sete linhas, que permanecem entre as que circularão no local. São elas: 353, 356, 369, 375, 391, 392 e 395.
Além destas, 12 linhas terão a estação incluída em sua programação de paradas, sem prejuízo ao itinerário habitual: 240, 255, 265, 271, 331, 362, 381, 385, 386, 390, 396 e 398.
As 19 linhas serão distribuídas em duas plataformas, implantadas no canteiro central da avenida dos Expedicionários, cujas faixas terão sentido de circulação da avenida 20 de novembro para a Campos Sales. Na plataforma à direita da via, o embarque e o desembarque acontecerão pela porta esquerda dos ônibus. Já na plataforma à esquerda da via, será usada a porta direita dos veículos.
Confira, no mapa, onde cada linha parará:
Distribuição das linhas de acordo com o sentido operado (Clique na imagem para ampliar)
Obra incluiu acessibilidade e mais que dobrou número de abrigos
Seguindo o padrão de calçada adotado no projeto de revitalização “Viva Campos Sales”, a obra de requalificação da Estação Expedicionários trouxe para o local seis novas rampas de acessibilidade, além de pisos intertravado e podotátil.
Foi realizada a reconfiguração geométrica da entrada e saída da via, para permitir a inversão do sentido de circulação no Terminal, o que otimiza tempos e trajetos das linhas. Antes, elas faziam a volta na quadra, pelas avenidas Andrade Neves e Campos Sales. Agora, podem seguir diretamente da avenida 20 de Novembro para a Estação Expedicionários e, em seguida, a av. Campos Sales.
Já a quantidade de abrigos existentes mais que dobrou: de oito para 18. O resultado oferece mais conforto e proteção aos usuários do transporte público que aguardam pelos ônibus. O padrão do abrigo permanece o mesmo (Glicério).
Novas sinalizações vertical (placas) e horizontal (solo) também foram implantadas, assim como a sinalização semafórica. A reconfiguração dos semáforos foi necessária devido à implantação do novo sentido de circulação e de fluxo de entrada e saída do Terminal, bem como a abertura da Praça Marechal Floriano, o que otimiza o uso do espaço, com o atendimento a novas linhas.
Um semáforo inteligente foi implantado na saída da Estação Expedicionários, no cruzamento com a Avenida Campos Sales. Com uma fase apenas para o transporte público, ele tem tecnologia que inclui câmeras, que identificarão se ônibus estão saindo do terminal. Quando houver esta demanda, ele interromperá o fluxo de veículos na Campos Sales para a saída dos ônibus da Estação. Se não houver demanda, a programação dos semáforos da Campos Sales permanecerá a mesma.
A revitalização faz parte do Programa de Revitalização de terminais, da Administração Municipal. O valor total do investimento total na requalificação da estação é de cerca de R$ 600 mil.