O maior evento de Mobilidade Urbana da América Latina ocorre nesta semana. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) do município participam do encontro, que reúne organizações que atuam na construção de uma mobilidade mais sustentável e inclusiva, no Parque da Mobilidade Urbana (PMU). O evento começou na quinta-feira, 13 de junho; e termina nesta sexta (14), no espaço ARCA, localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo.
O PMU proporciona atividades que estimulam experiências e reflexões para tendências nos cenários da mobilidade urbana e oferece exposição de produtos, serviços e novas tecnologias para o setor, contando com espaços de convivência, com demonstrações interativas e recreativas para os participantes. O evento conta, ainda, com cinco palcos onde ocorrem palestras, entre as 9h e 18h.
O secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires Barbosa, esteve na manhã de quinta-feira (13) no evento, no Palco 3, para falar sobre “Mobilidade Urbana Sustentável: Os investimentos do novo PAC”. O encontro discutiu investimentos futuros para inovar gestões, regulação e tecnologias aplicadas ao transporte urbano e ao uso de energias renováveis.
Já a coordenadora do Processo de Inovação em Urbanismo e Mobilidade da Emdec, Michelle Rosa, participa de discussões sobre políticas e desenvolvimentos da mobilidade urbana. Na quinta, dia 13 de junho, ela esteve no Palco 5 – “Avançando a Mobilidade Ativa Através de Programas e Políticas Municipais”, mediado por Ariadne Samios, coordenadora de Mobilidade Ativa da WRI Brasil. O debate contou com representantes das cidades participantes do projeto Rede Ruas Completas SP, que contaram suas experiências na elaboração de programas com foco em mobilidade urbana.
“É um privilégio imenso representar Campinas, a Emdec e a Setransp neste evento incrível, apresentando os projetos do Programa Revivacidade para o país, especialmente ao lado de cidades que nos inspiram, e da WRI e Bloomberg, que nos motivam e apoiam diariamente”, destacou Michelle Rosa.
Já nesta sexta-feira, dia 14 de junho, no Palco 2, em encontro sobre “Caminhabilidade Urbana”, Michelle estará novamente presente, dividindo apresentação com a coordenadora de Educação e Cidadania da Emdec, Mariangela Marini dos Santos Pereira, e outros profissionais da área, discutindo como desenvolver condições seguras, confortáveis e agradáveis para a mobilidade através da caminhada em áreas urbanas. O encontro será entre as 16h e 17h30.
Em 2023, a Emdec recebeu um prêmio sobre “Iniciativas em favor da mobilidade ativa”, devido ao Programa Revivacidade, realizado na rua Delphino Cintra, uma rede viva de projetos que, de maneira colaborativa, busca reviver espaços públicos da cidade e transformá-los em áreas de bem-estar e integração social. Ainda, o Bela, Botão de Emergência na Luta contra o Assédio, recebeu menção honrosa na categoria “Iniciativas que inovam e transformam”.
Sob supervisão*
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|