Mantendo presença constante nas ruas da cidade para orientar a população, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizou, em janeiro, sete ações educativas de rua. Entre elas, quatro voltadas a motociclistas, com a entrega de 477 antenas corta-pipa; e três abordagens a condutores e pedestres, totalizando 360 pessoas orientadas.
Os motociclistas foram contemplados com o item de segurança pela equipe de Educação da Emdc nos dias 5, 10, 17 e 24, em diferentes pontos da cidade: no cruzamento das avenidas Orosimbo Maia e José de Souza Campos (Norte-Sul); na avenida Ruy Rodriguez; na av. Moraes Salles; e na avenida John Boyd Dunlop, respectivamente.
Já nos dias 11, 18 e 25, os educadores estiveram em três pontos críticos de sinistralidade (acidentalidade) de Campinas, de acordo com ranking criado pela Emdec para nortear ações estratégicas em prol da segurança viária. Foram visitados, respectivamente, o cruzamento entre as avenidas Benjamin Constant e Senador Saraiva (23º lugar no ranking, com dados até novembro de 2023); o cruzamento entre as avenidas das Amoreiras e Dante Alighieri (21º lugar); e a avenida Andrade Neves, na altura do cruzamento com a av. Barão de Itapura e as ruas Dr. Barbosa de Barros e Saldanha Marinho (9º lugar).
Nos três locais, foram realizadas abordagens educativas para informar a população a respeito dos altos índices de sinistralidade e orientar sobre comportamentos seguros no trânsito.
Cidadãos também são informados sobre BRT Ouro Verde
Fora essas iniciativas, que totalizam cerca de 800 pessoas atingidas, a Emdec vem atuando, desde o dia 26 de janeiro, em orientações específicas aos usuários do transporte público sobre a nova operação do BRT Ouro Verde. Apenas nos quatro primeiros dias de ação, até terça-feira, dia 30, mais de 10,1 mil pessoas já haviam sido informadas a respeito das mudanças proporcionadas a partir do sistema.
A ação, realizada nos horários de pico de dias úteis e aos sábados pela manhã, continua até esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, com a distribuição de folhetos informativos nos terminais Vida Nova, Campos Elíseos e nas principais estações.