Com o início da nova operação do BRT Ouro Verde nesta sexta-feira, 26 de janeiro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforça a orientação à população sobre a circulação exclusiva de ônibus no Corredor Perimetral. As quatro estações do Perimetral (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda e Aurocan) serão atendidas pela nova linha BRT12, que partirá do Terminal Campos Elíseos com destino ao Centro, passando pelo Corredor Central.
Trechos dos corredores Campo Grande e Perimetral, no antigo leito desativado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), vêm sendo utilizados por pedestres e ciclistas para a prática de atividades físicas. A circulação de pedestres e ciclistas não é permitida no trecho.
Para garantir a segurança da população e evitar sinistros (acidentes), a Emdec está distribuindo cartazes informativos em estabelecimentos comerciais da região. A versão digital também está sendo distribuída por meio do aplicativo Whatsapp.
Além da circulação da linha BRT12, a próxima etapa da operação do Corredor Ouro Verde terá a nova linha BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central), sete novas alimentadoras e a ativação do novo Terminal BRT Campos Elíseos.
Campinas conta com mais de 100 km de ciclovias
Para pedalar com segurança, os ciclistas contam com 101,38 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas) ativas em Campinas.
A região do Campos Elíseos conta com a ciclovia Campos Elíseos / Vila Aeroporto, que tem 2,3 km de extensão e está localizada entre o Terminal BRT Campos Elíseos e o Conjunto Habitacional Souza Queiroz. O trajeto abrange a avenida Tancredo Neves e as ruas João Batista Alves da Silva Telles, Mário Prunes e o canteiro central entre a avenida das Amoreiras e a rua Waldemar José Strazzacappa.
Já as regiões do São Bernardo e do Parque Industrial contam com a ciclovia / ciclofaixa do Loteamento Villa Garden, com cerca de 1,2 km, que passa pela avenida João Batista Morato do Canto.
Para traçar as rotas cicloviárias, a Emdec considera a integração com estações e terminais do transporte público coletivo, a proximidade de pontos de interesse, como escolas e centros de saúde, e a ligação entre trechos de ciclovias existentes. As propostas para ampliação da malha cicloviária vêm sendo discutidas com a sociedade, em especial com grupos de cicloativistas.
Vale lembrar que os ciclistas devem utilizar capacete e os equipamentos de segurança obrigatórios previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – campainha, sinalização noturna (dianteira, traseira, lateral e nos pedais) e espelho retrovisor do lado esquerdo.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|