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Excesso de velocidade lidera ranking de infrações de trânsito em 2023


               Emdec intensificou blitze de fiscalização para dissuadir condutas de risco 


O excesso de velocidade corresponde a quase 68% das infrações de trânsito contabilizadas em Campinas em 2023. O dado compõe o balanço de fiscalização de trânsito da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Em 2023, foram expedidas 784.339 penalidades, sendo 661.991 (84,4%) oriundas da fiscalização eletrônica (radares) e 122.348 (15,6%) aplicadas pelos agentes da mobilidade urbana. Do total computado, 533.160penalidades envolveram excesso de velocidade. 
 

 

As multas aplicadas a pessoas jurídicas (NIC – Não Identificação do Condutor) alcançaram 70.402 do total expedido, sendo 59.712 identificadas pelos radares e 10.690 pelos agentes da mobilidade urbana. 

 

O número de 661.991 penalidades registrado pelos radares equivale a menos de 1% (0,07%) das 880.938.177 de passagens de veículos pelos pontos com radares em Campinas.  

 

“Para salvar vidas no trânsito, todos precisamos adotar comportamentos mais seguros. A fiscalização e a aplicação de penalidades é a maneira de fazer com que as leis de trânsito sejam cumpridas para que todo cidadão tenha o direito de se deslocar com segurança”, observa o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
“O conceito de ‘indústria da multa’ não se sustenta quando mais de 99% dos condutores que passaram pelos pontos com radares não foram autuados. O objetivo maior não é punir infratores e sim salvar vidas”, completa.  
 

 

A soma do ranking das cinco principais infrações de trânsito cometidas em 2023 (680.495 penalidades) representa 86,8% do total de multas aplicadas no ano, identificadas pelos radares e pelos agentes da mobilidade urbana. Excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho ocupam a primeira e a segunda posição, respectivamente. Confira: 

   

1º) Transitar em velocidade superior à máxima permitida: 533.160 (68% do total).  

2º) Avanço de sinal vermelho: 58.021 (7,4% do total).  

3º) Estacionamento irregular (todos os tipos): 52.378 (6,7% do total).  

4º) Parar ou estacionar sobre a faixa de pedestre (todos os tipos): 18.880 (2,4% do total).  

5º) Dirigir com uso de telefone celular (todos os tipos): 18.056 (2,3% do total).   

 

O ranking não considera as 70.402 multas aplicadas a pessoas jurídicas (NIC – Não Identificação do Condutor).  

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que ultrapassar o limite de velocidade permitido é uma das principais causas de sinistros (acidentes) do mundo. Em Campinas, a velocidade excessiva foi o principal fator de risco identificado na análise de 37 do total de óbitos registrados na malha urbana até novembro de 2023, com 27% dos casos. Até novembro de 2023, 65 pessoas perderam a vida em vias urbanas, número 6% menor que o mesmo período de 2022 (69 óbitos).   


John Boyd Dunlop lidera ranking de vias com mais infrações

O balanço da fiscalização de trânsito traz ainda as cinco vias que mais acumularam infrações, em 2023, considerando toda a sua extensão. Juntas, elas somaram 330.616 penalidades – 42,2% do total: 

 

1º) Avenida John Boyd Dunlop: 156.131 penalidades expedidas (19,9% do total).  

2º) Avenida das Amoreiras: 67.002 penalidades expedidas (8,5% do total). 

3º) Avenida Ruy Rodriguez: 46.570 penalidades expedidas (5,9% do total). 

4º) Avenida Dermival Bernardes Siqueira: 31.839 penalidades expedidas (4,1% do total). 

5º) Avenida José Amgarten: 29.074 penalidades expedidas (3,7% do total). 

 

O levantamento realizado pela Emdec considera os 15 primeiros caracteres do local da infração para o agrupamento dos números. As três primeiras posições são ocupadas por avenidas que estão entre as de maior extensão em Campinas. A John Boyd Dunlop é a mais extensa do município, com 15 km; e a Amoreiras conta com cerca de 13 km.  

             

Equipamentos de proteção à vida  

Ao longo de 2022, foram expedidas 568.309 penalidades de trânsito, sendo 431.418 identificadas pelos equipamentos de fiscalização eletrônica e 136.891 aplicadas pelos agentes da mobilidade urbana. O total aplicado pelos radares em 2023 (661.991) representa, portanto, um acréscimo de 53,4%, que é explicado pela maior eficiência dos atuais equipamentos de fiscalização eletrônica, na identificação dos veículos no momento da infração. 

 

Isso se deve à especificação técnica dos equipamentos licitados e implantados, a partir do segundo semestre de 2022, que apresentam maior qualidade no registro das imagens. Além disso, em 2022, houve um período de transição para a implantação dos novos equipamentos de fiscalização eletrônica.  

 

Entre o segundo semestre de 2022 e o início de 2023, a Emdec aumentou a fiscalização eletrônica de velocidade com 18 novos pontos em locais com maior índice de sinistros fatais, como nas avenidas Amoreiras, Ruy Rodriguez e John Boyd Dunlop. Campinas possui, atualmente, 144 pontos de fiscalização eletrônica. No contrato anterior, eram 126 pontos.  Num raio de 300 metros dos novos radares, nenhuma morte foi registrada até novembro de 2023.  

 

Ações pela vida 

Para inibir as infrações à legislação, a Emdec intensificou as blitze de fiscalização em Campinas. Ao longo de 2023, foram realizadas 129 operações integradas, em conjunto com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran/PMESP). Elas buscam dissuadir comportamentos de risco e, assim, prevenir acidentes.  

 

As operações de fiscalização de trânsito estão integradas com as ações de educação para mobilidade, como recomenda o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Em 2023, cerca de 490 ações educativas foram realizadas pela Emdec, impactando 110,7 mil pessoas. Além disso, a velocidade excessiva foi tema da campanha de segurança viária #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, que enfatizou a importância do respeito aos limites de velocidade e à sinalização.  

Autor: Ângela Silva Última alteração em 10 de Janeiro de 2024 às 10:03



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