Circular na Região Central vai ficar mais seguro e rápido. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas - EMDEC - vai implantar um conjunto de medidas que melhorarão o transporte e o trânsito em todo o Centro. As alterações integram o Corredor Central, que será implantado a partir de sábado, dia 09/01.
O Corredor Central vai priorizar o transporte coletivo e reorganizar o trânsito, reduzindo os pontos de conflitos, com ações voltadas à mobilidade, esclareceu o secretário de Transportes, Gerson Luis Bittencourt.
Formado pelas avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Rua Irmã Serafina, o Corredor Central terá faixa exclusiva (à direita) ao transporte coletivo na sua pista interna e faixa preferencial (à esquerda) na pista externa (exceto na Av. Orosimbo Maia).
O Corredor tem 8,6 km de extensão, sendo 4,2 km de pista interna e 4,4 de pista externa.
Na faixa exclusiva, somente é permitida a circulação dos transportes urbano e metropolitano, por ônibus e miniônibus. Já na faixa preferencial, o uso do sistema viário será preferencial ao ônibus, podendo ser usado por outros veículos na ausência dele.
A EMDEC permitirá, ainda, a circulação de veículos do serviço de fretamento apenas no período das 20 às 07 horas, nas faixas exclusivas.
A Secretaria de Transporte irá publicar no Diário Oficial do Município (DOM) todas as resoluções que regulamentarão a nova velocidade e as regras de circulação, as regras para o fretamento e carga e descarga.
De acordo com Bittencourt, todas as mudanças operacionais integram um plano que vem sendo colocado em prática desde a implantação do Bilhete Único e, no início de dezembro, com a conclusão das obras de infraestrutura de transporte na Região Central, que incluíram as cinco estações de transferência e o tratamento especial dos pontos de parada do transporte.
"Como são várias alterações, escolhemos o período de férias, quando o fluxo de veículos e também do transporte coletivo é menor para que sejam feitas as adaptações", informou.
Para o secretário, os motoristas terão todo o mês de janeiro para assimilar as novas regras.
Reduzindo a velocidade para ampliar a segurança
Em todas as vias do Corredor Central (avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Rua Irmã Serafina), a velocidade permitida agora é de 50 km/h. A EMDEC reduziu a velocidade nessas vias para ampliar a segurança, sobretudo, porque a área central recebe, diariamente, cerca de 400 mil pessoas, a grande maioria pedestres. Só entre os usuários de ônibus são mais de 160 mil pessoas.
Essa medida foi adotada, pois em casos de acidentes e atropelamentos, as chances de sobrevivência aumentam quando a velocidade é reduzida.
A probabilidade de uma vítima morrer num atropelamento com o veículo a 60 km/h é de 90%. Já quando a velocidade é reduzida para 50 km/h o risco de falecimento cai para 62%, triplicando a segurança dos pedestres.
Vale destacar que a EMDEC realizou testes que apontaram que na realização do percurso do Corredor Central em 60 km/h, os motoristas quase, invariavelmente, eram obrigados a parar nos semáforos. Já a 50 km/h, é possível concluir o trajeto sem precisar parar tantas vezes.
Com todas essas vantagens, a opção da EMDEC foi a de priorizar a vida.
O Corredor em números - Informações sobre o Transporte
160 mil é o número de usuários do transporte público no Corredor Central
58 linhas do sistema InterCamp trafegam pelo Corredor Central
05 é o total de Estações de Transferências implantadas no Corredor (Anchieta, Dona Libânia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Irmã Serafina)
04 pontos de parada na Av. Orosimbo Maia receberam tratamento especial: (Barata Ribeiro, Sacramento, Maternidade e Jorge Miranda)
65 abrigos Informações sobre o Trânsito 50 km/h é a velocidade regulamentada/permitida em todo o Corredor
29 cruzamentos semaforizados na pista interna
32 cruzamentos semaforizados na pista externa
77 travessias semaforizadas de pedestre
07 pontos de radares para fiscalização eletrônica
150 rampas acessíveis 400 mil pessoas circulam pelo Centro
Investimentos R$ 741 mil foram os investimentos em modernização semafórica, com implantação de semáforos veiculares e de pedestres com temporizador a LED no Corredor Central
R$ 100 mil foram os investimentos para a implantação dos equipamentos semafóricos nos cruzamentos da Av. Moraes Salles x Rua Luzitana; e de pedestres na Av. Anchieta x Rua Dona Libânia
Saiba tudo sobre o Corredor
Para facilitar a vida da população, a EMDEC responde as principais questões sobre o Corredor, incluindo as novas regras de circulação (velocidade, fiscalização, sinalização e outros), as intervenções no trânsito, como fica o transporte, as proibições para carga e descarga e outros temas. Clique, aqui, para saber mais Denise Pereira e Márcio Souza
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|