Diante de uma plateia de crianças ansiosas para conhecerem a novidade que chegava à Escola Estadual Professora Dora Maria Maciel de Castro Kanso, no Village Campinas, representantes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) apresentaram a implantação piloto do “Programa Observatório Educa” na metrópole, nesta quarta-feira, dia 27 de setembro. A instituição é a primeira de cinco já cadastradas para a adesão à iniciativa, que, a partir de agora, tem inscrições abertas para escolas públicas e privadas, com vagas limitadas. O evento integrou a Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2023.
Voltado à educação para a mobilidade urbana para estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), o programa inclui a disponibilização de materiais didáticos, formação de professores e acompanhamento pedagógico por meio de grupos on-line, além de encontros presenciais com observador certificado. Disponibilizada pelo ONSV, a iniciativa tem a Emdec como parceira na divulgação, organização da adesão das escolas de Campinas e apoio às instituições participantes. A parceria foi firmada em 2023, incluindo a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp).
“Estamos em onze estados com este projeto, atendendo a cerca de 300 mil alunos”, explicou Daniela Gurgel, relações institucionais do ONSV. Cerca de 5 mil professores já foram formados pelo país para a implantação do Programa Observatório Educa, em cerca de 660 escolas, espalhadas por aproximadamente 50 municípios. A última cidade a aderir ao programa foi Curitiba, em agosto.
Com a realização do evento na instituição no Village Campinas, foi disponibilizada, no site da Emdec (www.emdec.com.br), uma página sobre o programa. Para acessar, é preciso clicar na seção “Educação” e, em seguida, no link “Programa Educa em Campinas”, no menu lateral à direita. Na página, instituições de Ensino Fundamental das redes pública e privada podem conhecer melhor a proposta e preencher formulário de credenciamento para demonstrar interesse em participar.
A equipe de Educação da Emdec entrará em contato com os cadastrados. As vagas são limitadas. “Estimulamos que outras escolas participem”, ressaltou a gerente da Divisão de Divisão de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec, Roberta Mantovani.
Enquanto os alunos presentes recebiam o livro com o conteúdo que será ministrado nas atividades do programa, a chefe de Gabinete da Emdec, Giselle Normanha, destacou a importância da educação para o trânsito estar presente nas escolas: “Vocês estão um passo à frente para mudar todo o trânsito da cidade”, disse às crianças.
A diretora da escola, Glaucia Cristiane Teixeira, ressaltou aos pequenos que eles podem compartilhar o conhecimento com suas famílias. “Como diretora, estou muito orgulhosa de termos um projeto piloto como este”, contou.
Mais cedo, antes do lançamento, os alunos puderam brincar no Minicircuito de Trânsito da Emdec. Durante a atividade, levada à escola por educadores e agentes da mobilidade urbana que atuam na área de Educação da empresa, os estudantes simularam a experiência de circulação na cidade, aprendendo sobre comportamentos seguros.