Manhã de domingo ensolarada, com temperatura agradável, na casa dos 28º C. O 17 de setembro foi um dia pleno para uma perfeita pedalada matinal, com “gostinho” de conscientização sobre segurança viária. Foi o que fizeram cerca de 350 ciclistas que participaram do Passeio Ciclístico da Semana da Mobilidade Urbana de Campinas 2023, a Semob, realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Concentração, largada e chegada ocorreram no Parque Ecológico “Monsenhor Emílio José Salim”. Os ciclistas percorreram um trajeto de 7 km, saindo pelo portão 2 do Parque e percorrendo as vias Dr. Manoel Afonso Ferreira, Dr. Jesuíno Marcondes Machado, Dr. Hermas Braga, Dr. Moraes Salles e a Rodovia Dr. Heitor Penteado, entrando pelo portão principal para completar o trajeto na área interna do Ecológico.
A analista administrativa Crislaine Paixão levou o filho, Gael Davi, de três anos, para o primeiro passeio ciclístico dele. E destacou a importância de eventos como esse. “ A gente anda de bicicleta sempre, mas é a primeira vez no passeio. Adoro! A nossa principal rotina é isso (andar de bicicleta). Eu sempre busco atividades mais para ele, para incentivar desde criança. Para ele, quando se tornar adulto, tenha essa vontade de praticar esportes”.
Motorista funerário da Setec, Milton Gomes Nogueira foi com a esposa, Daniela, e a filha Vitória, de 11 anos, para o Passeio. “Campinas precisa muito disso. É uma atividade que aproxima as famílias, as pessoas”, salientou Milton. Daniela complementou: “juntar as famílias mesmo; faz toda a diferença, principalmente para as crianças”. Vitória resumiu em uma única frase: “muito legal!”.
Adriana Silva da Costa, que é securitária, participou do passeio ciclístico realizado no final de agosto, que marcou a entrega da rota cicloviária que liga os distritos de Sousas e Joaquim Egídio; e teve largada do Parque Ecológico. E também participou desse da Semob. “É excelente! Eu quero participar mais. É muito legal. Eu costumo pedalar sozinha. Assim, no passeio, é mais animado”, afirmou. E destacou a importância da bicicleta. “É liberdade. Porque você está fazendo uma atividade, que a gente precisa. Mas você não sente a atividade, porque você está ao ar livre, na natureza. É uma sensação maravilhosa”, pontou.
Além de fazer parte da programação da Semob, o Passeio integrou o 4º Encontro de Ciclistas de Campinas e Região. O evento teve diversas atividades, como demonstração do ponto cego de caminhão; música; e praça de alimentação.
Participaram da promoção do evento, além da Emdec, o Ciclo Ativo Campinas, a Secretaria de Transportes (Setransp), Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Cultura e Turismo, Sanasa, o Corpo de Bombeiros e a concessionária CCR AutoBAn. O Passeio Ciclístico também teve o apoio da Guarda Municipal, do Samu e da 10Segremoções Emergências Médicas. Diversos grupos de ciclistas estiveram no Passeio.
Acidentalidade com ciclistas
De acordo com o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito, elaborado pela Emdec, no primeiro semestre de 2023, das 33 vidas perdidas nas vias urbanas de Campinas, por sinistros (acidentes) de trânsito, três foram ciclistas. O total representa 9%.
Duas ocorrências foram em junho; e uma em abril. No ano passado (2022), ocorreram cinco mortes com ciclistas, na malha urbana. Do total, três também foram no primeiro semestre. O ano de 2022 registrou 76 mortes por acidentes de trânsito, na malha urbana de Campinas; sendo 38 no primeiro semestre.
Num total de 16 casos analisados de mortes nas vias urbanas de Campinas, em 2023, os dois principais fatores ou condutas de risco são o excesso de velocidade e o uso do álcool.
Confira,
AQUI, o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito, divulgado pela Emdec.
Dicas de segurança
Ao andar de bicicleta, a Emdec destaca a importância da utilização de capacete e os equipamentos de segurança obrigatórios previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB): campainha, sinalização noturna (dianteira, traseira, lateral e nos pedais) e espelho retrovisor no lado esquerdo do guidão.
Também recomenda não andar na contramão (contrafluxo); cuidado com as portas dos veículos; cuidado com os pedestres; usar, preferencialmente, rotas cicloviárias; e respeitar as Leis de Trânsito.
Semob 2023
A Semana de Mobilidade Urbana de Campinas contempla diversas ações de Educação para a Mobilidade, conforme prevê o Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é sensibilizar e mobilizar diversos setores da sociedade, sobre Mobilidade Urbana e Segurança Viária, com foco na preservação de vidas no trânsito.
Confira a programação no hotsite
www.emdec.com.br/semob. As atividades seguem até o início de outubro.