Com o objetivo de estimular que boas vivências causem mais empatia no trânsito e discutir os fatores de risco para acidentes, ocorreu nesta quinta-feira (18/05) mais um evento do Movimento Maio Amarelo. Promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec), envolveu diversos setores da sociedade, por meio da Divisão de Desenvolvimento Institucional. As dinâmicas foram desenvolvidas nas instalações do 2º Batalhão Logístico do Exército. Mais de 100 motoristas das empresas do transporte coletivo da cidade estiveram presentes. O tema Vivência e Empatia no Trânsito teve o propósito de fomentar as discussões no âmbito da educação que ajudam na redução de lesões graves e óbitos no trânsito de Campinas.
Foram realizadas simulações em duas modalidades. A troca de papéis envolvendo motoristas de coletivo x motociclistas / ciclistas, quando uma bicicleta é colocada sobre um estabilizador. A pessoa fica pedalando sem sair do lugar. Enquanto um ônibus passa ao lado, a 40km/h. Os motoristas de ônibus assumem o lugar do ciclista / motociclista. Os demais ciclistas / motociclistas, de fora do ônibus ou sobre a bicicleta, a uma distância controlada, têm a percepção de como a proximidade entre os dois veículos representa risco para acidente.
Um outro tipo de atividade aconteceu com a simulação de ponto cego dos ônibus. Esta situação sempre envolve um ônibus de transporte coletivo, uma motocicleta e pedestres. Motoristas do transporte público vivenciam o campo de visão do motociclista e identificam os pontos cegos de quem conduz um ônibus. Todos os participantes receberam dicas sobre os cuidados a serem adotados para prevenir acidentes de trânsito por conta destes pontos cegos.
Na abertura do evento o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, falou sobre a importância do tema da campanha desenvolvida no Maio Amarelo, “trazendo a mensagem para os motoristas que têm que exercitar o espírito que a palavra empatia traz para a segurança, porque no trânsito, quando um se coloca no lugar do outro, mortes são evitadas”. “Muita gente continua morrendo por conta de ligações no celular que causam desatenção no motorista, porque o condutor bebeu antes de dirigir, e estamos, com o apoio do prefeito Dário, lutando para acabar com as mortes no trânsito em muitas frentes, com destaque para nossas ações educativas cada vez mais intensas”, afirmou Riverete em sua fala inicial, pedindo aplausos aos motoristas do transporte coletivo presentes na atividade.
Pelos anfitriões da atividade, falou, representando o Comandante do 2º Batalhão Logístico Gustavo Campos Rosa, o Subcomandante Tenente Cel. Leandro Fernandes de Magalhães que destacou a importância do evento estar trazendo informações de trânsito relevantes para os soldados motociclistas ou motoristas das viaturas do Batalhão Logístico.
Um dos instrutores das atividades, Samuel Fernandes, técnico em mobilidade urbana, falou da importância de se observar a distância mínima de um metro e meio que deve existir entre uma bicicleta e demais veículos automotores. Distância prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que deve ser observada por todos os usuários das vias.
Mais participações
Os responsáveis pela organização do evento em parceria com a Emdec: Capitão Rafael Fermino e Sargento Moisés Wulf.
Estavam presentes os grupos de ciclistas: CicloAtivo, Campinas Bike Clube, Flash Bike, Pé na Estrada, RFBC Roda Fina Bike Clube, Ecos Bikers. Representando o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Walther Oliveira Rocha. A empresa 10segRemoções - Emergências Médicas apoiou o evento com a cessão da ambulância, sendo parceiros em vários eventos do Maio Amarelo.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|