Visando preparar equipes para fiscalizar o uso de álcool por condutores em Campinas, foi realizado, nesta terça-feira, dia 16 de maio, o Workshop “Boas práticas em fiscalização de alcoolemia”, na sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), na Vila Industrial. A ação integra a programação do Maio Amarelo, movimento intersetorial que alerta sobre os índices de mortos e feridos no trânsito, e foi realizado em parceria entre a Emdec, Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e IACP (International Association of Chiefs of Police - Associação Internacional de Chefes de Polícia).
Mais de 50 pessoas participaram do treinamento, incluindo agentes da mobilidade urbana, guardas municipais e policiais militares. O esforço em conjunto integra uma série de ações que visam capacitar agentes das três instituições – Emdec, Polícia Militar e Guarda Municipal – para atuar em ações de fiscalização de alcoolemia.
Segundo o Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito 2022, divulgado pela Emdec no dia 4 de maio, no lançamento do Maio Amarelo, os principais fatores de risco registrados em Campinas são o excesso de velocidade e a direção após o consumo de bebida alcoólica, que respondem por 60% de 130 sinistros fatais analisados. Neste contexto, a Emdec vem realizando, também, ações educativas, que alertam para os perigos da combinação de álcool e direção.
O evento contou com duas apresentações principais. A primeira foi realizada pelo Capitão Fernando de Souza Vieira Vicentin, do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran/PMESP), que abordou um panorama da legislação brasileira sobre condução sob o efeito de álcool. Já a segunda foi conduzida por Jim Maisano, especialista em fiscalização e segurança viária da IACP, que trouxe aos presentes o contexto, planejamento operacional e estudo de caso sobre fiscalizações de alcoolemia nos Estados Unidos.
Também participaram da mesa de abertura do evento Claudionir de Sá, gerente da Divisão de Fiscalização e Operação da Emdec; Carl Maupin, diretor assistente da IACP; e Coronel João de Paula Ferreira Neto, consultor da IACP.
Maio Amarelo orienta sobre uso de álcool por condutores
A Emdec vem realizando, neste Maio Amarelo, diversas ações que visam conscientizar os condutores sobre os perigos do uso de álcool. Blitze educativas da campanha “Beber e dirigir pode matar” estão sendo realizadas em bares da cidade ao longo do mês.
Nos dias 6, 7 e 13 de maio, uma equipe de Educação para Mobilidade da Emdec esteve em estabelecimentos das regiões do Jardim Guanabara, Taquaral, Cambuí, Sousas, Nova Europa, Ponte Preta, Proença, Jardim Leonor, Jardim Chapadão, Parque Industrial, Vila Industrial, São Bernardo e Cidade Jardim.
Durante a ação, além de orientar clientes dos bares, a equipe realiza testes informais com um etilômetro. Quando é identificado o grau de alcoolemia, a pessoa abordada é orientada a recorrer a caronas, transporte público, táxi ou transporte por aplicativo.
A Emdec também dialoga com jovens sobre o assunto, com o apoio à realização do P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude”), do Hospital das Clínicas da Unicamp. O programa permanente levou estudantes do Colégio Objetivo e da Escola Estadual Miguel Vicente Cury, nos dias 9 e 16 de maio, respectivamente, à ala de terapia intensiva da instituição. Durante a visita, os adolescentes foram conscientizados sobre as consequências de lesões traumáticas causadas por sinistros de trânsito, e orientados a fazerem escolhas seguras.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|