Para ofertar praticidade e agilidade no atendimento à população, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) disponibiliza um chatbot (conversa automatizada), ferramenta de interação para solucionar dúvidas ou fornecer informações sobre os serviços prestados. A novidade foi implantada a partir desta quarta-feira, dia 22 de março.
O chatbot está disponível no site da Emdec (www.emdec.com.br), no ícone representado por um Agente da Mobilidade Urbana, no canto inferior direito. Todos os serviços ofertados pela Emdec podem ser tratados pela ferramenta, sendo uma das opções com atendimento automatizado.
“Este é o primeiro passo para dar mais agilidade e facilitar o atendimento da população em nossos canais. Sempre com o intuito de prestar um serviço de excelência ao cidadão”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Trata-se de uma ferramenta que se aprimora ao longo do tempo, de acordo com as interações recebidas”, completou.
A primeira versão destaca informações relacionadas às linhas de ônibus, ao Pátio Municipal e ao PAI-Serviço. Para informações sobre os demais serviços oferecidos pela Emdec, o usuário deve acionar a opção “Falar com atendente”.
Na opção “Consultar Linhas”, o atendimento é totalmente automatizado, com respostas previamente programadas. Ao digitar a linha sobre a qual deseja informações, o usuário pode consultar horários e itinerários.
Nas duas opções restantes, relacionadas ao Pátio e ao PAI-Serviço, o atendimento tem início de forma automatizada e é concluído via chat de modo humanizado. As informações relativas ao Pátio são prestadas por colaborador especializado da própria Emdec, no período das 8h30 às 17h. Após esse horário, o chat também será atendido pela Central de Atendimento.
O processo de liberação de veículos do Pátio pode ser feito de forma totalmente on-line, via chat. O solicitante deve comparecer à Emdec apenas para a retirada do veículo.
Na Central de Atendimento serão 15 posições de atendimento da Emdec disponíveis, acionadas de acordo com a demanda. O atendimento por chatbot permite, inclusive, o envio de arquivos de imagens e documentos em PDF, tanto pelo usuário quanto pelo operador, que contribuam para detalhar a dúvida e facilitar o atendimento.
Nesta primeira etapa, os acessos no chatbot estarão em fase de treinamento automático virtual. A partir do uso feito pelo cidadão, a ferramenta se aprimora automaticamente para ficar mais aderente às necessidades dos usuários.
Ao final do atendimento, o usuário será convidado a preencher uma pesquisa de satisfação, o que permitirá a geração de métricas para aprimorar a ferramenta.
A solução foi contratada pela Emdec junto à IMA (Informática de Municípios Associados), como parte do processo de aperfeiçoamento do Fale Conosco Emdec 118. A segunda etapa do projeto prevê o acesso ao chatbot pelo WhatsApp e redes sociais.