Eles defendem vidas no trânsito, promovem a segurança da circulação e fazem o tráfego fluir. Na data dedicada aos Agentes da Mobilidade Urbana, nesta quinta-feira (23/09), a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) prestaram homenagens aos cerca de 400 profissionais que são seus porta-vozes nas ruas e nos terminais urbanos. A ação integra a Semana Municipal do Trânsito (Semutran), que se estende até o dia 1º de outubro.
Um evento interno celebrou a atuação dos agentes, reconhecendo dez profissionais em diferentes categorias, com representatividade de gênero. Houve ainda o lançamento da série de conteúdos audiovisuais “Trabalhamos em defesa da vida”, que será divulgada nas redes sociais da Emdec. Os próprios agentes da mobilidade protagonizam vídeos destacando as funções que exercem para preservar vidas, desde a operação de trânsito, atuação em terminais urbanos e instituições de ensino.
Trajado com o uniforme utilizado pelos agentes da Mobilidade Urbana, o secretário de Transportes, Vinicius Riverete, reforçou que os profissionais “são o nosso rosto nas ruas, representando a Setransp e a Emdec junto à população, correndo riscos diariamente para garantir a segurança no trânsito. Temos muito orgulho do trabalho que vocês realizam, que muda e salva a vida das pessoas”.
O papel de prevenção dos acidentes de trânsito realizado pelos profissionais da Emdec foi destacado pelo presidente Ayrton Camargo e Silva. “A gestão eficiente da mobilidade salva vidas e qualifica a cidade. Os agentes são educadores e embaixadores dessa visão e fazem com que a cidade se movimente de forma segura”, disse.
Também prestaram homenagens aos profissionais o diretor e o gerente de Operações da Emdec, Luiz Carlos Sardinha e Claudionir Thomas de Sá. Ambos iniciaram a carreira como agentes da Mobilidade Urbana.
Ainda em alusão à data, para despertar o reconhecimento da população sobre o trabalho realizado pelos agentes, 140 relógios digitais estão estampando a mensagem “Agentes de trânsito salvam vidas”; e a Rádio Educativa fará menções ao vivo sobre a importância da profissão.
O Dia do Agente da Mobilidade foi instituído pela Lei Municipal nº 13.780/2010. Atualmente, a Emdec conta com 391 agentes, sendo 376 em atuação nas áreas de fiscalização, operação e educação.
Entre as funções desempenhadas pelos agentes da Mobilidade Urbana estão: monitoramento do trânsito e da circulação viária; acompanhamento de obras e serviços com reflexo no sistema viário; fiscalização da operação do sistema de transporte público coletivo; aplicação de autos de infração de trânsito e transporte; sinalização e suporte em acidentes de trânsito; reprogramação semafórica remota e in loco; sinalização de obras, eventos e interdições. Os agentes da Emdec atuam, ainda, em programas educativos junto a instituições de ensino e em abordagens que orientam pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
Agentes expressam orgulho da profissão
Homenageado como agente mais experiente, com 31 anos de trajetória, Wanderlei Quintino do Prado, destacou a contribuição social da profissão. “Tenho orgulho de servir a população, informando e orientando os usuários do transporte público”, disse.
Para Cristina Helena Jacomini, que teve a atuação de 29 anos reconhecida durante o evento, “é uma profissão que nos permite aprender todos os dias. Exerço o meu trabalho com muito orgulho, foco e dedicação, somos uma verdadeira família”.
Com três anos de carreira, a agente Gabriela Simão, destacou que “é gratificante contribuir para qualificar a mobilidade, salvando vidas e garantindo a segurança nos deslocamentos”.
Para Edneia Mendes Alexandre, que completa 29 anos como agente, “nós orientamos, educamos e defendemos a vida, todos os dias”.
Fotos
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|