Folheto "Experimenta o BRT - Ampliação Ouro Verde/Ativação Terminal Campos Elíseos"
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O que é BRT? |
Onde foi implantado? | O BRT já está funcionando? |
BRT é a sigla de Bus Rapid Transit, ônibus de trânsito rápido. Neste sistema, os ônibus circulam em faixas exclusivas, separadas do trânsito comum, ganhando segurança e eficiência. Os usuários embarcam e desembarcam pelo lado esquerdo, no nível do ônibus, com acessibilidade. |
Campinas possui três corredores BRT, que totalizam 36,6 km, em eixos importantes como as avenidas John Boyd Dunlop, Amoreiras e Ruy Rodriguez.
O Corredor Campo Grande tem 17,9 km, 3 terminais e 17 estações. O Corredor Ouro Verde tem 14,6 km, 4 terminais e 15 estações. O Corredor Perimetral tem 4,1 km e 4 estações. |
O BRT está entrando gradualmente em operação no município. A linha BRT20, paradora, circula desde 25/11/2022 no Corredor Campo Grande, entre os terminais Mercado e Campo Grande. Em 20/10/2023, também entrou em circulação nesse trecho a BRT21, semiexpressa. Já o trecho entre os terminais Mercado e Satélite Íris já conta com a BRT25 (paradora) e a BRT26 (semiexpressa). As paradoras funcionam diariamente. As semiexpressas, apenas nos horários de pico, de segunda a sexta-feira (5h às 8h e 16h às 19h). No Corredor Ouro Verde, a BRT10 circula desde 31/03/2023 entre os terminais Central e Ouro Verde, e passou a atender ao Terminal Mercado e ao Corredor Central (Rótula) desde 01/12/2023. |
Quais as novidades para os usuários? | As linhas convencionais terão mudanças? | Qual o valor das tarifas? Tem integração? |
No dia 26/01/2024, as novas linhas BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) e BRT12 (Terminal Campos Elíseos / Corredor Central) passam a circular pelo Corredor Ouro Verde. E o Terminal BRT Campos Elíseos, na rua Bragança Paulista, entra em operação. A linha BRT11 terá seis veículos na frota e intervalos de 20 minutos, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Vida Nova e acessa o Centro pelo Corredor Amoreiras. Atenderá cinco terminais (Vida Nova, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Central e Mercado) e sete estações BRT (Marajó, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge), além do Corredor Central (Rótula – paradas nas avenidas Irmã Serafina / Allan Kardec, Anchieta / Prefeitura e CPFL, Dona Libânia e Orosimbo Maia). A linha BRT12 terá seis veículos na frota e intervalos de 10 minutos, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Campos Elíseos e seguirá pelo Corredor Perimetral. Serão atendidos três terminais (Campos Elíseos, Mercado e Central) e oito estações (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda, Aurocan, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária), além do Corredor Central. Ainda no Corredor Ouro Verde, a BRT10 passou a atender ao Terminal Mercado e ao Corredor Central (Rótula) em 01/12/2023. A frota ganhou mais cinco ônibus nos horários de pico, reduzindo os intervalos de 18 para 10 minutos. E a linha passou a operar também aos sábados, domingos e feriados, ou seja, de segunda a segunda, das 4h40 até 0h35. |
No Corredor Ouro Verde, a partir de 26/01/2024, o Terminal Campos Elíseos receberá sete novas linhas alimentadoras. São elas: 144 (Jardim Capivari), 155 e 156 (Terminal Vila União), 165 (Jardim Pauliceia), 166 e 167 (Terminal Vila União) e 406 (Jardim Maria Rosa). Além delas, as convencionais 140 (Terminal Vila União) e 142 (Jardim Santa Terezinha). Elas promoverão a integração dos bairros do Ouro Verde às linhas do BRT. Para viabilizar a nova operação, as linhas 140, 141 (Jardim Capivari), 142, 162 (Jardim Pauliceia) e 163 (Jardim Campos Elíseos) deixam de circular pelo corredor exclusivo e passam a atender aos pontos à direita. A linha 130 (Terminal Vida Nova) deixa de operar e a 131 (Terminal Vida Nova) ganha mais três veículos na frota, totalizando 13. Já no Corredor Campo Grande, as linhas de ônibus convencionais saíram do corredor exclusivo do BRT e passaram a circular na faixa dos carros em 20/10/2023, com embarque e desembarque pelo lado direito. Isso aconteceu com a 212, 214, 221, 222, 223, 224, 225, 228, 229 e 231. O ajuste foi necessário para garantir o desempenho do BRT. |
As mesmas dos ônibus convencionais, com todos os benefícios e integração com Bilhete Único, embarcando em até três ônibus no período de duas horas, sejam BRT ou não. |