O que é BRT? |
Onde foi implantado? | O BRT já está funcionando? |
BRT é a sigla de Bus Rapid Transit, ônibus de trânsito rápido. Neste sistema, os ônibus circulam em faixas exclusivas, separadas do trânsito comum, ganhando segurança e eficiência. Os usuários embarcam e desembarcam pelo lado esquerdo, no nível do ônibus, com acessibilidade. |
Campinas possui três corredores BRT, que totalizam 36,6 km, em eixos importantes como as avenidas John Boyd Dunlop, Amoreiras e Ruy Rodriguez.
O Corredor Campo Grande tem 17,9 km, 3 terminais e 17 estações. O Corredor Ouro Verde tem 14,6 km, 4 terminais e 15 estações. O Corredor Perimetral tem 4,1 km e 4 estações. |
O BRT está entrando gradualmente em operação no município. A linha BRT20, paradora, circula desde 25/11/2022 no Corredor Campo Grande, entre os terminais Mercado e Campo Grande. Em 20/10/2023, também entrou em circulação nesse trecho a BRT21, semiexpressa. Já o trecho entre os terminais Mercado e Satélite Íris já conta com a BRT25 (paradora) e a BRT26 (semiexpressa). As paradoras funcionam diariamente. As semiexpressas, apenas nos horários de pico, de segunda a sexta-feira (5h às 8h e 16h às 19h). No Corredor Ouro Verde, a BRT10 circula desde 31/03/2023 entre os terminais Central e Ouro Verde. |
Quais as novidades para os usuários? | As linhas convencionais terão mudanças? | Qual o valor das tarifas? Tem integração? |
No Corredor Ouro Verde, a BRT10 passou a atender ao Terminal Mercado e ao Corredor Central (Rótula) em 01/12/2023. A frota da BRT10 ganhou mais cinco ônibus nos horários de pico, reduzindo os intervalos de 18 para 10 minutos. E a linha passou a operar também aos sábados, domingos e feriados, ou seja, de segunda a segunda, das 4h40 até 0h35. |
No Corredor Campo Grande, as linhas de ônibus convencionais saíram do corredor exclusivo do BRT e passaram a circular na faixa dos carros em 20/10/2023, com embarque e desembarque pelo lado direito. Isso aconteceu com a 212, 214, 221, 222, 223, 224, 225, 228, 229 e 231. O ajuste foi necessário para garantir o desempenho do BRT. Desde outubro, entraram gradualmente em circulação nove linhas alimentadoras, promovendo a integração dos bairros ao BRT: 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III), 235 (Residencial Sirius), 243 (Princesa D'Oeste), 236 (Satélite Íris), 237 (Satélite Íris) e 238 (Satélite Íris). A 231 deixou de operar aos domingos e feriados. O intuito é que os usuários migrem das linhas convencionais para as linhas alimentadoras e, a partir do Terminal Satélite Íris, utilizem uma das linhas BRT. |
As mesmas dos ônibus convencionais, com todos os benefícios e integração com Bilhete Único, embarcando em até três ônibus no período de duas horas, sejam BRT ou não. |