Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Prefeito Jonas assina OS para a construção da ciclovia Norte-Sul

Notícias

ver todas
Prefeito Jonas assina OS para a construção da ciclovia Norte-Sul

Dando mais um importante passo no processo de implementação do Plano Cicloviário de Campinas, o prefeito Jonas Donizette assinou a Ordem de Serviço (OS) para a construção da ciclovia Norte-Sul. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 23 de julho, na Sala Azul da Prefeitura; e contou com a participação do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, do secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, secretários, vereadores e representantes de entidades ligadas ao tema.

“É uma ciclovia moderna, que contempla todos os parâmetros de acessibilidade e energia limpa. Uma obra que será bonita e funcional”, afirmou o prefeito Jonas, durante a apresentação do projeto da ciclovia.

A ciclovia Norte-Sul integra o Plano Cicloviário, que foi elaborado pela Emdec e construído com a participação da sociedade. E representa a afirmação do propósito da Administração municipal em tornar a bicicleta um meio de transporte para pequenos deslocamentos, aliada ao transporte público coletivo.

“As ciclovias são um caminho sem volta. Campinas tem uma das taxas de motorização mais altas do Brasil; e nós precisamos buscar a inversão disso. Estamos dando os primeiros passos, com várias ações, que também buscam a melhoria na qualidade do transporte público coletivo”, explicou o prefeito.

Para o secretário Carlos Barreiro, a “ciclovia Norte-Sul é mais uma clara demonstração de que a Administração, sob o comando do prefeito Jonas, vive de realizações, de ações concretas”.

A ciclovia será custeada por três Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), como obra de compensação ambiental, firmados com a secretaria do Verde. A Prefeitura não colocará dinheiro na obra. “Essa é uma conquista da atual gestão. Os compromissos ambientais hoje são uma realidade em Campinas”, comemorou o secretário Rogério Menezes.

Ciclovia Norte-Sul
A ciclovia Norte-Sul terá 1,3 km de extensão. Ela ficará no canteiro central da Avenida José de Souza Campos, no trecho entre as ruas Gustavo Armbrust e Oriente.

A ciclovia terá duplo sentido de circulação, incluindo passeio público e iluminação fotovoltaica. O custo da obra é da ordem de R$ 715,5 mil, sem contar a iluminação.

O local contará com 50 postes de iluminação fotovoltaica e 25 pares de lixeiras, ao longo do trajeto. O prazo de execução da obra é de 60 dias.

Rede
Campinas possui quase 28 km de ciclovias e rotas cicláveis. O Plano Cicloviário contempla a implantação de mais 181,9 km de pistas destinadas à circulação de bicicletas.

As ciclovias ficarão, preferencialmente, no canteiro central das vias públicas. O Plano também abrange a construção de bicicletários em pontos estratégicos do mobiliário urbano público.

A execução dos projetos será em quatro fases. Na Fase 1 do Plano estão previstos 16,3 km. Na Fase 2, 95,1 km. Fase 3, ligada à construção dos corredores do BRT, mais 13,7 km. E na Fase 4, 52,4 km. A previsão inicial da Administração municipal é de que os projetos das fases 1, 2 e 3 sejam concluídos até o final de 2016.

Fase 1
A primeira fase do Plano Cicloviário, além do trecho na Mackenzie inaugurado em 6 de junho e da ciclovia Norte-Sul, prevê também ciclovias na Avenida Baden Powell (1,6 km) e em Barão Geraldo, num trecho de 2,1 km, da Rua Luiz Vicentin à Avenida Santa Isabel.

Também há projetos de ciclovias para a Washington Luiz (950 m) e Taquaral / Theodureto (1,6 km). Além de três trechos no distrito de Nova Aparecida, que somam 2 km.

Bicicleta
A bicicleta é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos.

O Plano Cicloviário agrega uma rede de ciclovias interligadas ao sistema de transporte público coletivo municipal, possibilitando a integração entre os dois modais. Diferentemente das ciclofaixas, as ciclovias são espaços totalmente segregados do tráfego comum, sendo mais seguras para os deslocamentos.

As informações completas sobre o Plano Cicloviário estão disponíveis no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, em “Plano Cicloviário de Campinas”.


Autor: Márcio Souza Última alteração em 23 de Julho de 2015 às 13:40

Fotos




Veja mais

 Fiscalização de trânsito no campus da Unicamp começa na segunda (16/03)

 “Emdec Digital” simplifica e agiliza os atendimentos para as demandas da população

 Radar transferido para a Ruy Rodriguez opera a partir de segunda (16/03)

 Obras “Piscinão”: Emdec altera itinerário das linhas 171, 311, 312, 360, 361 e 377 no Centro

 Emdec altera dinâmica de circulação na região da praça Napoleão Laureano, no Botafogo

 Emdec ativa faixa reversiva na região do Bosque dos Jequitibás

 Trecho da avenida Anton Von Zuben, no Jd. São José, tem bloqueio total a partir desta sexta (13)

 Emdec bloqueia entorno da Lagoa do Taquaral

 Operadoras do Transporte Público já pagaram quase R$ 40 mi por falta de qualidade no serviço

 Campinas lança cartilha para a proteção de pedestres

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Guarany (RS)

 ‘Abrigo Amigo’ alcança quase 3,2 mil acionamentos

 Mulheres ocupam quase 20% das posições de liderança na Emdec

 Segurança ampliada: avenida Ruy Rodriguez recebe ponto remanejado de radar

 Emdec apoia desfile de escolas de samba na Vila Costa Silva neste sábado (7)

 Trecho da Albino Barbosa de Oliveira terá bloqueio, a partir deste sábado (07/03)

 Sancetur e Grande Campinas vencem licitação para a concessão do Transporte Público Coletivo

 Trecho da rua José Paulino terá bloqueio nesta sexta, 6 de março

 Emdec presta apoio operacional à 29ª Corrida da Lua neste sábado (07/03)

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio nesta sexta (06/03) para obras na rede de gás

 Acesso ao Mercado Municipal é alterado em função de obras de drenagem

 Grupos interessados na Licitação do Transporte Público Coletivo são considerados aptos

 27 operações Emdec/GM/PM identificam 670 condutas de risco no último mês

 1º Leilão do Pátio 2026: lances finais ocorrem nesta quarta e quinta (04 e 05/03)

 Trecho da rua Duque de Caxias terá bloqueio nesta quarta (4)

 Fiscalização na Unicamp: 60 multas ‘morais’ foram distribuídas

 Trecho da rua Jovenal Fernandes passa a ter duplo sentido

 Leilão do Pátio: visitação ocorre nesta segunda e terça (02 e 03/03)

 Administração convoca reunião para garantir 100% da frota

 Cerca de 500 agentes da Emdec e da GM passam por atualização de normas e procedimentos

 Janeiro tem menor índice de mortes no trânsito desde 2021

 Trajeto da linha 202 será ampliado no Parque Valença

 Campinas adota metodologia de análise de óbitos no trânsito alinhada ao Infosiga e OMS

 Fiscalização de trânsito na Unicamp: multas ‘morais’ começam na segunda (02/03)

 Licitação do transporte recebe envelopes com seis propostas de cinco grupos interessados

 Emdec recebe mais de 130 solicitações de radares entre 2024 e 2025

 Mais de 9 mil infrações envolveram velocidades acima de 50% do permitido

 Trecho da rua Alves do Banho terá bloqueio nesta terça (24) para obras na rede de gás

 Zona Azul Digital: Silva Telles registra mais de 1 mil ativações em um mês

 Acesso à sede da Bolsa de Valores, onde acontece licitação, é alterado

 Emdec promove plantio de mudas nativas em terminais de ônibus

 Dez pontos críticos recebem abordagens educativas, a partir de segunda (23/02)

 Prestes Maia terá pontes ampliadas para melhorar fluidez do trânsito

 1º leilão do Pátio 2026 ocorre nos dias 4 e 5 de março

 Bloqueio na rua Maria Tereza Dias da Silva será retomado nesta sexta e sábado (20 e 21/02)

 Emdec/PM realizaram mais de 600 testes com bafômetros no Carnaval

 Emdec interdita cruzamento da Maestro João de Túlio com Orosimbo Maia, nesta quinta (19)

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio viário na quinta (19) para obras na rede de gás

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio viário na quinta (19) para obras na rede de gás

 Contrato viabiliza fiscalização de trânsito no campus da Unicamp



Página 1 de 236

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia