
Durante o período de chuvas de verão, que se estende até março, é importante que os condutores redobrem a atenção ao circular pelas vias e, principalmente, nos pontos sujeitos a alagamentos. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vem utilizando tecnologia e ações estratégicas para apoiar o monitoramento preventivo do trânsito em períodos com alto volume de chuvas, alinhada ao Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) da Prefeitura de Campinas.
O Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) tem o apoio de cerca de 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos para monitorar a circulação em dias de chuvas intensas. As câmeras estão presentes nos eixos das avenidas José de Souza Campos (Norte-Sul), Orosimbo Maia, Anchieta, Princesa D’Oeste, na região do Curtume e no distrito de Sousas. As duas mais recentes foram ativadas em dezembro na área do antigo Kartódromo (portão 06 da Lagoa do Taquaral), na avenida Dr. Heitor Penteado.
O acompanhamento também é realizado nos 15 pontos de fiscalização remota (por videomonitoramento) ativos atualmente, na região central e nos eixos das avenidas Amoreiras e Lix da Cunha, além do Aeroporto e da Rodoviária de Campinas. A depender do nível de água e impactos no viário, o monitoramento remoto aciona os agentes em campo para avaliar, do ponto de vista operacional, a necessidade de interdições.
Em janeiro de 2026, o CCO da Emdec computou 22 pontos de alagamentos e 47 quedas de árvores.
Clique na imagem para ver imagens de uma das câmeras
Painéis digitais e bloqueios “virtuais” alertam motoristas
Campinas também conta com painéis informativos de led que exibem alertas aos condutores sobre áreas a serem evitadas em situações de chuvas intensas, em tempo real. Atualmente, são 58 painéis distribuídos em sete eixos, suscetíveis a alagamentos (Norte-Sul, Orosimbo Maia, Taquaral, Princesa D’Oeste, Anchieta, Curtume e Sousas). Os alertas têm quatro níveis de severidade, a partir de padrões já adotados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo:
- Cor verde: estado de observação – dicas de segurança no trânsito (Ex: Pedestre: atravesse na faixa).
- Cor amarela: estado de atenção – previsão ou chuva de baixa ou média intensidade (Ex: Orosimbo Maia com chuva, evite a via).
- Cor vermelha: estado de alerta – previsão de chuva forte e indicação de pontos com alagamentos (Ex: Chuva forte, evite locais de alagamento).
- Cor preta: estado de emergência – pontos de alagamento (Ex: Evite a região / alagamento).

O objetivo é oferecer previsibilidade para os deslocamentos de pedestres e condutores, permitindo o planejamento de rotas alternativas mais seguras.
Os alertas são ativados pelo CCO da Emdec, por meio do monitoramento remoto das câmeras existentes nos principais eixos ou a partir da observação in loco realizada pelos agentes da mobilidade urbana. O tipo de mensagem a ser exibida está alinhada aos alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outra medida preventiva adotada é o lançamento de alertas de pontos críticos no Waze, em dias com alto volume de chuvas. Os “bloqueios virtuais” buscam alertar os condutores para que evitem as regiões sujeitas a alagamentos e consigam programar rotas mais seguras durante os temporais.
Sinalização preventiva indica áreas sujeitas a alagamentos
Para alertar os motoristas sobre os pontos que costumam registrar alagamentos, a Emdec instalou placas amarelas de sinalização horizontal em pontos que antecedem os locais sujeitos às ocorrências. Elas estão presentes nas regiões do Taquaral, Piçarrão, Curtume, e, também, nos eixos das avenidas Princesa D’Oeste, Orosimbo Maia, Amoreiras, Ruy Rodriguez e John Boyd Dunlop. Nos três últimos eixos, a sinalização foi reforçada a partir de dezembro do ano passado.
A sinalização vertical de advertência indica “Área sujeita a alagamento / Em caso de chuva, evite essa via”. A escolha dos pontos está baseada nos registros de ocorrências mapeados pelo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) durante fortes chuvas.
Confira dicas para redobrar a atenção durante temporais e circular em segurança:
- Nunca atravesse áreas alagadas.
- Durante chuvas intensas, reduza a velocidade e mantenha uma distância maior que o usual dos demais veículos. O limpador de parabrisa deve ser ligado e o farol baixo acionado imediatamente.
- Observe os demais veículos: se a água estiver atingindo a altura de meia roda, abandone imediatamente o veículo e busque um local seguro.
- Mantenha a distância da rede elétrica e jamais pare embaixo de árvores.
Fale com a Emdec
As emergências de trânsito podem ser comunicadas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec” ou pelo Whatsapp (19) 3731-2910, que também recebe chamadas de outras cidades. A população também conta com os telefones 199, da Defesa Civil, para reportar alagamentos, inundações e quedas de árvores; 193, do Corpo de Bombeiros, para situações de emergência; e o 156, da Prefeitura de Campinas, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.