Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Emdec registra mais de 500 infrações por circulação em áreas restritas entre 2025 e 2026

Notícias

ver todas
Emdec registra mais de 500 infrações por circulação em áreas restritas entre 2025 e 2026

 

 
A circulação irregular de veículos de carga em áreas restritas resultou em 563 infrações expedidas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), entre 2025 e 2026. Foram 357 autuações entre janeiro e dezembro de 2025 e outras 206 em janeiro deste ano. Ao longo de todo o ano de 2024, foram 40 infrações.
 
Os dados sinalizam a eficácia da fiscalização eletrônica para monitorar e coibir esse tipo de situação. Em agosto de 2025, dois pontos de radares passaram a identificar e autuar veículos de carga em situação irregular de circulação, na avenida Prestes Maia (bairro – Centro), anterior à avenida Prefeito Faria Lima; e na avenida Brasil (sentido bairro – Centro), na altura da avenida Barão de Itapura.
A estratégia utilizada pela Emdec tem foco na segurança viária e busca evitar a entrada irregular de veículos de cargas em áreas com restrição de circulação, reduzindo, assim, os riscos de congestionamentos e sinistros (acidentes), envolvendo veículos de passeio ou fiação elétrica.  
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em local ou horário não permitido pela regulamentação com caminhão é uma infração média, sujeita a multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
Como funciona a fiscalização eletrônica em áreas restritas
Os pontos de fiscalização integram a área interna do Anel de Integração Engenheiro Rebouças, onde há a restrição de circulação. Assim como ocorre na fiscalização de trânsito, as imagens são geradas pelos radares, que registram as placas dos veículos em situação irregular.
São autuados veículos com comprimento acima de 6,3 metros que estejam circulando nos horários de restrição e não tenham solicitado autorização de circulação pelo Sistema Observa da Emdec, pelo qual ocorre a gestão de autorização de circulação especial de trânsito para os veículos.
Placas de sinalização instaladas pela Emdec, nos trechos que antecedem os pontos, indicam a presença da fiscalização eletrônica e a proibição de circulação de veículos de carga, com comprimento acima de 6,3 metros, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h; e aos sábados, das 6h às 14h.
As autorizações obtidas por veículos de carga, mudanças, obras ou concretagem possuem a validade específica. No caso dos veículos que realizam mudanças, por exemplo, a liberação de circulação tem validade durante o período de prestação do serviço, determinado pela autorização do Sistema Observa.
O regramento sobre circulação em áreas restritas está detalhado nas resoluções nº 79/2017 e 349/2019. Elas listam os tipos de serviços prestados por veículos de carga que podem solicitar a Autorização para Circulação de Carga - ACC e a Autorização para Circulação de Morador - ACM (para acesso ao local de guarda do veículo).
Também podem circular nas áreas com restrição, sem a necessidade de autorização, os veículos de carga de concretagem e concretagem-bomba; de imprensa; de transporte de caçambas de entulho; de transporte de combustível, oxigênio e gás liquefeito de petróleo - GLP a granel. Nestes casos, a circulação é permitida nas áreas internas do Anel de Integração Engenheiro Rebouças e do Distrito de Nova Aparecida, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira; e das 6h às 9h, aos sábados.
Sistema Observa
O transportador que deseja obter autorizações para circulação de veículos de cargas, pequenas obras, concretagem e mudanças em áreas restritas conta com o Sistema Observa. Também é possível baixar o aplicativo no celular gratuitamente pelas lojas virtuais Google Play, para quem tem celular Android; ou App Store, para os usuários do iPhone.
No serviço Campinas na Palma da Mão, há orientações gerais sobre as autorizações nas páginas Autorização de circulação e Autorização de estacionamento, em “Mobilidade e Transporte”.
Autor: Ângela Silva Última alteração em 30 de Janeiro de 2026 às 18:14



Veja mais

 Emdec faz bloqueio na rua Manoel de Aquino Pereira nesta quarta (18), no Jardim Yeda

 Emdec faz bloqueio na rua Manoel de Aquino Pereira nesta quarta (18), no Jardim Yeda

 Emdec faz bloqueio na rua Manoel de Aquino Pereira nesta quarta (18), no Jardim Yeda

 Emdec faz bloqueio na rua Manoel de Aquino Pereira nesta quarta (18), no Jardim Yeda

 Emdec faz bloqueio na rua Manoel de Aquino Pereira nesta quarta (18), no Jardim Yeda

 Emdec faz bloqueio na rua Manoel de Aquino Pereira nesta quarta (18), no Jardim Yeda

 Emdec bloqueia rua Fidélis Maseli Di Lascio para obra de recapeamento nesta terça (17)

 Trecho da rua dos Bandeirantes terá bloqueio nesta terça (17) para obra na rede de gás

 Emdec suspende faixa reversiva no Bosque e libera circulação no entorno do Taquaral

 Fiscalização de trânsito no campus da Unicamp começa na segunda (16/03)

 “Emdec Digital” simplifica e agiliza os atendimentos para as demandas da população

 Radar transferido para a Ruy Rodriguez opera a partir de segunda (16/03)

 Obras “Piscinão”: Emdec altera itinerário das linhas 171, 311, 312, 360, 361 e 377 no Centro

 Emdec altera dinâmica de circulação na região da praça Napoleão Laureano, no Botafogo

 Emdec ativa faixa reversiva na região do Bosque dos Jequitibás

 Trecho da avenida Anton Von Zuben, no Jd. São José, tem bloqueio total a partir desta sexta (13)

 Emdec bloqueia entorno da Lagoa do Taquaral

 Operadoras do Transporte Público já pagaram quase R$ 40 mi por falta de qualidade no serviço

 Campinas lança cartilha para a proteção de pedestres

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Guarany (RS)

 ‘Abrigo Amigo’ alcança quase 3,2 mil acionamentos

 Mulheres ocupam quase 20% das posições de liderança na Emdec

 Segurança ampliada: avenida Ruy Rodriguez recebe ponto remanejado de radar

 Emdec apoia desfile de escolas de samba na Vila Costa Silva neste sábado (7)

 Trecho da Albino Barbosa de Oliveira terá bloqueio, a partir deste sábado (07/03)

 Sancetur e Grande Campinas vencem licitação para a concessão do Transporte Público Coletivo

 Trecho da rua José Paulino terá bloqueio nesta sexta, 6 de março

 Emdec presta apoio operacional à 29ª Corrida da Lua neste sábado (07/03)

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio nesta sexta (06/03) para obras na rede de gás

 Acesso ao Mercado Municipal é alterado em função de obras de drenagem

 Grupos interessados na Licitação do Transporte Público Coletivo são considerados aptos

 27 operações Emdec/GM/PM identificam 670 condutas de risco no último mês

 1º Leilão do Pátio 2026: lances finais ocorrem nesta quarta e quinta (04 e 05/03)

 Trecho da rua Duque de Caxias terá bloqueio nesta quarta (4)

 Fiscalização na Unicamp: 60 multas ‘morais’ foram distribuídas

 Trecho da rua Jovenal Fernandes passa a ter duplo sentido

 Leilão do Pátio: visitação ocorre nesta segunda e terça (02 e 03/03)

 Administração convoca reunião para garantir 100% da frota

 Cerca de 500 agentes da Emdec e da GM passam por atualização de normas e procedimentos

 Janeiro tem menor índice de mortes no trânsito desde 2021

 Trajeto da linha 202 será ampliado no Parque Valença

 Campinas adota metodologia de análise de óbitos no trânsito alinhada ao Infosiga e OMS

 Fiscalização de trânsito na Unicamp: multas ‘morais’ começam na segunda (02/03)

 Licitação do transporte recebe envelopes com seis propostas de cinco grupos interessados

 Emdec recebe mais de 130 solicitações de radares entre 2024 e 2025

 Mais de 9 mil infrações envolveram velocidades acima de 50% do permitido

 Trecho da rua Alves do Banho terá bloqueio nesta terça (24) para obras na rede de gás

 Zona Azul Digital: Silva Telles registra mais de 1 mil ativações em um mês

 Acesso à sede da Bolsa de Valores, onde acontece licitação, é alterado

 Emdec promove plantio de mudas nativas em terminais de ônibus



Página 1 de 236

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia