Quem costuma passar pelo Terminal BRT Ouro Verde acaba de ganhar mais um painel do projeto BRT Arte, para inspirar o dia a dia. A multiartista Chris Quaglio realizou a pintura de painel no muro externo do espaço, em frente ao Hospital Ouro Verde, com inspiração na natureza e no incentivo a práticas sustentáveis.
O BRT Arte é realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Esta etapa foi viabilizada junto à Coordenadoria da Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.
"Essa foi mais uma das várias etapas do BRT Arte que estão sendo programadas para a transformação do Terminal BRT Ouro Verde”, explica Claudia Mota, coordenadora de acompanhamento dos corredores BRT, da Emdec. “O projeto tem o propósito de levar aos usuários e funcionários do transporte público, das vias urbanas do entorno e, também, aos pacientes e trabalhadores do hospital um pouco de cor e vida, aliviando a rotina diária através do conforto visual e da alegria que a arte proporciona”.
Artista voltou a desenhar após vencer concurso da Emdec, em 2013
Chris Quaglio, a artista que assina o painel, conta que o hábito de desenhar, que marcou a sua infância, foi retomado após vencer um concurso de fotografia com temas ligados à mobilidade urbana, organizado pela Emdec, em 2013.
“Ganhei um tablet. Eu já pintava desde criança e, depois que eu ganhei esse tablet, eu voltei a desenhar e pintar”, conta. “E hoje estou tendo a oportunidade de participar do BRT Arte, deixar a mensagem de sustentabilidade para que a gente cuide do nosso meio ambiente”.
Em agosto, outras artistas também ilustraram o Terminal Ouro Verde com as suas cores, como parte do Festival Ocre, em parceria com o BRT Arte. Na ocasião, Vida do Valle Canova, Gim Martins e Nihao realizaram murais na passarela de acesso ao terminal, em pilastra da estrutura e no mesmo muro pintado por Chris Quaglio.
Sobre o BRT Arte
O projeto já levou o trabalho de diversos artistas a muros que integram o contexto das obras do BRT. Entre eles, o viaduto da avenida Transamazônica, que recebeu intervenção artística com cerca de 50 artistas, em abril de 2024.
Entre as instalações que já receberam as artes urbanas, estão o Terminal BRT Mercado, com trabalho de Marta Henriksen (conhecida como Miss; o Terminal BRT Satélite Íris, com Leandro Ferreira dos Santos (Kranium) e Guilherme de Paula (Q.Pirigo); e o Terminal BRT Campos Elíseos, com Alexandre Filiage (Filiage) e José Flávio Audi (Audi); entre outros.