Novas câmeras na Amgarten começam a registrar infrações, a partir de segunda (15/12)

Quem acessa o Aeroporto Internacional de Viracopos deve redobrar a atenção à sinalização regulamentada e às normas de trânsito. A partir da próxima segunda-feira, 15 de dezembro, dois novos pontos de videomonitoramento na avenida Amgarten começam a identificar as condutas de risco e registrar as infrações.
As câmeras têm visão panorâmica de 360º e foram instaladas nos dois sentidos da avenida José Amgarten, na entrada (Campinas/Viracopos) e saída do aeroporto (Viracopos/Campinas). O intuito principal é coibir as situações recorrentes de estacionamento irregular de veículos convencionais ou que prestam o serviço de transporte por aplicativo. Imagens capturadas durante a fase de testes mostram flagrantes da infração. Além de comprometer a fluidez viária na região, o comportamento pode resultar em sinistros (acidentes).
A fiscalização remota, feita por agentes da mobilidade urbana que atuam no Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO), reforça o monitoramento já realizado diariamente pelos agentes que atuam em campo. O auto de infração é elaborado diretamente do CCO, a partir da imagem da infração identificada pelas câmeras.
A avenida José Amgarten registrou, entre 2024 e 2025, quatro sinistros (acidentes): um com vítima ferida em 2024 e, em 2025, foram dois sem vítima e um com vítimas feridas. Os dados são do CCO da Emdec, que coleta cerca de 30% do total de ocorrências registradas no município.
Clique na imagem para assistir aos flagrantes
Placas reforçam proibição e presença das câmeras
O local conta com sinalização regulamentada de “Estacionamento Proibido” (placa R6-A). Isso significa que a parada somente é permitida durante o tempo estritamente necessário para o embarque ou desembarque de passageiros. A infração é média, prevê multa de R$ 130,16 (quatro pontos na habilitação) e é passível de remoção do veículo.
Para alertar condutores sobre a presença das câmeras, a Emdec instalou placas na Amgarten, indicando que há “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.
Velocidade é fiscalizada por radares
A avenida José Amgarten conta ainda com pontos de fiscalização eletrônica (radares), nos dois sentidos de circulação. Eles fiscalizam o cumprimento da velocidade regulamentada, que é de 70 km/h.
A via também recebe a circulação de cinco linhas do transporte público coletivo: 187 (São Domingos / Viracopos), 188 (Jardim Fernanda / Viracopos), 193 (Aeroporto de Viracopos), 196 (Terminal Ouro Verde / Aeroporto de Viracopos) e 198 (Terminal Ouro Verde / Aeroporto de Viracopos).
Fiscalização remota identificou quase 18 mil condutas de risco em 2025
Campinas conta com outros 13 pontos de fiscalização por videomonitoramento, na região central e nos eixos das avenidas Amoreiras e Lix da Cunha. Juntos, eles registraram, entre janeiro e novembro de 2025, 17,9 mil infrações de trânsito.
Confira as 10 principais infrações flagradas pela fiscalização remota:
- Transposição de pista – 12,8 mil infrações.
- Transitar em faixa exclusiva de ônibus – 3,3 mil infrações.
- Conversão proibida à esquerda – 528 infrações.
- Estacionar em local proibido – 490 infrações.
- Estacionar em vaga rápida – 371 infrações.
- Estacionar em ponto de táxi – 94 infrações.
- Estacionar em vaga de carga e descarga – 90 infrações.
- Estacionar sobre a calçada – 59 infrações.
- Desrespeitar proibição de parar e estacionar – 38 infrações.
- Avançar sinal vermelho – 39 infrações.
Além de identificar as condutas de risco, o sistema de videomonitoramento também possibilita que os agentes atuem de forma preventiva, identificando e prestando apoio a situações como:
- sinistros em andamento;
- interferências no viário: vazamento de água, óleo ou animal na via, veículos quebrados;
- manifestações.