
Neste domingo, dia 14 de dezembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizará uma operação de trânsito no bairro Gramado, para a realização da “Corrida 6K do Rosa”. O evento terá largada às 7h, da alameda dos Vidoeiros, e é organizado pela empresa Bravos Marketing e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. O percurso inclui trecho na área interna do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.
As ações da Emdec começam na madrugada de domingo, quando vagas serão reservadas na região, proibindo o estacionamento. Às 2h a alameda dos Vidoeiros será bloqueada, entre a alameda dos Flamboyants e o Condomínio Quinta do Engenho. A interdição permanece até o final da corrida. Na largada, o bloqueio será total. Fora este momento, o acesso local ao condomínio será permitido.
Mais tarde, às 5h, agentes da mobilidade urbana iniciarão a implantação de canalização com cones, para o compartilhamento de vias entre corredores e veículos. Já às 6h30, todos os bloqueios estarão em vigor.
Confira os trechos impactados:
- A rua Nabiha Waquim Abrahão, no sentido Centro-bairro, entre a alameda dos Vidoeiros e a avenida Papa João Paulo I, terá bloqueio total para a passagem dos atletas. No sentido contrário, bairro-Centro, ela será compartilhada com os veículos.
- A av. Papa João Paulo I, entre rua Nabiha Waquim Abrahão e Rua Raul Teixeira Penteado, terá bloqueio total, também para a passagem dos corredores. Já o trecho entre rua Raul Teixeira Penteado e a rodovia Heitor Penteado será compartilhado, entre atletas e veículos.
- Na rodovia Heitor Penteado, entre a av. Papa João Paulo I e o Parque Ecológico, a via será compartilhada.
Para informar a população sobre os bloqueios e vias compartilhadas, a Emdec instala faixas informativas nos arredores. Serão 14 agentes da mobilidade urbana que atuam na fiscalização do trânsito e transporte mobilizados na operação. Ao todo, os agentes da mobilidade urbana atuarão em dez pontos da região.
A linha 397 será afetada, realizando desvio, e três pontos de parada serão desativados durante o evento. Os usuários do transporte público coletivo serão orientados pelos agentes sobre o uso de pontos próximos.
Os profissionais da Emdec também acompanharão todo o decorrer da corrida, executando intervenções necessárias. A previsão é de que a operação dure até as 10h.