
O 50º 'Abrigo Amigo' foi ativado na avenida Ruy Rodriguez
Campinas alcançou 50 unidades do ‘Abrigo Amigo’ e, desde o lançamento, em 2023, foram mais de 2,5 mil acionamentos e sete ocorrências reportadas. O último abrigo com a tecnologia ativado fica na avenida Ruy Rodriguez, na região do Parque Universitário de Viracopos.
A tecnologia presente nos abrigos promove companhia remota aos passageiros de ônibus, principalmente as mulheres que utilizam as paradas de ônibus desacompanhadas no período entre 20h e 5h. Isso significa segurança, proteção e acolhimento em tempo real para os usuários.
O projeto envolve, sem aplicação de recursos públicos, a Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Eletromidia e a Claro, patrocinadora da fase atual. Campinas está entre as quatro cidades contempladas com a iniciativa, que está presente também em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá (MT).
As sete ocorrências reportadas durante o atendimento aos usuários foram direcionadas aos canais de atendimento da Prefeitura de Campinas (156 – acolhimento), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Quatro delas foram registradas neste ano, nas avenidas Amoreiras e Adão Focesi. Em função da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não há detalhes dos atendimentos.
O abrigo mais acionado pelos usuários segue o que fica em frente ao Campinas Shopping, na rua Jacy Teixeira de Camargo, com 469 acionamentos – quase 19% do total.
Av. Heitor Penteado é um dos pontos que contam com o 'Abrigo Amigo'
Expansão para além da área central
Em outubro, a Prefeitura anunciou a expansão do projeto em Campinas – de 13 unidades para 50, além da descentralização. Agora, o ‘Abrigo Amigo’ está presente em regiões fora da área central, como os eixos das avenidas John Boyd Dunlop, Amoreiras, João Jorge e Prestes Maia, contemplando bairros como o Jardim Nova Europa, Jardim do Lago, Vila Rica, Jardim Aurélia, Jardim Garcia, Jardim do Trevo, Sousas, Swiss Park, entre outros.
Entre os critérios avaliados para a instalação estão a demanda de embarque no período noturno; a proximidade de equipamentos públicos ou privados, tais como instituições de ensino, hospitais, ou postos de saúde; e espaçamento das calçadas, de modo a não prejudicar a circulação de pedestres.
Os abrigos que receberam a tecnologia contam com quatro assentos individuais, cobertura, iluminação em LED, acessibilidade, lixeira e tomadas USB para recarga de celulares.
Como funciona
Os abrigos contam com painéis digitais adaptados para realizar chamadas, em tempo real. Cada ponto é equipado com internet, câmeras noturnas de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes.
Saiba como acionar a companhia remota ou pedir ajuda:
- O ‘Abrigo Amigo’ é adesivado com uma identidade visual própria. Na fase atual, a cor predominante é vermelha, em alusão à empresa patrocinadora.
- O acionamento deve ser feito na tela digital ao lado do abrigo, chamado de MUPI (Mobiliário Urbano para Informação). O painel também recebe telas publicitárias.
- Acione o botão lateral, que é acompanhado por placas em braile. A equipe que realiza o atendimento conta com uma atendente especializada na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), de modo a facilitar a comunicação com pessoas surdas.
- Aguarde o atendimento e inicie, verbalmente, o seu relato ou pedido de companhia remota.
- As chamadas conectam o usuário a uma central de atendimento formada por mulheres treinadas para fazer companhia e oferecer acolhimento, além de monitorar o entorno do local da chamada.
- Quando o usuário relata ou há sinais de perigo, a atendente aciona imediatamente os serviços de segurança pública ou de saúde.