
Os materiais doados pelos voluntários do “Tampinhas de Amor” ganharam cor, vida e contornos natalinos em mais uma ação do projeto, que é apoiado pela Prefeitura de Campinas e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Cerca de 206 mil tampinhas se transformaram em uma grande árvore de Natal, instalada na sede da empresa, na Vila Industrial.
O símbolo natalino poderá ser visitado pelos voluntários ao longo do mês de dezembro. A montagem foi realizada por dois dos idealizadores do projeto e colaboradores da Emdec, Carlos Lemos e Amauri Garcia, que atuam na área de Serviços Corporativos. A ação mira na meta atual do projeto: alcançar 5 milhões de tampinhas, que são revertidas para manter assistência aos pacientes que fazem tratamento contra o câncer na rede Hospital de Amor.
A árvore conta com iluminação decorativa e a tradicional estrela no topo, além de banco e da simulação de bonecos de neve e presentes natalinos. A ideia é oferecer um espaço de contemplação e um cenário para fotografias para os visitantes que vêm até a empresa entregar doações. O acesso deve ser feito pela entrada de veículos da Emdec (rua Dr. Salles Oliveira – em frente à rua Amador Bueno) e o visitante deve se identificar na portaria.
Corrente do bem beneficia pacientes com câncer
A mobilização estimula a reutilização e reciclagem de tampas plásticas, reduzindo os impactos ao meio ambiente e promovendo a consciência social e ambiental. As tampinhas se revertem em benefício de pessoas que realizam prevenção ao câncer de mama e de colo do útero na rede Hospital de Amor (que tem unidades distribuídas em diversas regiões do país), na forma de alimentos, medicamentos, perucas, materiais para construção, etc.
A corrente do bem é organizada por colaboradores da Emdec e conta com uma rede de 3 mil voluntários de Campinas, Sumaré, Paulínia, Hortolândia, Indaiatuba e Salto. O espaço onde as doações são depositadas e separadas foi cedido pela gestão da Emdec, que apoia ainda o processo de logística dos materiais.
Mais de 10 milhões de tampinhas arrecadadas
Entre 2023 e 2025, cinco lotes de doações foram encaminhados à instituição de saúde, totalizando 10,5 milhões arrecadados. Durante o “Outubro Rosa”, mês que conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a marca de mais 4 milhões de tampinhas arrecadadas foi alcançada. Parte do material arrecadado ficou exposto no saguão do Paço Municipal / Palácio dos Jequitibás.
O que e onde doar
Podem ser doadas tampinhas plásticas de refrigerante, de embalagens de leite, de produtos de higiene (shampoo, desodorante, creme dental), de garrafas de água, etc. O projeto não recebe doações financeiras.
Confira onde entregar as doações:
- Sede da Emdec | Rua Dr. Salles Oliveira, 1028 – Vila Industrial (portaria de veículos).
- Terminal Barão Geraldo | Rua Luiz Vicentin, s/nº.
- Terminal Padre Anchieta | Rua Papa São Dionísio, 395.
- Centro de Saúde Anchieta | Avenida Papa João Paulo II, 640.
- Centro de Saúde Guanabara | Rua Cônego Nery, 157.
- JB Imóveis | Avenida Papa João Paulo ll, 953 – Padre Anchieta.
- Posto “Rodoviária” | Avenida Barão de Itapura, 320 – Botafogo.