Campinas lança campanha para alertar sobre efeitos do álcool no trânsito
Não deixe uma tragédia cair na sua conta. Pode custar caro. Se beber, não dirija. Com esse apelo, a Prefeitura de Campinas e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lançaram, nesta quinta-feira (13/11), uma campanha de segurança viária que alerta sobre os efeitos do álcool no trânsito e mira na redução das mortes e lesões graves causadas por este fator de risco.
O lançamento foi conduzido pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Carlos Rossini; da Comandante da Guarda Municipal (GM), Maria de Lourdes Soares; e do subcomandante da GM, Edilson da Silva.
O álcool foi a principal causa de mortes no trânsito em 2024 e esteve presente em 51 (38,1%) dos 134 sinistros analisados. Em vias urbanas, entre 2024 e 2025, o álcool na direção foi responsável por 29 sinistros (acidentes) fatais: 22 em 2024 e outros sete neste ano.
A campanha “Beber e dirigir pode custar caro” também mira na mudança do comportamento dos condutores e busca enfatizar que, mesmo em pequenas doses, álcool e direção nunca combinam.
“O álcool foi o comportamento de risco que mais matou no ano passado. As consequências podem ser devastadoras. Pode ser utopia, mas zerar o número de mortes é o nosso desafio e objetivo. Contamos com toda a sociedade para isso”, destacou o presidente da Emdec.
Vítima de sinistro protagoniza campanha
As mensagens ganham ainda mais impacto na voz do agricultor e atleta de Rugby, Carlos Eduardo Menezes (Caetano), que protagoniza a campanha e sobreviveu, com sequelas, a um sinistro (acidente) de trânsito, ocorrido em 2014. O condutor dirigia alcoolizado e faleceu depois que o veículo atingiu uma carreta. Caetano ficou tetraplégico e hoje integra o time de Rugby em Cadeira de Rodas da Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (Adeacamp).
“A bebida mudou totalmente a minha vida. Tive que recomeçar e superar limites. Fiquei cinco dias em coma. Minha recuperação durou um ano e meio. Todos devem ter essa consciência de que se bebida e direção não combinam”, alertou Caetano.
Comunicar para conscientizar
Para que o alerta alcance a população, a campanha levará às ruas de Campinas diversas peças de comunicação, que foram apresentadas pela Gerente de Comunicação da Emdec, Daniela Lemos. A divulgação das mensagens coincide com uma data importante: no domingo (16/11), o Dia em Memória às Vítimas de Trânsito é lembrado.
As mensagens serão distribuídas na forma de banners, painéis digitais em terminais e pontos de ônibus, outdoors, busdoors, inserções nos relógios digitais, além de publicações em redes sociais e spots na Rádio Educativa. Os vídeos da campanha podem ser acessados no canal da Emdec no Youtube.
Parceiras da Emdec na construção da campanha, a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIRGS) e a Vital Strategies foram representadas pelos coordenadores Rafael Godoy Bueno da Silva (Fiscalização), Paula Bianchi (coordenadora local), Mariana Pires (Comunicação) e pelo representante da Global Road Safety Partnership (GRSP), André Correia.
A Gerente de Comunicação de Programas da Vital Strategies, Tainá Costa, destacou que “salvar vidas no trânsito exige mais do que boas intenções; exige método. A abordagem para a construção desta campanha partiu de evidências consolidadas. É comprovado que campanhas de comunicação, quando aliadas a operações de fiscalização, têm o poder de salvar vidas no trânsito. Parabenizamos a Emdec e a Prefeitura de Campinas por adotarem este método integrado e estamos orgulhosos de apoiar uma iniciativa que une as duas frentes com foco em proteger a população”, destacou.
Mortes por álcool no trânsito
No período de 2020 a julho de 2025, a Emdec computou 274 óbitos no trânsito por embriaguez na direção. Foram 145 (53%) mortes em rodovias e 129 (47%) em vias urbanas. A maioria das vítimas que tiveram a alcoolemia atestada eram homens (91,2%) e tinham entre 20 e 29 anos – 86 mortes (31,4%).
Os finais de semana concentraram mais de 44% das 274 mortes causadas pela combinação de álcool e direção em Campinas, entre 2020 e 2025: 63 (23%) vidas perdidas em sinistros ocorridos no domingo e 56 (21%) no sábado. A faixa horária que mais concentrou mortes por álcool no trânsito foi a das 21h – 10,7%.
Esforços integrados
O lançamento da campanha de segurança viária ocorre de forma integrada ao anúncio das operações de fiscalização focadas na identificação de alcoolemia, encabeçadas pelos agentes da Mobilidade Urbana da Emdec e da Guarda Municipal. Chamada de “Operação pela Vida”, a frente de fiscalização vai promover a fase piloto das blitzes, realizando testes com etilômetros, ao longo dos meses de novembro e dezembro. O cronograma efetivo tem início a partir de janeiro de 2026.
Na esfera educativa, serão realizadas, em novembro e dezembro, blitze em bares das regiões do Cambuí, Bonfim, Guanabara, Vila Industrial, Parque Industrial, São Bernardo, Jardim Campos Elíseos, além dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Educadores da Emdec abordam os usuários das vias com orientações sobre comportamentos seguros no trânsito.
São parceiros e apoiadores da campanha o Detran/SP, a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros, o Observatório Municipal de Trânsito, a Rede Mário Gatti e as secretarias municipais de Comunicação e Saúde da Prefeitura de Campinas. Também participaram do evento representantes do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, do Corpo de Bombeiros de Campinas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); além de gestores e técnicos da Emdec.
Autor: Ângela Silva
Última alteração em 13 de Novembro de 2025 às 19:04
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP Fale Conosco Emdec 118