Mais fluidez, redução de conflitos do tráfego e mais segurança na circulação de pedestres e condutores. Com foco nestes benefícios, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) implantam a segunda etapa das mudanças de circulação nas regiões do Jardim Bela Vista e Taquaral, entre os dias 10 e 13 de novembro.
Trechos da avenida Nossa Senhora de Fátima e da rua Leonardo da Vinci, que são paralelas, terão sentidos únicos e opostos de circulação. O fluxo de veículos será dividido entre as duas vias, ampliando a segurança no trecho. A nova circulação foi discutida com moradores e comerciantes da região, além de integrantes do Conselho de Segurança (Conseg) da região do Taquaral.
Para viabilizar as mudanças, a Emdec realizou obras de reconfiguração geométrica no Balão da Bela Vista. Houve abertura do canteiro central e do balão, permitindo a transposição da Júlio Prestes pela Nossa Senhora de Fátima e pela Leonardo Da Vinci; além de nova semaforização.
A acessibilidade também foi ampliada na região: houve a instalação de novas rampas, com piso tátil, e ampliação da área dedicada aos pedestres no cruzamento das vias Júlio Prestes e Leonardo Da Vinci.
Confira o cronograma:
A partir das 10h de segunda (10/11):
A partir das 5h de quinta (13/11):
A resolução Nº 401/2025, que formaliza a primeira mudança, será publicada na edição de segunda (10/11) do Diário Oficial do Município. As condições climáticas podem impactar o cronograma. Neste caso, a Emdec informará possíveis alterações.
O que muda para os condutores
O trânsito na Leonardo Da Vinci vai fluir somente no sentido Centro. Quem vem da rodovia Dom Pedro I e da Carlos Grimaldi em direção ao Centro deverá acessar a Leonardo Da Vinci, a partir da Analândia.
Já a partir do dia 13, o trânsito na Nossa Senhora de Fátima vai fluir no sentido bairro (Jardim Flamboyant / Vila 31 de Março), podendo ser utilizada por quem vem da região central e do Taquaral e deseja acessar a Carlos Grimaldi ou a rodovia Dom Pedro I.
Cinco linhas terão novo trajeto e pontos de parada
A partir de terça-feira (11/11), desde o início da operação, cinco linhas municipais terão mudanças nos itinerários e pontos de parada:
Linhas 249 (sentido Parque dos Eucaliptos), 338 (sentido Terminal Barão Geraldo), 362 (sentido Terminal Metropolitano) e 369 (sentido Estação Expedicionários)
- Migram o trajeto da avenida Nossa Senhora de Fátima para a rua Leonardo Da Vinci.
- Pontos de parada: posterior à Analândia, anterior à Júlio Prestes, altura da Praça Manoel Lousada e anterior à rua Roberto Simonsen.
- No sentido oposto, as linhas mantêm o atendimento aos pontos da Nossa Senhora de Fátima.
Linha 359
- Sentido Jardim Esmeraldina: migram o trajeto da avenida Nossa Senhora de Fátima para a rua Leonardo Da Vinci. Pontos de parada: posterior à Analândia, anterior à Júlio Prestes, altura da Praça Manoel Lousada e anterior à rua Roberto Simonsen.
- Sentido Cidade Judiciária: o atendimento aos pontos da Nossa Senhora de Fátima será mantido. A partir da Analândia, acessam o trecho duplo sentido da Leonardo Da Vinci.
Confira, no mapa, a nova dinâmica de circulação e de atendimento aos usuários:
Na primeira etapa, implantada em 21 de outubro, nove linhas do transporte público coletivo migraram o atendimento da avenida Nossa Senhora de Fátima para a rua Leonardo Da Vinci, no sentido Centro de circulação: 230, 339, 345, 348, 352, 353, 356, 357 e 375. Elas passaram a atender a dois novos pontos de parada na rua Leonardo Da Vinci, na altura da Praça Manoel Lousada e anterior à rua Roberto Simonsen.
Orientações aos usuários
A Emdec implanta nova sinalização viária no trecho da via. Faixas informativas e Painéis de Mensagens Variadas (PMV's) informam os condutores sobre as mudanças. Agentes da Mobilidade Urbana e educadores vão distribuir folhetos informativos nos dias que antecedem as mudanças.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|