
Coibir a direção perigosa, reduzir os riscos de sinistros (acidentes) e promover a segurança pública e viária. Com estes objetivos, 36 operações integradas de fiscalização foram realizadas em diversas regiões de Campinas, ao longo do mês de outubro.
Elas identificaram 1.082 infrações de trânsito e 197 veículos que feriam a legislação foram retirados das ruas. O esforço integrado envolve a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM).
Entre os comportamentos de risco identificados, 662 (61,2%) autuações foram aplicadas a motocicletas, 404 (37,3%) a automóveis, 12 a caminhões e quatro a outros tipos de veículos.
Em 2025, as 263 operações integradas realizadas até outubro já identificaram 9,8 mil condutas de risco e quase 1,9 mil veículos foram removidos ao Pátio Municipal.
Entre as situações de imprudência identificadas durante as blitze realizadas no último mês estavam um caminhão conduzido por condutor não habilitado na categoria e com licenciamento vencido; uma motocicleta com pendência judicial, cujo condutor foi encaminhado ao Distrito Policial; e dois veículos com débitos de R$ 30,5 mil em multas.
“Juntamente com a Guarda Municipal e os três batalhões da Polícia Militar de Campinas, a Emdec vem gerando dissuasão e redução dos comportamentos de risco. Ao observar itens de segurança como estado dos pneus e escapamentos, as operações integradas contribuem para melhorar as condições de circulação da frota na cidade, reduzindo riscos de sinistros”, observa o coordenador de Fiscalização e Operação de Trânsito, Marcelo Carpenter.
Principais infrações: licenciamento, luz alterada e escapamentos ‘barulhentos’
As dez condutas de risco que mais apareceram durante as operações realizadas em outubro somaram 759 autuações – 70% do total. Confira as infrações mais frequentes e as penalidades:
1º) Licenciamento vencido: 170 infrações – 15,7%.
2º) Sistema de iluminação alterado: 100 infrações – 9,2%.
3º) Escapamento furado / descarga livre: 99 infrações – 9,1%.
4º) Pneu liso/“careca” (mau estado de conservação): 81 infrações – 7,5%.
5º) Condutor sem cinto de segurança: 75 infrações – 6,9%.
6º) Placa em desacordo com as normas Contran: 48 infrações – 4,4%.
7º) Conduzir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação: 47 infrações – 4,3%.
8º) Conduzir o veículo com placa ilegível: 47 infrações – 4,3%.
9º) Conduzir motocicleta com viseira levantada: 47 infrações – 4,3%.
10º) Ausência de equipamento obrigatório: 45 infrações – 4,2%.
Entre os riscos relacionados às principais infrações do ranking estão a visibilidade comprometida pelo uso irregular de lâmpadas de LED em faróis para quem circula no sentido oposto; a poluição sonora gerada pelas “motos barulhentas”, além de perda ou dano auditivo aos próprios motociclistas.
Falta de cinto e CNH causaram 17 sinistros em vias urbanas
Durante as blitze realizadas em outubro, chama a atenção as 122 infrações flagradas por condução de veículo sem cinto de segurança e sem habilitação. Em 2024, Campinas registrou 68 sinistros (acidentes) fatais e 72 mortes em vias urbanas. Destes, 61 casos tiveram as causas analisadas e 21,3% (13) tinham como fator de risco a falta de habilitação e outros 6,6% (4) a ausência do cinto de segurança.
“Quem conduz o veículo sem cinto de segurança assume o risco de pagar com a própria vida. E o condutor não habilitado não está preparado para conduzir o veículo: não tem perícia mínima ou conhecimento técnico da legislação de trânsito, podendo ser vítima de um sinistro ou causar mortes e lesões a uma terceira pessoa. Os dois alertas também valem para pequenos trajetos, dentro do seu bairro”, explica Carpenter.
As operações integradas foram intensificadas pela Emdec, a partir da Lei Nº 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|