 
A partir de 03 de novembro, próxima segunda-feira, a emissão de novas vias de cartões da família Bilhete Único (BU) terá um valor fixo: uma tarifa vigente, atualmente no valor de R$ 6,20. A nova medida, definida pela Secretaria de Transportes (Setransp), em conjunto com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), e com o apoio da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), busca promover maior equidade, inclusão e facilidade de acesso ao sistema de transporte público coletivo do município.
Hoje, a emissão da segunda, terceira e quarta vias dos cartões BU tem valores progressivos, aumentando o preço pago pelo usuário, a cada emissão. Em caso de extravio, roubo, perda ou danos que impossibilitem a utilização, o usuário paga a segunda via do cartão (de qualquer modelo), no valor correspondente de duas tarifas; seis tarifas pela terceira via; e oito tarifas pela quarta via.
“A adoção desse único valor, que é fixo, reduz barreiras; facilita o uso e o reingresso do usuário ao sistema; e reforça o caráter social, público e indutor da Mobilidade Urbana, do serviço de transporte coletivo”, afirma o secretário de Transportes de Campinas, Fernando de Caires.
“A medida reduz a barreira financeira; e esta alinhada com os princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana. É um olhar cuidadoso da Administração municipal, para os usuários dos ônibus”, complementa o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Regras
A emissão do primeiro cartão Bilhete Único continua não sendo cobrada. A taxa pela emissão de nova via do cartão de BU também não será cobrada, se for constatado defeito de fabricação do cartão. A nova via será emitida em até dois dias úteis, após a solicitação feita pelo usuário. O saldo de créditos monetários, remanescente no cartão cancelado, deverá ser transferido para a nova via do cartão. Não será cobrada taxa para emissão de novo cartão, caso ele tenha disso emitido há mais de cinco anos.
A Resolução Setransp Nº 391/2025, com as novas normas, foi publicada na edição desta sexta-feira, dia 31 de outubro, do Diário Oficial do Município, na página 59.
Conheça os tipos de BU
Campinas possui, atualmente, sete tipos de Bilhete Único. Comum (Vermelho); Vale-Transporte (Verde); Escolar (Azul); Gratuito (Roxo); Gratuito Idoso (Roxo); Especial (Laranja); e Universitário (Cinza). O Bilhete Único é pessoal e intransferível. Isso significa que ele não deve ser emprestado para terceiros, por exemplo.
A emissão do cartão BU é feita pela Transurc. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site 
www.transurc.com.br.
O BU possibilita mais agilidade, economia e segurança. Além disso, ele também possibilita a integração, ou seja, o uso de mais de um ônibus, dentro do período de duas horas.
Tarifas
Para saber quais são as tarifas vigentes no sistema de transporte público coletivo de Campinas acesse o site da Emdec, em www.emdec.com.br, na seção “Transporte”, “Tarifas vigentes”. No link: 
http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=tarifas.