Para garantir uma atuação ainda mais segura nas ruas, além de promover a disseminação de orientações, nove agentes da mobilidade urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) foram certificados junto à Yamaha Riding Academy (YRA), em curso de pilotagem defensiva para motociclistas. A capacitação, que foi encerrada nesta quinta-feira, 23 de outubro, teve carga horária de 24h, com atividades teóricas e práticas. O treinamento foi realizado no SestSenat, no Amarais, e também contou com o apoio da Madia Motosport.
Os agentes participantes atuam em diversas áreas da Emdec - trânsito, transporte, educação, obras, semafórica e no Centro de Controle Operacional. O objetivo é que, agora, eles atuem como multiplicadores dos conhecimentos que obtiveram, sobre condução segura.
Ao longo dos três dias de treinamento, desde o dia 21, foram abordados diversos pontos que influenciam a segurança e demandam a atenção dos motociclistas, como a manutenção dos veículos, a postura ao pilotar, a frenagem adequada e o conhecimento sobre pontos cegos, entre outros.
Motociclista há sete anos, o agente Antony Gonçalves disse que a certificação ampliou o conhecimento dos profissionais. “São detalhes que a gente ajusta na pilotagem, que fazem toda a diferença. Para a gente, que está na rua o tempo todo, faz muita diferença, e ajuda muito no trânsito”, avaliou.
O instrutor de pilotagem Hélio Mazzarella, da Yamaha Motor do Brasil, explica que a capacitação integra um programa mundial da YRA, sobre pilotagem segura. Foi a primeira vez que agentes públicos de Campinas receberam a certificação. “O objetivo aqui é passar as informações corretas sobre pilotagem segura e como aproveitar o produto da forma mais correta possível”, conta.
Neste último dia, o treinamento incluiu a participação de motociclistas convidados, que foram orientados pelos agentes que passaram pela capacitação.