Promover a segurança viária e salvar vidas no trânsito está entre os objetivos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Como parte destes esforços, a empresa promove a capacitação de seus agentes. Uma dessas iniciativas aborda procedimentos de primeiros socorros, com ênfase no protocolo de acionamento em situações de emergência. Uma das turmas se reuniu na última quarta-feira, 22 de outubro, no Centro Universitário UniMetrocamp.
Os módulos integram o curso de atualização de conhecimentos direcionado aos agentes da mobilidade urbana e guardas municipais credenciados para atuar na operação e fiscalização de trânsito e transporte.
Foram abordados os procedimentos iniciais que podem ser realizados pelos profissionais durante sinistros (acidentes) até a chegada de equipe de emergência especializada. Eles foram orientados sobre como identificação casos de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, convulsões, desmaios e sangramento, por exemplo.
“Em casos de emergência, cada segundo é valioso. Manter a calma e estar preparado para essas situações críticas é muito importante”, explicou o médico do Samu, Dr. Alexandre Nogueira de Carvalho, que conduziu a parte teórica do treinamento. “O acionamento de um serviço de socorro exige precisão nas informações, desde o número correto do serviço de emergência, descrição da vítima, situação, local e principalmente escuta ativa com quem está do outro lado, para seguir as orientações adequadas até a chegada de socorro”, completou.
Para aprimorar o protocolo de urgência e emergência seguido pelos agentes, o profissional destacou a importância de identificar o número correto do serviço de emergência a ser acionado. A partir do relato dos agentes em campo, esse acionamento é realizado pelo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) da Emdec. Outro ponto importante é manter a ligação ativa, sem interrupções, informando qualquer sinal que ocorra além do que já foi detalhado, até o socorro à vítima chegar.
Salvar vidas na prática
No exercício prático, os agentes da Emdec e profissionais da Guarda Municipal (GM) foram envolvidos em situações que podem ocorrer no dia a dia. Com gaze e atadura, além de um torniquete, os enfermeiros do Samu, Roni Daniel Gomez e José Luiz S. Queiroz demonstraram, na prática, como se realiza o estancamento de um sangramento, através da técnica “Stop the Bleed”.
“Nem sempre é possível ter socorro de imediato e, em alguns casos, há dificuldades até para acionar serviços de emergência. Aprender essa técnica, se faz muito importante, pois ela pode ser decisiva para salvar uma vida”, enfatizou Roni.
A dupla também demonstrou como agir em casos de vítimas que apresentem convulsões, desmaios, infarto e até mesmo engasgo, demonstrando a técnica “Manobra de Heimlich” a ser realizada tanto em crianças como adultos. Em seguida, os agentes e guardas municipais colocaram em prática essas demonstrações.
Programação
O treinamento, iniciado em setembro, aborda outros temas relevantes à prática dos agentes da mobilidade urbana: atualizações do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito; planejamento de operações integradas; papel do agente educador; procedimentos operacionais para a realização de operações integradas, incluindo o uso do etilômetro; e características e normas de fiscalização de autopropelidos, ciclomotores e micromobilidade.
A atualização ocorre a cada três anos e atende à Portaria Senatran 966/2022, dedicada aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. A carga horária total é de 30 horas e formará agentes da Mobilidade Urbana e guardas municipais, habilitados para atuar na fiscalização de trânsito mediante convênio. Todos os agentes da Emdec serão capacitados em 16 turmas semanais até o final de fevereiro de 2026.
Participaram da capacitação, além dos agentes da Emdec, membros do Samu e da Guarda Municipal (GM).
SERVIÇO
Saiba qual órgão acionar em cada situação de emergência:
- Samu 192: emergências médicas.
- Corpo de Bombeiros 193: incêndios, afogamentos, engasgos, etc.
- Polícia Civil 190: ocorrências policiais.
- Emdec 118 (opção 1): emergências de trânsito.