Segurança, proteção e acolhimento em tempo real para os usuários do transporte público coletivo durante a noite e a madrugada. Com essa proposta, a Prefeitura de Campinas, a Eletromidia e a Claro, estão ampliando o projeto “Abrigo Amigo”. Campinas alcançará 50 unidades do abrigo que promove companhia remota aos passageiros de ônibus, com foco nas mulheres que utilizam as paradas de ônibus desacompanhadas no período entre 20h e 5h. O anúncio foi feito pelo prefeito Dário Saadi na noite desta quarta-feira (15/10) e teve a presença da Secretária de Políticas Públicas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo, Valéria Bolsonaro.
Mais 37 abrigos com a tecnologia vão se somar aos 13 já existentes, totalizando 50 “Abrigos Amigo” em Campinas, ainda em 2025. O primeiro a ser adaptado com a tecnologia nesta nova etapa foi o abrigo localizado na avenida São José dos Campos, no Jardim Nova Europa, que recebeu a cerimônia.
A iniciativa envolve a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp). A nova etapa do projeto não prevê aplicação de recursos públicos e terá como patrocinadora exclusiva a empresa Claro, que investe para garantir a conectividade e disponibilidade das chamadas de vídeo.
O prefeito Dário Saadi enfatizou a importância da iniciativa. “Além de ampliar o atendimento do Abrigo Amigo para regiões descentralizadas, essa nova fase traz ganhos em acessibilidade e tecnologia. E reforça o papel de Campinas como cidade referência em tecnologia e que acolhe e protege as mulheres”.
“O Abrigo Amigo é um case de sucesso de parceria público-privada, que só traz benefícios para as nossas mulheres. E representa a união de Estado e município trabalhando juntos, em prol das nossas mulheres”, destacou Valéria Bolsonaro durante o evento.
Para o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, “com essa parceria com a iniciativa privada, quem ganha é o usuário do transporte público, em segurança e acolhimento, principalmente as mulheres. Nessa nova etapa, escolhemos também pontos fora da área central, com alto fluxo de pessoas, ampliando a abrangência do projeto”.
Alessandra Herrmann, secretária municipal de Políticas para Mulheres, enfatizou que “é um prazer enorme participar dessa iniciativa que envolve tecnologia, empatia e comprometimento social. Ser mulher em Campinas é um privilégio”.
O Diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci Jr, destacou a parceria com a Claro como decisiva para ampliar o alcance do Abrigo Amigo. “Estamos comprometidos em transformar as cidades em espaços mais eficientes e humanos. Levar conectividade a esse projeto é potencializar seu impacto, oferecendo tecnologia a serviço da vida cotidiana e do bem-estar das pessoas”.
Tecnologia avança e será expandida para áreas descentralizadas
A expansão para regiões descentralizadas da cidade é um dos avanços desta nova etapa. Antes concentrado no centro expandido de Campinas, o projeto “Abrigo Amigo” agora avança para regiões descentralizadas, como os eixos das avenidas Amoreiras, John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez.
A escolha dos locais contemplados é feita a partir de critérios técnicos e considera ainda a abrangência estabelecida no contrato de concessão e a relevância comercial do ponto, já que a iniciativa é patrocinada. Entre os critérios avaliados estão a demanda de embarque no período noturno; a proximidade de equipamentos públicos ou privados, tais como instituições de ensino, hospitais, ou postos de saúde; e espaçamento das calçadas, de modo a não prejudicar a circulação de pedestres.
Tecnologia LCD será diferencial em Campinas
Campinas está entre as quatro cidades contempladas com a iniciativa, que está presente também em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá (MT). Com a expansão viabilizada pela Claro, também receberão abrigos Sorocaba (SP), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA), totalizando oito localidades atendidas até 2027.
Até o momento, Campinas se diferencia das demais cidades ao inovar com a substituição das telas de LED por monitores LCD de 85 polegadas, solução que aprimora a qualidade de imagem e a robustez operacional, reforçando a integração entre acolhimento, segurança e tecnologia no espaço urbano.
Mais acessibilidade e experiência melhorada também no momento de ativar a chamada de vídeo: o sensor na tela foi substituído por um botão lateral, mais intuitivo. Além disso, todos os painéis contam com placas em braile abaixo do botão de acionamento. E a equipe que realiza o atendimento já conta com uma atendente especializada na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), de modo a facilitar a comunicação com pessoas surdas. Nos 13 abrigos que já apresentavam a tecnologia, os painéis digitais (MUPI’s - Mobiliários Urbanos para Informação) serão substituídos e vão incorporar as inovações.
Para reforçar a parceria exclusiva, uma campanha publicitária foi lançada e destaca a expansão do projeto. “Queremos mostrar que o Sol da Claro está presente no dia a dia das mulheres até quando o Sol se põe. Somos uma companhia que vai desde a conexão em casa e no celular, passando pelo entretenimento e chegando agora aos abrigos de ônibus”, conclui Ane Lopes. “Essa parceria representa muito mais do que conectar os abrigos; é sobre viabilizar experiências que tornam a vida nas cidades mais humana, inclusiva e segura”, afirma Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro.
Como funciona
Os abrigos contam com painéis digitais adaptados para realizar chamadas, em tempo real. Cada ponto é equipado com internet, câmeras noturnas de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes.
‘Abrigo Amigo’ alcança 1,9 mil chamadas recebidas
Desde o lançamento em Campinas, em setembro de 2023, até o final de setembro deste ano, o ‘Abrigo Abrigo’ alcançou 1,9 mil chamados de companhia remota. Somente em 2025, foram 532 chamados registrados.
A cerimônia que anunciou a expansão também teve a presença do secretário municipal Fernando de Caires (Transporte); do Gerente territorial da Claro, Sílvio Borges; do Diretor da Franquia Eletromidia em Campinas, Guilherme Coelho; entre outros representantes da Eletromidia. A Emdec também esteve representada pela chefe de Gabinete, Giselle Normanha Biagi de Godoi; e pelos diretores Luiz Carlos Sardinha (Operações) e Thaís Costa (Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente).