
Com intuito de acompanhar de perto as soluções e tecnologias aplicadas na gestão semafórica e no monitoramento do trânsito da cidade, uma comitiva da Prefeitura de Jundiaí (SP) visitou a sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), na Vila Industrial, nesta terça-feira, 14 de outubro. O grupo visitou o novo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO), que incorporou, em setembro, a Central de Monitoramento de Operação de Semáforos.
Participaram da visita a diretora de Engenharia da Mobilidade, Ana Paula Silva de Almeida; Alex Niero, da Divisão de Sinalização Semafórica; Jonathan Parazzi, da área de tecnologia semafórica; Márcio Peres, da área técnica operacional; e os assessores de políticas governamentais, Vanessa Miola e Marcus Felipe Tarcísio. Eles foram conduzidos pelo coordenador da Central de Monitoramento de Operação de Semáforos, Kiriath Arim de Oliveira; pelo analista de mobilidade urbana sênior, Marcelo Ferreira Lopes; e pelo líder de equipe operacional da área de Implantação e Manutenção de Sinalização Semafórica, Eduardo Simões Marques, que atuam na Diretoria de Operações da Emdec.
“Vocês estão com uma superestrutura aqui, com tecnologia avançada. Tenho certeza de que o conhecimento e as informações que absorvemos aqui farão total diferença em nosso município”, compartilhou Jonathan Parazzi.
O grupo pôde conhecer detalhes sobre a gestão da rede semafórica de Campinas, inclusive sobre a programação remota, que permite o acompanhamento em tempo real e a adoção de ajustes dinâmicos conforme as condições do tráfego. Também foram apresentados detalhes sobre o funcionamento dos semáforos “inteligentes”, que ajustam os tempos semafóricos com base na demanda veicular; e “sonoros”, que contam com sinal bluetooth e detectam a presença dos usuários com deficiência visual.
“Estamos em um momento de renovação em nosso município e buscando implantar soluções inovadoras. Saímos daqui com essa visão”, reforçou a diretora de Engenharia da Mobilidade, Ana Paula Silva de Almeida.
O coordenador da central semafórica, Kiriath Oliveira, enfatizou que “essa troca de experiências reforça o papel da Emdec como referência em mobilidade urbana e gestão de trânsito, além de estimular a cooperação técnica entre municípios voltada à inovação e eficiência”, disse. “Na central semafórica, utilizamos tecnologia e ações coordenadas para promover mais fluidez no trânsito da cidade”, completou o analista de mobilidade urbana, Marcelo Lopes.
A visita foi finalizada na oficina de Implantação de Manutenção de Sinalização Semafórica da Emdec, onde foi possível acompanhar as etapas de manutenção nos equipamentos e desenvolvimento de novas tecnologias.
Novo CCO: monitoramento do trânsito e transporte é apresentado
Os visitantes também puderam acompanhar, em tempo real, de dentro do novo CCO, o trabalho integrado entre as equipes de operação e fiscalização do trânsito e transporte, que atuam de forma coordenada para garantir mais segurança e fluidez viária.