
Imagine caminhar em uma faixa de pedestres que projeta um campo luminoso para alertar motoristas sobre a travessia, no período noturno? A tecnologia de ponta já é realidade em Campinas e foi ativada na rua São Pedro, no Cambuí, em frente ao Centro de Convivência. Nesta quarta-feira, 24 de setembro, o município deu início ao projeto-piloto de “travessia inteligente”, como parte das ações da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2025, com a presença do prefeito Dário Saadi.
Chamado de SafeXOne, o sistema de travessia inteligente utiliza alertas luminosos integrados e feixes de laser para proteger pedestres. Durante o dia, a presença dos pedestres é sinalizada por alertas luminosos e, no período noturno, é possível visualizar feixes de laser que iluminam a travessia. O projeto é fruto de uma parceria internacional entre a Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a empresa húngara VisibleCrossing, sendo o protótipo implantado sem custos para os cofres públicos.
Campinas é o primeiro município do estado de São Paulo e segundo do Brasil a receber a tecnologia, que já está em funcionamento na Europa. No Brasil, o projeto também está presente na cidade de Curitiba (PR).
“Campinas já é referência em inovação e agora é pioneira no estado ao receber essa tecnologia que promove a segurança e protege a vida dos pedestres, sem custos para o município nessa etapa”, afirmou o prefeito Dário Saadi.
Foto: Rogério Capela - Prefeitura de Campinas
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou que “esta é mais uma iniciativa em favor da mobilidade ativa, que une segurança, sustentabilidade e respeito à vida. Pelos próximos meses, vamos avaliar os resultados e avaliar a expansão para outras regiões”, disse.
A cerimônia que deu início ao protótipo contou com a presença da cônsul-geral da Hungria, Zsuzsanna László; do cônsul comercial da Hungria, Dániel Rákóczi; dos diretores da Emdec Pedro Beraldo (Planejamento e Projetos), Luiz Carlos Sardinha (Operações), Thaís Costa (Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente); além dos representantes da VisibleCrossing, Luís Borbely, Ricardo Vieira e Adriano Rovero, gestores e técnicos da Emdec.
“Temos orgulho de trazer novidade tecnológica para uma das cidades mais inovadoras do Brasil. A segurança e a inovação nos unem!”, observou a cônsul-geral.
O projeto-piloto será testado por cerca de seis meses. Durante esse período, os resultados serão avaliados para uma possível expansão do projeto em Campinas. O local escolhido recebe fluxo de pedestres do Pão de Açucar e conta com uma base da Polícia Militar.
Como funciona: tecnologia transforma a faixa em campo de proteção
O sistema é composto por torres laterais equipadas com sensores ópticos de alta precisão alimentados por energia solar. Ao detectar a aproximação de um pedestre, são acionados sistemas de alertas integrados:
- Leds de alerta nas torres, que chamam a atenção dos motoristas à distância;
- Feixes de laser projetados diretamente sobre a faixa, formando um campo luminoso que protege o pedestre e orienta os condutores em tempo real.
A tecnologia torna a faixa de travessia altamente visível, mesmo à noite ou em condições de baixa luminosidade, criando um verdadeiro escudo virtual de segurança para os pedestres.
Nesta primeira etapa, o projeto-piloto contempla a contagem e o monitoramento de pedestres, oferecendo dados estratégicos para a definição de políticas públicas de mobilidade. A tecnologia húngara também prevê a contagem de veículos, bicicletas e patinetes. Em Campinas, essa possibilidade será avaliada ao longo do período de testes.
Benefícios:
- Inovação: será a primeira faixa de pedestres de Campinas a contar com a tecnologia inovadora de sinalização luminosa.
- Mais segurança nas travessias de pedestres e redução dos riscos de sinistros (acidentes) / atropelamentos.
- Acessibilidade ampliada: facilita a travessia de pessoas com mobilidade reduzida.
- Amplia a visibilidade dos motoristas: serve de alerta sobre a presença de pedestres.
- Sustentabilidade: o sensor funciona por energia solar.
Tecnologia presente em outros oito países
Campinas agora se junta a um seleto grupo de cidades que transformaram a mobilidade urbana com inovação e respeito ao pedestre. Além da Hungria e Brasil, o sistema já está em operação na Alemanha, República Tcheca, Romênia, Albânia, Croácia, Eslováquia e Sérvia.
Estudos divulgados pela empresa apontam que, nestas localidades, o sistema impactou positivamente o comportamento dos motoristas. Antes da instalação, apenas um em cada 10 motoristas respeitava a faixa de pedestres; após a implantação, o índice saltou para nove em cada 10 veículos dando prioridade à vida.
O projeto-piloto foi lançado no Dia Mundial sem Carro e se une a uma série de medidas já adotadas pela atual gestão para proteger o pedestre e promover a mobilidade ativa: ampliação da malha cicloviária (são quase 124 km de rotas cicloviárias); iniciativas de urbanismo tático (projetos “Revivacidade” e “Caminhos do Brincar”); requalificação de vias, com calçadas mais acessíveis e ciclofaixas (ruas José Paulino e Campos Sales); etc.
Sobre a Semob
Criada pela Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) foi substituída pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob), a partir da Lei Municipal nº 16.336/2022. Promove ações de educação para a mobilidade, contemplando atividades previstas para a Semana Nacional do Trânsito, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As ações seguem até o dia 25 de setembro. A programação completa pode ser acessada no hotsite www.emdec.com.br/semob.