Saber circular pela cidade com segurança e autonomia é um aprendizado construído desde a infância. E para que crianças e adolescentes atendidos pela Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas (Adacamp) tenham essa experiência, duas turmas da instituição estiveram nesta quarta-feira, 24 de setembro, na Minicidade da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A visita ao espaço educativo, que fica na sede da Emdec, na Vila Industrial, integrou a programação da Semana da Mobilidade Urbana 2025.
Pela primeira vez em visita na Minicidade, cerca de 15 crianças e adolescentes atendidos pela instituição se dividiram em duas turmas, pela manhã e pela tarde. “A vivência busca fortalecer a autonomia na mobilidade urbana. Por meio dessa atividade, reafirmamos nosso compromisso com cidades mais inclusivas e acessíveis para todos”, conta Mariangela Pereira, coordenadora de Educação e Cidadania da Emdec.
Durante a visita, os grupos estiveram no Centro Educativo da empresa, onde aprenderam sobre as diferenças entre meio urbano e rural, além do conceito de mobilidade urbana. Depois, a equipe de Educação da Emdec realizou contação de histórias sobre o tema. Os participantes puderam pintar um dos personagens descritos e, depois, seguiram para a Minicidade.
No local, eles aprenderam sobre diferentes tipos de sinalização, incluindo faixa de pedestres, placas, demarcações de vagas exclusivas e semáforos para veículos, pedestres e ciclistas. Também embarcaram em um “ônibus imaginário”, circulando pelas vias atentos à circulação de pedestres.
Suzana Merice, psicopedagoga da Adacamp, acompanhou os participantes e explicou que eles participam do projeto Alta Assistida, que atende crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos e 11 meses. “A gente trabalha como eles pegam o transporte, como conseguem se locomover pela cidade, ir para a escola, para a Adacamp. Todos os nossos passeios são por transporte público”, contou, avaliando que a experiência na Minicidade ajuda a reforçar os ensinamentos realizados no projeto.
Semob 2025
A atividade compôs a programação da Semana da Mobilidade Urbana 2025, que teve início na última quinta-feira, dia 18, e segue até esta quinta, dia 25. A Semob é realizada em Campinas anualmente, em setembro, com atividades voltadas a todos os atores da mobilidade urbana: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
O período contempla a Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. A programação completa da Semob 2025 pode ser conferida no hotsite www.emdec.com.br/semob.