Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Semob 2025 é lançada e apresenta perfil das 156 vítimas no trânsito

Notícias

ver todas
Semob 2025 é lançada e apresenta perfil das 156 vítimas no trânsito

 

A mobilização para salvar vidas no trânsito ganha ênfase neste mês de setembro em Campinas. A Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2025, promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria de Transportes (Setransp), foi aberta nesta quinta-feira (18/09). Diversas ações educativas vão conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas até o dia 25 de setembro.
O evento de abertura reuniu cerca de 120 pessoas no anfiteatro da Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (campus II), no Jardim Ipaussurama. Além da programação da Semob 2025, a Emdec apresentou dados do Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito de Campinas em 2024, que detalha a evolução da mortalidade no trânsito nos últimos 10 anos e apresenta o perfil das 156 vidas perdidas em 148 sinistros fatais em 2024.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou que “a redução dos óbitos no trânsito, com destaque para os motociclistas, é fruto de uma integração de esforços de três pilares: fiscalização, educação e obras viárias”, disse. “Para as ações preventivas darem certo contamos com a liderança e gestão do prefeito Dário Saadi, que encara o problema dos acidentes e das mortes no trânsito. E quero destacar ainda o compromisso do grupo de colaboradores e apoiadores envolvido nesses esforços, com destaques para os técnicos e agentes da Emdec”, completou. 
“Não realizamos políticas públicas de olhos fechados. Elas são baseadas em dados e evidências. Quando uma pessoa escolhe beber e dirigir, por exemplo, não é acidente. Essa atitude pode ter consequências graves para a pessoa e, pior ainda, para uma terceira pessoa”, pontuou o secretário de Transportes, Fernando de Caires.
Já o coordenador da Atenção Hospitalar e Urgência, que representou a Secretaria de Saúde, Dr. Ricardo Nemer Jalbut, reforçou que “um pouco mais de consciência e um pouco menos de pressa salva vidas. Campinas está de parabéns pelas políticas públicas baseadas em dados e pelos resultados alcançados”.
O decano da Escola de Ciência da Vida da PUC, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo, enfatizou que “o antídoto para a violência no trânsito vai ser sempre a educação e a tecnologia. Além das mortes, os sinistros têm diversas outras consequências: há aqueles que sofrem lesões a partir dos sinistros e, ainda, as famílias afetadas, que passam pelo trauma”.
Programação da Semob
A gerente da Divisão de Desenvolvimento Humano e Institucional da Emdec, Débora Damasco, apresentou as ações preventivas realizadas pela Emdec para salvar vidas no trânsito, nos eixos de educação para mobilidade, vias seguras, fiscalização e comunicação.
Entre os destaques da Semob 2025 estão a inauguração do novo Centro de Controle Operacional da Emdec (23/09), lançamento de projeto-piloto de travessia inteligente, que utiliza iluminação led (22/09), apresentação do projeto “Caminhos do Brincar / Ruas de Lazer” nos Amarais (21/09) e no Satélite Íris (22/09) e uma simulação de sinistro de trânsito (25/09).
156 vidas perdidas: perfil das vítimas
O Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito 2024 foi apresentado pelo coordenador da área de Gestão da Base de Dados da Emdec, Marcelo Luiz de Araújo Antônio. O documento, que norteia a definição de políticas públicas, é consolidado e lançado no segundo semestre do ano seguinte, já que a Emdec acompanha as vítimas fatais desde o momento do sinistro até 180 dias após a ocorrência.
Foram 1.449 mortos no trânsito nos últimos 10 anos. Em 2024, 72 (46,2%) pessoas perderam a vida em vias urbanas e 84 (53,8%) em rodovias: 71 motociclistas ou garupas (45,5%), 45 pedestres (28,8%), 31 ocupantes de outros veículos (19,9%) e nove ciclistas (5,8%).
Homens e jovens entre 18 e 39 anos foram os que mais morreram no trânsito. Entre as 156 vidas perdidas, 134 (85,9%) eram homens e 22 (14,1%) eram mulheres. Foram 81 óbitos (51,9%) na faixa etária entre 18 e 39 anos – 69 homens e 12 mulheres. Entre os jovens de 18 a 29 anos, 26 (63,4%) eram motociclistas ou garupas. E entre os idosos (60 anos ou mais), 16 (64%) eram pedestres.
 
 
Clique para acessar a íntegra do anuário de óbitos
A coordenadora local de Políticas Públicas de Segurança Viária, Paula Bianchi, lembrou que “o lançamento da Semob em uma universidade, um ambiente com potencial de transformação, é simbólico. As mortes no trânsito estão presentes no nosso dia a dia e não podemos normalizar. Temos que ter consciência como usuário e como ator que pode fazer a diferença. Não podemos pagar com a vida pela tomada de decisões equivocadas”. 
A combinação de álcool e direção foi o comportamento de risco que mais matou em 2024: 51 (38,1%) dos 134 sinistros analisados pelo Comitê Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito. A velocidade excessiva ou inadequada esteve presente em 35 (26,1%) sinistros. Já a combinação entre os dois fatores foi identificada em 18 (13,4%) sinistros. Em 2024, a taxa de óbitos a cada 100 mil habitantes foi de 13,15, índice 5,8% menor do que o registrado no ano anterior.
Nas vias urbanas, queda nas mortes de motociclistas e pedestres
Campinas alcançou redução de 8,9% nos óbitos em vias urbanas – foram sete vidas salvas, além de queda nas mortes dos usuários mais vulneráveis. Foram 34 (47,2%) óbitos de motociclistas e 23 (31,9%) de pedestres no ano passado: índices 10,5% e 14,8% menores do que os registrados em 2023, respectivamente. Dez (13,9%) ocupantes de demais veículos e cinco pedestres (6,9%) perderam a vida em vias urbanas em 2024.
  
Quatro avenidas de Campinas concentraram 16,7% dos óbitos em vias urbanas entre 2022 e 2024: John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez, Comendador Aladino Selmi e Amoreiras. A JBD concentrou 9,3% do total de óbitos nos últimos três anos. Apesar disso, a avenida apresentou queda gradativa de 46% nas mortes, passando de 13 em 2021 para sete em 2024.
 
 
Sobre a Semob
Criada pela Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) foi substituída pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob), a partir da Lei Municipal nº 16.336/2022. Promove ações de educação para a mobilidade, contemplando atividades previstas para a Semana Nacional do Trânsito, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A realização da Semob conta com o apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Segurança Pública e Políticas para as Mulheres, Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), Johns Hopkins University e Observatório Municipal de Trânsito (OMT), além de diversos outros órgãos municipais, concessionárias e universidades. A lista completa de apoiadores e eventos programados pode ser acessada no hotsite www.emdec.com.br/semob.
Também participaram do evento o presidente da Rede Mário Gatti, Dr. Sergio Bisogni; o Superintendente do Hospital da PUC, Dr. Agnaldo Catanoce; o representante do 7º Grupamento de Bombeiros do Interior-1, Major José Vitor Gomes Guerra; o comandante do 35° Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente-Coronel Jefferson Aurélio Cansian; o presidente da Câmara de Campinas, Luiz Carlos Rossini; além de estudantes da PUC-Campinas, do Conselho de Mobilidade Urbana e dos diretores da Setransp, João Beto e Aparecido Souza Santos (Cidão Santos). 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 18 de Setembro de 2025 às 13:38



Veja mais

 Linhas 321 e 322 terão trajetos especiais para atender escola no Village

 Trecho da rua Sampaio Ferraz tem interdição nesta quarta (28/01)

 Trecho da rua Irene Palma, no Jd. São Francisco, fechado para obras nesta quarta (28)

 Trecho da rua Baronesa Geraldo de Resende terá bloqueio viário para extração de árvore

 Velocidade excessiva e av. John Boyd Dunlop lideraram infrações em 2025

 Agentes da Emdec apoiam a realização de mais de mil e duzentos eventos em Campinas

 Emdec inicia “Operação Volta às Aulas” nesta segunda (26 de janeiro)

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta e Noroeste

 Avenida Anchieta com bloqueio no domingo (25) para trabalhos em poste de energia elétrica

 Dez vidas salvas: mortes em vias urbanas e rodovias caem 6% em 2025

 Emdec faz operação de trânsito para a primeira etapa do Circuito de Corridas dos Distritos

 Trecho da rua Moscou, no Jd. Nilópolis, será fechado para obras em duas lombadas

 Trechos de vias no Jd. Novo Campos Elíseos terão bloqueios para interligação de redes

 Monitoramento BRT: casos de furtos e vandalismo caem 47% e 19%

 Trecho da avenida Paula Souza com bloqueio viário na quarta e quinta-feira, dias 21 e 22/01

 Mortes caem quase 78% nos pontos que receberam radares

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta e São Bernardo

 Trechos de duas vias do Parque Santa Bárbara terão sentido único

 Mais um ponto de ônibus na Buarque de Macedo terá implantação de piso de concreto

 Um mês após operação, câmeras na Amgarten flagram mais de 100 condutas de risco

 Emdec realiza operação de trânsito para partida Guarani e Santos, no domingo (18/01)

 Radares flagram situações de imprudência envolvendo autopropelidos e ciclomotores

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta e Velo Clube

 295 blitze Emdec/GM/PM identificaram quase 10,9 mil condutas de risco em 2025

 Zona Azul Digital na Coronel Silva Telles começa nesta segunda (12/01)

 Trecho da avenida Graça Aranha tem bloqueio total por 13 dias a partir da segunda (12/01)

 Vias mais seguras: 17 bairros inteiros tiveram a sinalização renovada em 2025

 Minicidade da Emdec e do Campo Grande são opções de lazer nas férias

 Emdec realiza operação de trânsito para partida Guarani e Primavera, na abertura do Paulistão

 Adesão ao SNE gerou quase R$ 4 milhões de descontos em multas em 2025

 Cruzamento na Vila Padre Anchieta será fechado pelo período de cinco dias

 Trecho da rua Antônio Frutuoso de Morães, no Valença, terá bloqueio viário nesta quarta (07/01)

 Coronel Silva Telles terá Zona Azul Digital, a partir de 12 de janeiro

 Emdec suspende faixa reversiva no Bosque e libera circulação no entorno do Taquaral

 Emdec mantém faixa reversiva no Bosque e bloqueio no entorno do Taquaral

 Emdec ativa faixa reversiva no Bosque e bloqueia entorno do Taquaral

 Atitude no trânsito: confira dicas e comportamentos de segurança para pedestres

 Feriado prolongado de Ano Novo: confira como ficam os serviços prestados pela Emdec

 Em 2025, 12 novos semáforos para travessias foram ativados

 Instabilidade afeta atendimento telefônico pelo Fale Conosco 118

 Tarifas do transporte coletivo terão reajuste a partir de janeiro: BU Comum custará R$ 6,00

 PAI-Serviço: quase 20% das viagens programadas foram canceladas pelos usuários

 Com uso de sistema inovador, Emdec otimiza soluções para trânsito e transporte

 Isenção das tarifas do Pátio: saiba quando o benefício é concedido

 Quatro blitze contra o álcool no trânsito testam mais de 1 mil e autuam oito condutores

 Emdec realiza operação de trânsito para a carreata de Natal da “Turma do Macarrão”

 Mortes em vias urbanas e rodovias caem 13%: motociclistas são 48% das vítimas

 Emdec realiza operação de trânsito para evento “Samba de Natal” no Cambuí

 Trecho da avenida Anchieta, no Centro, terá bloqueio viário nesta segunda (22/12)

 Emdec realiza operação de trânsito para evento “Samba de Natal” no DIC V



Página 1 de 234

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia