
A mobilização para salvar vidas no trânsito ganha ênfase neste mês de setembro em Campinas. A Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2025, promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria de Transportes (Setransp), foi aberta nesta quinta-feira (18/09). Diversas ações educativas vão conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas até o dia 25 de setembro.
O evento de abertura reuniu cerca de 120 pessoas no anfiteatro da Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (campus II), no Jardim Ipaussurama. Além da programação da Semob 2025, a Emdec apresentou dados do
Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito de Campinas em 2024, que detalha a evolução da mortalidade no trânsito nos últimos 10 anos e apresenta o perfil das 156 vidas perdidas em 148 sinistros fatais em 2024.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou que “a redução dos óbitos no trânsito, com destaque para os motociclistas, é fruto de uma integração de esforços de três pilares: fiscalização, educação e obras viárias”, disse. “Para as ações preventivas darem certo contamos com a liderança e gestão do prefeito Dário Saadi, que encara o problema dos acidentes e das mortes no trânsito. E quero destacar ainda o compromisso do grupo de colaboradores e apoiadores envolvido nesses esforços, com destaques para os técnicos e agentes da Emdec”, completou.
“Não realizamos políticas públicas de olhos fechados. Elas são baseadas em dados e evidências. Quando uma pessoa escolhe beber e dirigir, por exemplo, não é acidente. Essa atitude pode ter consequências graves para a pessoa e, pior ainda, para uma terceira pessoa”, pontuou o secretário de Transportes, Fernando de Caires.
Já o coordenador da Atenção Hospitalar e Urgência, que representou a Secretaria de Saúde, Dr. Ricardo Nemer Jalbut, reforçou que “um pouco mais de consciência e um pouco menos de pressa salva vidas. Campinas está de parabéns pelas políticas públicas baseadas em dados e pelos resultados alcançados”.
O decano da Escola de Ciência da Vida da PUC, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo, enfatizou que “o antídoto para a violência no trânsito vai ser sempre a educação e a tecnologia. Além das mortes, os sinistros têm diversas outras consequências: há aqueles que sofrem lesões a partir dos sinistros e, ainda, as famílias afetadas, que passam pelo trauma”.
Programação da Semob
A gerente da Divisão de Desenvolvimento Humano e Institucional da Emdec, Débora Damasco, apresentou as ações preventivas realizadas pela Emdec para salvar vidas no trânsito, nos eixos de educação para mobilidade, vias seguras, fiscalização e comunicação.
Entre os destaques da Semob 2025 estão a inauguração do novo Centro de Controle Operacional da Emdec (23/09), lançamento de projeto-piloto de travessia inteligente, que utiliza iluminação led (22/09), apresentação do projeto “Caminhos do Brincar / Ruas de Lazer” nos Amarais (21/09) e no Satélite Íris (22/09) e uma simulação de sinistro de trânsito (25/09).
156 vidas perdidas: perfil das vítimas
O Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito 2024 foi apresentado pelo coordenador da área de Gestão da Base de Dados da Emdec, Marcelo Luiz de Araújo Antônio. O documento, que norteia a definição de políticas públicas, é consolidado e lançado no segundo semestre do ano seguinte, já que a Emdec acompanha as vítimas fatais desde o momento do sinistro até 180 dias após a ocorrência.
Foram 1.449 mortos no trânsito nos últimos 10 anos. Em 2024, 72 (46,2%) pessoas perderam a vida em vias urbanas e 84 (53,8%) em rodovias: 71 motociclistas ou garupas (45,5%), 45 pedestres (28,8%), 31 ocupantes de outros veículos (19,9%) e nove ciclistas (5,8%).
Homens e jovens entre 18 e 39 anos foram os que mais morreram no trânsito. Entre as 156 vidas perdidas, 134 (85,9%) eram homens e 22 (14,1%) eram mulheres. Foram 81 óbitos (51,9%) na faixa etária entre 18 e 39 anos – 69 homens e 12 mulheres. Entre os jovens de 18 a 29 anos, 26 (63,4%) eram motociclistas ou garupas. E entre os idosos (60 anos ou mais), 16 (64%) eram pedestres.
Clique para acessar a íntegra do anuário de óbitos
A coordenadora local de Políticas Públicas de Segurança Viária, Paula Bianchi, lembrou que “o lançamento da Semob em uma universidade, um ambiente com potencial de transformação, é simbólico. As mortes no trânsito estão presentes no nosso dia a dia e não podemos normalizar. Temos que ter consciência como usuário e como ator que pode fazer a diferença. Não podemos pagar com a vida pela tomada de decisões equivocadas”.
A combinação de álcool e direção foi o comportamento de risco que mais matou em 2024: 51 (38,1%) dos 134 sinistros analisados pelo Comitê Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito. A velocidade excessiva ou inadequada esteve presente em 35 (26,1%) sinistros. Já a combinação entre os dois fatores foi identificada em 18 (13,4%) sinistros. Em 2024, a taxa de óbitos a cada 100 mil habitantes foi de 13,15, índice 5,8% menor do que o registrado no ano anterior.
Nas vias urbanas, queda nas mortes de motociclistas e pedestres
Campinas alcançou redução de 8,9% nos óbitos em vias urbanas – foram sete vidas salvas, além de queda nas mortes dos usuários mais vulneráveis. Foram 34 (47,2%) óbitos de motociclistas e 23 (31,9%) de pedestres no ano passado: índices 10,5% e 14,8% menores do que os registrados em 2023, respectivamente. Dez (13,9%) ocupantes de demais veículos e cinco pedestres (6,9%) perderam a vida em vias urbanas em 2024.
Quatro avenidas de Campinas concentraram 16,7% dos óbitos em vias urbanas entre 2022 e 2024: John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez, Comendador Aladino Selmi e Amoreiras. A JBD concentrou 9,3% do total de óbitos nos últimos três anos. Apesar disso, a avenida apresentou queda gradativa de 46% nas mortes, passando de 13 em 2021 para sete em 2024.
Sobre a Semob
Criada pela
Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) foi substituída pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob), a partir da
Lei Municipal nº 16.336/2022. Promove ações de educação para a mobilidade, contemplando atividades previstas para a Semana Nacional do Trânsito, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A realização da Semob conta com o apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Segurança Pública e Políticas para as Mulheres, Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), Johns Hopkins University e Observatório Municipal de Trânsito (OMT), além de diversos outros órgãos municipais, concessionárias e universidades. A lista completa de apoiadores e eventos programados pode ser acessada no hotsite
www.emdec.com.br/semob.
Também participaram do evento o presidente da Rede Mário Gatti, Dr. Sergio Bisogni; o Superintendente do Hospital da PUC, Dr. Agnaldo Catanoce; o representante do 7º Grupamento de Bombeiros do Interior-1, Major José Vitor Gomes Guerra; o comandante do 35° Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente-Coronel Jefferson Aurélio Cansian; o presidente da Câmara de Campinas, Luiz Carlos Rossini; além de estudantes da PUC-Campinas, do Conselho de Mobilidade Urbana e dos diretores da Setransp, João Beto e Aparecido Souza Santos (Cidão Santos).