Semana da Mobilidade Ativa tem desde ação em escolas a passeio ciclístico noturno
Inspirada na proximidade das datas que celebram o Dia do Pedestre e o Dia do Ciclista, nos dias 8 e 19 de agosto, respectivamente, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza, pela primeira vez, a Semana da Mobilidade Ativa. A iniciativa abarca diversas ações que dão visibilidade e estimulam deslocamentos a pé ou de bicicleta pela cidade. A programação teve o seu início com mais uma etapa da implantação do projeto Caminhos do Brincar, nas regiões dos Amarais e no Novo Flamboyant.
Nesta segunda-feira, dia 11 de agosto, cerca de 80 crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Fernando Alpheo Miguel, na Vila Esperança, participaram de contação de histórias, passeio no entorno da escola, e atividade em que desenharam o que gostariam que houvesse no caminho para a instituição. A atividade foi conduzida por equipes de Educação e de Inovação em Urbanismo e Mobilidade, da Emdec. As visitas continuam durante a semana: na terça (12) e na sexta (15), à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre José Narciso Vieira Ehrenberg; na quarta (13), no CEI Dr. Roberto Telles, ambas no Jardim São Marcos.
Durante o processo de escuta dos alunos, as equipes registram os desejos identificados. Essas sugestões serão avaliadas, durante a criação do projeto, e podem ser incorporadas. O Caminhos do Brincar usa técnicas de urbanismo tático, que conta com soluções de baixo custo e rápida implementação para melhorar o desenho de uma via ou espaço público. Neste caso, pensando principalmente nos trajetos feitos pelas crianças e seus cuidadores.
Além da Emdec, participam do Caminhos do Brincar a Secretaria de Transportes, Primeira Infância Campineira (PIC) e Prefeitura Municipal, em iniciativa da Fundação Feac, com o apoio do WRI Brasil e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). Esta é a expansão do projeto, já implantado no Satélite Íris.
“Esta é uma semana importante para pensarmos coletivamente em políticas públicas que estimulem deslocamentos ativos e sustentáveis, que alcancem campineiros de todas as idades”, explica Débora Damasco, gerente de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec.
Ciclistas também serão contemplados
Para pensar o planejamento da cidade para quem opta pelo pedal, a Emdec promoverá, com o WRI Brasil e a BIGRS, uma oficina técnica de Infraestrutura e Planejamento Cicloviário, voltada a equipes da empresa e de secretarias e autarquias municipais, que trabalham com o desenvolvimento da malha cicloviária.
Além disso, encerrando a Semana da Mobilidade Ativa, será promovido, no Dia do Ciclista (19), um Passeio Ciclístico Noturno, com concentração no Largo do Rosário, às 19h30. Em trajeto de aproximadamente 7 km, os participantes seguirão pelas vias Francisco Glicério, Aquidabã, General Marcondes Salgado; José de Souza Campos (Norte-Sul); e Orosimbo Maia; retornando pela av. Francisco Glicério até finalizarem o percurso no Largo do Rosário.
Realizado pela Emdec e a Secretaria de Transportes (Setransp), o evento é gratuito e conta com o apoio da Sanasa, da Secretaria de Cultura e Turismo e da Guarda Municipal.